ARS INTEGRATA é um projecto aberto assente na criação e fruição artística multidisciplinar, aberto a criadores, investigadores e ao público em geral interessado nas suas diversas áreas, livre de preconceitos de género ou estilísticos. Contamos com a vossa colaboração neste forum. -Para mais informação ver abaixo ou escreva-nos para E-mail: arsintegrata@gmail.com

-

David Zink - Fictitious Sports (c. 2004)

Friday, July 27, 2007

ARS MUSICA (14) : (L)atitudes, Longitudes, aqui tão próximas!

Entre Barcarena e Sines... aspirando à ubiquidade

Lamentando não possuirmos o dom da ubiquidade (por vezes, pensamos que seria útil podermos clonar-nos durante um dia e, depois voltarmos a reunirmo-nos no mesmo corpo e alma).

Neste fim-de-semana, dois festivais prendem a nossa atenção:

- Sete sóis, sete luas, na Fábrica da pólvora, em Barcarena (ver informação detalhada in: http://arsmusica2u.blogspot.com/ , post n.º 5) - nesta 6.ª feira, pelas 22 h actuam os
PARTO DELLE NUVOLE PESANTI (Sul da Itália, Calábria).

- Músicas do Mundo, em Sines (programa completo in http://www.fmm.com.pt/programa/index.htm)

- 6.ª feira, 27 Julho
- 19h30, na Av.ª da Praia - Aronas (Nova Zelândia / Austrália)
- 21h30, no Castelo - Hamilton de Holanda Quinteto (Brasil)
- 23h, no Castelo - World Saxophone Quartet (U.S.A.)
- 00h30, no Castelo - Rachid Taha (Argélia)
- 02h30, na Av.ª da Praia - La Etruria Criminale Banda (Itália)
- Sábado, 28 de Julho
- 19h30, na Av.ª da Praia - Norkst (Bretanha)
- 21h30, no Castelo - Erika Stucky & Roots of Communication (Suiça)
- 23h - K’naan (Somália / Canada)
- 00h30, no Castelo - Gogol Bordello (EUA / Ucrânia)
- 02h30, na Av.ª da Praia - Señor Coconut and his Orchestra


Notre coeur balance, tanto pela programação como pela beleza de ambos os locais... arriscamos uma sugestão de escolha partilhada: 6.ª em Barcarena, Sábado em Sines, mas para quem nunca viu ao vivo o excelente World Saxophone Quartet (em nossa opinião e não só, o melhor quarteto de sopros do mundo), aconselhamos vivamente a não perder...

ARS COQUINARIA (9) : pescada afrodisíaca?


Lombos de pescada no vapor com estufado de vegetais



Da pintora Ana Gonçalves, recolhemos a seguinte receita afro-dionisíaca, et pour cause afrodisíaca (achamos nós, embora dependa da companhia*):



Ingredientes (para 2/3 pessoas):

- 6 lombos médios de pescada sem pele
- 8 cebolas médias
- 6 dentes de alho
- 6 cenouras médias
- azeite q.b.
- vinho branco q. b.
- salsa q.b.
- sal, pimenta preta e caril q.b.


Confecção:

Temperam-se os lombos de pescada com sal grosso. Numa panela de fundo largo, colocam-se as cebolas cortadas às rodelas e os dentes de alho picados. Rega-se com azeite suficiente para cobrir o fundo da panela, tapa-se com a respectiva tampa e deixa-se refogar em lume brando, até a cebola ficar translúcida. Colocam-se os lombos de pescada na panela, temperam-se com pimenta preta e caril e adiciona-se salsa grosseiramente cortada e cenouras cortadas em troços. Borrifa-se com vinho branco. Tapa-se a panela. Prossegue-se a cozedura em lume brando, agitando a panela, de vez em quando, com movimentos circulares, até que as cenouras estejam cozidas, mas firmes.
Acompanha com arroz (agulha ou vaporizado) à crioula (cozido em água e sal, em grande fervura).


Sugestão de acompanhamento líquido:

- vinho branco fresco frutado, ligeiramente acídulo (região de Palmela)


Sugestão de acompanhamento musical:

- Mornas e coladeras de Cabo-Verde (durante a refeição): Amândio Barbosa Ferreira (em especial o seu belissimo último CD: Mandinho : Serenata I, ver em http://www.amandio.net/), Celina Pereira (la magna diva, CD preferido: Força di Cretcheu), Cesária Évora ("la dive aux pieds nus", CD grande escolha: Café Atlântico, ver em http://www.cesaria-evora.com/ ), Ildo Lobo (CD: Nós morna, ver em http://www.ildolobo.com/), Travadinha (CD: Le violon du Cap Vert, ver em http://www.mindelo.info/disco_travadinha.php),…

- Coladeras salseadas (após a refeição, para dançar): Dança ma mi creola (1994) [CD] / Tito Paris (o disco mais electrizante da música cabo-verdiana, fortemente conectado com a salsa latina, de matriz cubana)


N.R.: * Para que as características afrodisíacas desta receita funcionem em pleno é obrigatória a boa companhia e não descurar todo o preceituado, incluindo as referidas sugestões

Bom apetite!

Saturday, July 21, 2007

ARS PHOTOGRAPHICA (5)
"com mãos tudo se faz e se desfaz..."


Não vou a tempo de vos convidar para a inauguração da exposição de fotografia "Mãos", da autoria de Fernando Carvalho, que teve lugar no dia 20 de Julho de 2007, pelas 19 horas, na Biblioteca Municipal de Cascais, em São Domingos de Rana.

Mas, ainda assim, não tenho qualquer dúvida em sugerir uma visita, até 11 de Agosto. Mais: para aqueles que façam o culto da arte de juntar palavras, sugiro mesmo que vão munidos de um bloco de apontamentos, pois encontrarão nesta exposição, seguramente, momentos de inspiração.

O autor, Fernando Carvalho, fez idêntica aventura. Perante o poema de Manuel Alegre, as fotos foram surgindo, num encadeado lógico e coerente, pois "com mãos tudo se faz e se desfaz", haja quem para elas saiba olhar.


Fernando Carvalho, em conversa de amizade, junto a um dos seus trabalhos.
A exposição é constituída por 22 fotografias a "preto e branco", em papel baritado, de 20x30 cm.

Diz-nos o autor:

"- Procuro, nesta exposição, mostrar as mãos em intervenções comuns
- Fazendo, Construindo, Criando.

Não são estas as mãos que desfazem
a tranquilidade, a esperança ou o amor."

A não perder, digo eu.

- Jorge Castro

Friday, July 20, 2007

ARS MUSICA (13): prevemos BOM TEMPO em Mafra...


Requiem à memória de Camões na Basílica de Mafra


Domingo, 22 de Julho, pelas 21h, na Basílica do Convento de Mafra - Requiem, em dó menor, op. 23, "À memória de Camões", de Domingos Bomtempo (1775-1842).

Intérpretes: Elvira Ferreira (soprano), Laryssa Savechenko (contralto), José Manuel Araújo (tenor), Armando Possante (barítono), Coro do Instituto Gregoriano e Orquestra Sinfónica Juvenil, sob a direcção de Christopher Bochmann.

Trata-se de uma rara interpretação desta monumental obra de 1818, pelos largos meios que envolve, pelo que se recomenda: A não perder!

Mais informação em: http://arsmusica2u.blogspot.com/

Entrada Livre

Thursday, July 19, 2007

ARS THEATRALIS (4): Goldoni revisitado...



Goldoni Terminus, em antestreia no Teatro D. Maria II



Dias 19 e 20, pelas 21h30, no Teatro Nacional D. Maria II, é levada à cena em antestreia a peça «Goldoni Terminus», a qual se destina a ser apresentada oficialmente em estreia mundial na próxima Bienal de Veneza (v. http://www.labiennale.org/it/ ), cuja 39.ª edição do Festival Internazionale del Teatro é dedicada ao célebre dramaturgo Carlo Goldoni (1707-1793).

Trata-se de um texto baseado nas «Aventuras de Camila e Arlequim», de Goldoni, revisitado por três autores - Rui Zink, Edoardo Erba e Tena Stivicic - de diferentes nacionalidades, que responderam a um desafio do encenador Toni Cafiero.

O projecto, é uma co-produção internacional com a Croácia, a Sardenha e Portugal, contando com cenografia do conceituado José Manuel Castanheira.

Em palco, além de um conjunto de excelentes actores, maioritariamente italianos, mas incluindo a portuguesa Rita Cruz, estará também o extraordinário guitarrista Darko Jurkovic (cuja técnica só tem paralelo em Stanley Jordan), o que só por si seria um motivo para não perder este espectáculo.

Mais informação em: http://www.teatro-dmaria.pt/Temporada/detalhe.aspx?idc=1062&ids=16

Monday, July 16, 2007

ARS MUSICA (12) : Concerto de despedida...


João Andrade, um violinista com H




Quarta-feira, 18 de Julho, às 18h30, nos jardins da Fundação do Oriente
(R. do Salitre, 66-68, em Lisboa; Metro: Avenida) - Concerto d' Os Violinhos, culminando a presente temporada.



O programa, com obras de Bach, Vivaldi, entre outros, culminará com as Czardas, de Monti, tendo pela última vez como solista João Andrade, que se irá despedir como elemento deste ensemble, deixando aos mais pequenos o "h" intraparole para assumir em pleno um "H" ad Homine, por ter ingressado na Escola Superior de Música de Lisboa, permanecendo doravante apenas como 1.º violino da Orquestra Sinfónica Juvenil (cujo limite de idade são os 30 anos).



Quem viu João Andrade no CCB (com entradas pagas), não quererá perder este concerto, mais a mais com entrada livre, graças ao patrocínio da Fundação Oriente. A quem não viu só podemos recomendar (convém levar lenços, porque o ambiente será de forte emoção).


Sunday, July 15, 2007

ARS CURATOR (5) & ARS POETICA (6) : duas sugestões para o próximo dia 18 de Julho em Cascais



Está prevista para o dia 18, a partir das 18.30 h., no Centro Cultural de Cascais, a apresentação, pelo Professor Marcelo Rebelo de Sousa, do livro Recantos de Cascais, da autoria do Professor José d’Encarnação.

No sábado seguinte, dia 21, das 17 às 19 h., haverá sessão de autógrafos na Feira do Livro, em Cascais.

Trata-se de uma edição da Câmara Municipal de Cascais e de Edições Colibri, que teve o apoio do Jornal da Região, da Sociedade Estoril-Sol e das juntas de freguesia de Carcavelos, Cascais, Estoril, Parede e S. Domingos de Rana.

Para aguçar um pouco a vossa curiosidade, direi apenas que, conforme estamos habituados por parte do seu autor, não deixará de constituir, a par de um cordão encadeado de afectos, um acervo de conhecimentos, referências e curiosidades sobre o concelho de Cascais, as suas gentes

e os seus lugares. A não perder, pois, por todos aqueles que se interessam por estas "pequenas" coisas de que, afinal, nós e o mundo somos feitos.

- cartaz de Alexandre Castro

Noites com Poemas



Após essa apresentação, haverá decerto tempo para participar no encontro de poesia Noites Com Poemas, pelas 22 horas, na Biblioteca Municipal de Cascais, em São Domingos de Rana.

Desta feita, o tema proposto para a sessão é Canto de Cor(es), sugerindo aos participantes a poesia cantabile, colorida e de coração.

Eu lá estarei, contando ou cantando consigo, contigo, convosco.

- Jorge Castro

Friday, July 13, 2007

ARS MUSICA (11) : Cramoliando com caretos...


CRAMOL com Amélia Muge no Palácio Ribamar



- Sábado, 14 de Julho, pelas 21h30, no auditório do Palácio Ribamar, em Algés (em frente do jardim junto à Marginal) - Espectáculo de MPP - música popular portuguesa - com Amélia Muge e o CRAMOL (ver referência no Ars Musica, 4) , juntos e em separado.

O espectáculo contará também com a animação dos famosos Caretos de Podence (cujo primeiro grande divulgador foi há quase 3 décadas o sociólogo e artista-fotógrafo Carlos Dias da Silva, de quem já falámos aqui no Ars Photographica, n.º 2, mormente através de um álbum há muito esgotado, de lindissimos postais que reproduziam fotografias suas).
Acesso livre

ARS COQUINARIA (8) : Britsh Classic Scones

Correspondendo ao nosso pedido, Teresa Guerra aceitou partilhar com o Ars Coquinaria a receita dos seus maravilhosos scones, para que todos possam desfrutar de uma óptima goluseima de muito fácil execução e que, servida com moderação, mesmo que regularmente provada não atenta contra a boa forma física (Ars Corporalis imperatur).

SCONES (receita inglesa)


Ingredientes:

- 375 gr. farinha
- 80 gr. açúcar
- 50 gr. manteiga
- 1 ovo- 2 dl leite
- 1 colher chá sal fino
- 2 colheres de chá de fermento em pó

Preparação:


Mistura-se tudo muito bem com uma colher de pau. Descansa 5 minutos. Com uma colher de sopa dispõem-se montinhos num tabuleiro previamente untado com manteiga e polvilhado com farinha. Dá para 10 scones. Vão ao forno, já quente, mais ao menos 15 m em lume médio (até alourarem).
Depois de feitos, os scones devem ser consumidos ainda quentes com um "barramento" doce a meio. Sugere-se: com manteiga e doce de laranja amarga, marmelade, de preferência!; ou, ainda, com açúcar granulado aspergido com sumo de limão.


Sugestões de acompanhamento líquido:


- preferencialmente: Chá darjeeling (dos Himalaias), de preferência da marca Ridgways (passe a publicidade não encomendada, trata-se do melhor darjeeling que conhecemos, vende-se apenas em lojas/secções "gourmet"). Condição essencial para apreciação deste tipo de chá: beber sem açúcar

- boa alternativa: Chá verde (ainda, se possível, da mesma marca, a beber sem açúcar)

- outros chás sem adição de quaisquer aromas artificiais (estes já suportam, e nalguns casos, até é recomendável o uso de açucar a gosto)
Obs.: o chá poderá levar umas gotinhas de leite depois de estar servido na chávena, à boa maneira inglesa.

Sugestão de acompanhamento musical
(only british music):

- ao pequeno-almoço: ELGAR, Edward (1857-1934) - Pomp and Circumstance, op. 39, marches 1-5 ; Enigma variations, op. 36 ; Cockaigne overture [1 CD] / London Philharmonic Orchestra ; Chicago Symphony Orchestra, dir. Sir Georg Solti. - 1987. - Decca. - (Ovation)

- ao lanche: Fantasia Lindum [1 LP] / Amazing Blondel. - LP Islands, 1971 : CD Edsel, 1993 ; ou England [1 LP] / Amazing Blondel. - LP Islands, 1973 : CD Edsel, 1996 ; ou Englische Musicke [1 CD] / Amazing Blondel. - CD Edsel, 1993

- à ceia: Islands [1 LP] / King Crimson. - LP Islands, 1971 : CD Discipline Us, 2004.

- à sobremesa: BOYCE, William (1711-1779) - 8 Symphonies [1 CD] / The English Concert, dir. Trevor Pinnock. - 1990. - Archiv Produktion

Enjoy!


Fast food yes, but not plastic food!

Tuesday, July 10, 2007

ARS MUSICA (10) : Acordes e Acórdãos


CORELIS no Tribunal da Relação


3.ª feira, dia 10 de Julho, pelas 17h - O prestigiado coro misto CORELIS, dirigido pela maestrina Carmen Rodrigues, irá estar na sala de audiências do Tribunal da Relação (Rua do Arsenal, em Lisboa, junto à Câmara Municipal) em sessão plenária aberta ao público em geral, até ao limite da lotação da sala, para ser julgado em sede própria, por... todo o Meritissimo Público que ali estiver presente e não apenas por um colectivo de doutos juízes seus pares (o Corelis foi fundado por magistrados do Tribunal da Relação de Lisboa, pelo que pretendem convocar para esta sessão os amantes de música em geral para não serem alvo de suspeição por ca(u)sa própria).

Nesta última actuação antes de férias, o CORELIS irá interpretar novas canções, a acrescentar a outras do seu reportório habitual, variando entre polifonias da renascença e do maneirismo europeus, cantares tradicionais portugueses e gospel songs.

É de notar que a edição do seu excelente primeiro CD, intitulado "Acordes e Acórdãos" encontra-se totalmente esgotada, pelo que os fãs aguardam ansiosamente a produção de um novo disco que teima em tardar.

Monday, July 9, 2007

ARS COQUINARIA (7) : 3 Cocktail-Kings of the Night

3 receitas "clássicas" do mais recente colaborador do Ars Coquinaria, Pedro Vaz Gomes, inaugurando a subsecção de cocktails, :



Brandy Alexander's - 2 cl natas, 2 cl brandy e 2 cl creme de cacau escuro
N.R. (sugestão de acompanhamento musical): MOZART, Wolfgang Amadeus - Die zauberflöte [=A flauta mágica] / Evelyn Lear, Roberta Peters, Lisa Otto, Fritz Wunderlich, Dietrch-Fischer Dieskau, etc. ; Berlin Radio Chamber Choir ; Berliner Philharmoniker, dir. Karl Böhm. [ed.] Deutsch Grammophon, ca 1960

Golden Cadillac - 2 cl galliano, 2cl natas e 2 cl creme cacau branco
N.R. (sugestão de acompanhamento musical): GALLIANO, Richard - Gallianissimo! The best of / Richard Galliano (accordion), etc. [ed.] Disques Dreyfus, 2001

White Lady - 3 cl gin; 1,5cl triple sec; 1,5 cl sumo limão
N.R. (sugestão de acompanhamento musical): The MOODY BLUES - "White's in white satin" (Justin Hayward, arr. Peter Knight). In: Days of future passed / The Moody Blues ; The London Festival Orchestra, dir. & arr. Peter Knight. [ed.] Decca, 1967

Experimente, mas não abuse e...



Para seu e nosso bem: «se beber não conduza!»

Friday, July 6, 2007

ARS MUSICA (9) : Sete Sóis, Sete Luas


festival de world music na Fábrica da Pólvora


Como já é hábito, a Fábrica da Pólvora (em Barcarena, junto à Universidade Atlântica) acolhe o Festival Sete Sóis, Sete Luas, no seu bonito (porque não dizê-lo?) auditório ao ar livre, todas as 6.ªs feiras, pelas 22h, até ao final de Agosto.

No Ars Musica (7) anunciámos o concerto inaugural com os Nakaira (da Sicilia), que não desiludiram os espectadores aquecendo com um potpourri klezmeriano uma noite fria como não seria de esperar em pleno Verão. Fornecemos agora o programa completo do Festival, recomendando desde já que não percam o próximo concerto - que se prevê muito divertido - a cargo de um grupo indo-francês que versará o kitsch indiano com a sua pop art de fusão.

A entrada é livre em todos os concertos

29 de Junho - Nakaira (Sicília)

6 de Julho - Olly & The Bollywood (França)

13 de Julho - Musica Nostra (Baleares)20 de Julho - Dounia (Itália)

27 de Julho - Parto delle Nuvole Pesanti (Mediterráneo)

3 de Agosto - Lautari (Sicília)

10 Agosto - Lombarda (Andaluzia)

17 de Agosto - Kumenei (Salento)

24 Agosto - Cefé Aman (Turquia/Grécia)

31 de Agosto - Rogerio Botanz & Puntos Suspensivos (Canárias)

N.R.: A "exposição/instalação" de Oliviero Toscani (Itália), pareceu-nos perfeitamente dispensável, até porque a causa dos "burros" poderia ser bem ilustrada com a prata da casa...

ARS PHOTOGRAPHICA (4) : De Einstein a Luís Carvalhal


Luís Carvalhal - fotógrafo criativo e um dos mentores dos «Equivalentes» (v. http://www.equivalentes.org/ ), e também um dos responsáveis pelos cenários no espectáculo que apresentámos na Culturgest em Janeiro deste ano) expõe agora na FNAC Cascais (até 20 de Setembro), glosando o tema:

Deitar a língua de fora é feio!

«Perversa, chocante, tímida, malcriada, sensual, sedosa, apaixonada, escondida, suja, húmida, útil, a língua é pejorativa, um órgão que raramente se mostra e quando se mostra provoca. Mostra e provoca repulsa, desejo, reprovação, afecto, gozo, contestação, ...
Mostre-se então a língua e provoque-se quem se deixe provocar, coloque-se a língua onde e como apetecer, sem pruridos nem acções deliberadamente desconcertantes, criem-se momentos gráficos nos quais a língua é actriz principal.
»
Luís Carvalhal

Einstein foi o primeiro a mostrar a língua numa fotografia que se tornou um ícone do século XX. Luís Carvalhal alarga a possibilidade de escolha propondo-nos agora todo um conjunto de línguas para o século XXI.


A minha pátria é a minha língua
(Fernando Pessoa dixit)

Deitar a língua de fora é feio! (exposição individual)
FNAC Cascais - de Julho a Setembro 20

Wednesday, July 4, 2007

ARS MUSICA (8) : OSJ no Palácio Foz


Uma noite com a OSJ na Sala dos Espelhos


4 de Julho, pelas 21h30, no Palácio Foz (Praça dos Restauradores, em Lisboa) - A excelente Orquestra Sinfónica Juvenil, dirigida pelo maestro Christopher Bochmann, brinda o publico com mais um concerto a não perder. Entrada livre.

Programa:

Gabriel Fauré (1845-1924) - Pelleas et Mélisande, op. 80 - embora este tema romântico-simbolista - O amor proibido de Pelleas e Melisande, casada com o irmão do primeiro - seja mais conhecido nas criações de Debussy (ópera) e de Sibelius (suite), o opus 80 de Fauré, cuja obra mais destacada será o seu tocante Requiem, é uma obra a ouvir com atenção, pois embora mais curta que as citadas, não é de todo uma obra menor.

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - Concerto para violino n.º 4, em Ré Maior, Kv. 218 (solista: Daniel Bolito) - Dos 5 concertos para violino compostos pelo genial filho do compositor Leopoldo Mozart (1719-1787), este não é dos mais tocados em público (que são normalmente os n.ºs 3 e 5), e essa será uma razão acrescida para assistir a esta prestação do solista e da OSJ

Domenico Dragonetti (1763-1846) - Concerto para contrabaixo, em Lá Maior, Kv. 218 (solista : Luísa Marcelino) - compositor hoje esquecido do grande público e até de muitos musicólogos, mas não dos contrabaixistas que têm aqui uma das raras oportunidades de demonstrar as potencialidades do seu instrumento acima do tutti da orquestra

Gabriel Fauré - Elegia, Op. 24, para violoncelo e orquestra
(solista: Ricardo Mota) - Fauré convida ao silêncio absoluto para nos revelar uma obra de grande beleza intimista

Giovanni Battista Viotti (1755-1824) - Concerto para violino, n.º 22, em lá menor (solista: Hugo Bastos) - concerto exigente de um compositor violinista virtuoso, hoje mal amado mas incontornável para os profissionais da Arte dell'Arco

Tuesday, July 3, 2007

ARS COQUINARIA (6) : Lombos de salmão...


Por deferência da nossa blogfriend Maria Clara Assunção, uma receita inspirada pelos "Banquetes de Platão" (Eça dixit):


LOMBOS DE SALMÃO COM MOLHO DE MOSTARDA E MOZZARELLA NO FORNO

Ingredientes:
Lombos de salmão (1 por pessoa)
Queijo Mozzarella fresco fatiado (1 fatia por pessoa)
Molho sueco para salmão (à venda nas lojas especializadas) ou mostarda em creme
Azeite q.b.
Sal q.b.
Sumo de limão q.b.
Ervas finas q.b.

Preparação:
Põe-se o forno a aquecer.
Num pirex dispõem-se os lombos de salmão, sem se sobreporem. Regam-se com sumo de limão, um fio de azeite e uma pitada de sal. Barram-se como molho sueco para salmão (ou mostarda).
Coloca-se uma fatia de mozzarella sobre cada lombo. Salpica-se de ervas finas.
Tapa-se o pirex com folha de alumínio e leva-se ao forno a 200ºC durante 30/35 minutos (dependendo da grossura dos lombos).
Acompanha com puré de batata.
Fica um prato muito bonito e com um certo ar "gourmet"

Obs.: O molho sueco para salmão é um molho adocicado à base de mostarda (em creme) e endro fresco. Vende-se na IKEA (passe a publicidade, que não me pagam para isso). O queijo tem de ser mozzarella fresco; já experimentei com queijo fresco vulgar e não resulta porque não derrete
receita original de mca, previamente publicada em: http://abibliotecadejacinto.blogspot.com/2006/12/banquetes-de-plato.html

N.R.: ARS INTEGRATA e ARS COQUINARIA desejam um auspicioso futuro aos «Banquetes de Platão»! e esperam ansiosamente por outras receitas de mca

Tuesday, June 26, 2007

ARS MUSICA (7) Musicando alternativas...


Escolhas difíceis em Lisboa e arredores

Concertos a pagar
, mas a não perder (caso a bolsa o permita):

- Hoje, dia 26 de Junho, pelas 21h30m, na Culturgest (Lisboa, junto ao Campo Pequeno) - MÁRIO LAGINHA TRIO, ou discriminando Mário Laginha (piano), Alexandre Frazão (bateria) e Bernardo Moreira (bateria), apresentam o seu novo albúm "Espaços". Estão todos apresentados por cá, mas nunca nos cansamos de rever músicos portugueses desta craveira. (ver pormenores em http://arsmusica2u.blogspot.com/ )
Preço: 15 Euros (Jovens até aos 30 anos: 5 Euros)

- Dias 5 e 6 de Julho, pelas 21h, no Teatro de S. Luís (Lisboa) - O alaúdista libanês RABIH ABOU-KHALIL com os seus músicos Jarrod Cagwin, Michel Godard, Luciano Biondini, a que se juntam os portugueses Ricardo Ribeiro e Tânia Oleiro. Músico virtuoso e compositor de grande sensibilidade que normalmente interliga dois territórios aparentemente distanciados mas tão próximos como a música árabe tradicional e o jazz, e que desta vez convoca também o fado.
(mais informação em http://arsmusica2u.blogspot.com/ )


Concertos com entrada livre
:

- De 28 a 30 de Junho, pelas 22h, junto à Torre de Belém (Lisboa) - ÁFRICA FESTIVAL 2007. Com alguns dos maiores expoentes musicais do continente africano

5.ª feira, 28 – MAYRA ANDRADE (Cabo Verde) / MUSICIANS OF THE NILE (Egipto)
6.ª feira, 29 – PAULO FLORES (Angola) / BASSEKOU KOUYATÉ & NGONI BA (Mali)
Sábado, 30 – SALLY NYOLO (Camarões) / BAABA MAAL (Senegal)

- 6.ª feira, dia 29 de Junho, pelas 22h, na Fábrica da Pólvora (Barcarena) - NAKAIRA (Sicília) - Concerto no âmbito do Festival Sete Luas, Sete Sóis

- 4.ª feira, 4 de Julho, pelas 21h30, no Palácio Foz (Lisboa, na Praça dos Restauradores) - Concerto com a OSJ - Orquestra Sinfónica Juvenil, dirigida pelo maestro Christopher Bochmann

Monday, June 25, 2007

ARS PICTORICA (2)


Duas exposições em foco



1. A mais falada: Colecção Berardo no CCB


O polémico (a polémica tornou-se um quase indispensável instrumento de marketing, e só por si contribui decisivamente para publicitar gratuitamente o produto) Museu /Colecção Berardo abre hoje, 2.ª feira, 25 de Junho de 2007, as suas portas ao público.


É arte meus senhores, é entrar é entrar senhorias

a arte nobilita

a arte faz curvar ministros (curvatura do círculo?)

a arte lava mais branco

(se não acreditam, leiam a "lei do combate ao branqueamento de capitais", e consultem as sentenças dos tribunais ; não consta que alguém tenha sido condenado por tráfico de obras de arte)

com ou sem o beneplácito dos poderes públicos, a colecção Champalimaud pode ser livremente leiloada pela Christie's em Londres... mas quem berardear piamente terá direito a 3 meses de indulgências

atenção "colunáveis" podeis ser ignorantes mas "não podeis ignorar" (Padre Fanhais dixit), ninguém que se preze poderá deixar de ir lá

será arte será gente? "Gente não é certamente" (Augusto Gil dixit)...

A feira das vaidades será o preço a pagar... mas os verdadeiros amantes de arte também irão inevitavelmente chocar com as intermináveis filas (os mais avisados poderão sempre optar por ir apreciar a arte noutras paragens menos concorridas).

Estar in ou estar out eis a questão (Shakespeare teria pensado neste dilema dos nossos dias?).


Hoje à noite haverá fogo de artifício (será que alguém se lembrou da música para os Royal Fireworks de Händel, ou até da mais modesta composição - republicanos Fireworks apenas, sem o Royal - de Igor Stravinsky, mas em qualquer dos casos celebrativa da suprema arte do fogo/luz que no século das luzes - ou, melhor, o das luminárias - chegou a estar vedada aos simples mortais, que não ao absoluto soberano).


Dando voz à "concorrência" institucional:


«Pedro Lapa, director do Museu Nacional de Arte Contemporânea, considera que em Portugal não há nenhuma colecção como a do comendador madeirense no que toca ao período entre 1920 e 1970. No entanto, a colecção, que ocupará o antigo centro de exposições do Centro Cultural de Belém (CCB), "não tem - assinalou - núcleos aprofundadados". "Tem uma boa obra de cada artista, mas não chega a ter uma identidade própria continuada", referiu Pedro Lapa (...) manifestou-se ainda "apreensivo" pelo facto de o Estado destinar por ano meio milhão de euros para a compra de obras de arte para uma colecção privada, numa altura em que o Museu do Chiado, que integra o Instituto de Museus e Conservação, não tem verbas para a aquisição de arte. Quanto à escolha do CCB, o responsável opinou que "a opção assumida não é a mais adequada", já que devia "construir um museu internacional de arte contemporânea, com um programa coerente e bem estruturado". "Para serem de referência internacional, deviam fazer-se colecções contemporâneas para o futuro, senão serão sempre de segundo plano", vaticinou.» (in http://www.rtp.pt/index.php?article=287721&visual=16 )


Dizer que para esta exposição se esperam mais de 400 mil visitantes/ano (compreendendo turistas e aqueles que não deixarão de lá ir mais do que uma vez), pode parecer muito mas significa que esta vai passar ao lado da maioria dos portugueses (estimados em cerca de 12 milhões de residentes em Portugal), resta saber se terá ou não impacto significativo no turismo e na promoção internacional do país.

Relativamente ao seu conteúdo contamos podermos pronunciar-nos (nós e/ou outros amigos que o queiram fazer) logo que possível (temos horror a filas intermináveis, por isso não é certo que seja para breve, mas...)



----------------



A mais urgente: ALTERNATIVA ZERO na Fundação Arpad-Szenes/Vieira da Silva


A Alternativa foi uma bem sucedida forma promocional que se pretendeu "provocatória" de afirmação pública de um conjunto de artistas novos e outros menos novos (sob a batuta do "maestro" Ernesto de Sousa, v. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ernesto_de_Sousa) que nos idos anos 70 do século passado, mais concretamente no épico período revolucionário pós-25 de Abril se juntaram em jeito de manifesto para alcançar a notoriedade e, por arrastamento, a imortalidade.

O Zero é o Nada que é Tudo, e por isso as tendências foram as mais variadas e porventura até contraditórias (figurativo versus abstracto, profusionismo versus minimalismo, mas todos em clara afirmação de ruptura com a arte oficial da recém-derrubada ditadura, incluindo os decanos contemporâneos dessa construção híbrida (por vezes labiríntica) que junta, como sucedera já no período barroco, forma plástica e arte poética de vanguarda, dita poesia visual experimental, como Ana Hatherly e Melo e Castro). Estes e outros irão lá estar, e também o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (cujo fundador Jorge Peixinho, também ele presente na Alternativa Zero, já habita o panteão dos deuses). Apressem-se, pois, aqueles que quiserem ver alguns dos hercúleos semideuses que ainda permanecem entre nós e estão, ainda, dispostos a aturarem-nos.

Os iconoclastas de então (est)(s)ão hoje artistas quase todos institucion(ais)(lizados), mas não deixa de ser curioso que o comissário da presente evocação seja um professor da... Universidade Católica!!! Parabéns, então, a Paulo do Vale e à Universidade Católica! Assim como a Isabel Alves, viúva de José Ernesto de Sousa (1921-1988), arquitrave-mestra de inúmeras inicativas e incansável defensora do património artístico contemporâneo (onde tantos com maiores obrigações falham), que preservou e disponibilizou "a sua memória, fotografias e filmes inéditos sobre a própria exposição e o seu organizador".

Fundação Árpád Szenes/Vieira da Silva
Praça das Amoreiras, 56/58 - 1250-020 Lisboa
tel: 21 388 00 44 /53
e-mail: fasvs@fasvs.pt
website: http://www.fasvs.pt/
Horário (geral): seg-sáb: 11h00-19h00 ; dom: 10h00-18h00


Haverá alternativa para a ZERO?

Programa
:

5.ª feira, 28 Junho – A ARTE EM FESTA
18h – Inauguração
19h – Que alternativa? a importância da AZ / Delfim Sardo e artistas que participaram na Alternativa Zero

6.ª feira, 29 Junho – A PRÓ-VOCAÇÃO DO ZERO
18h – Panorama 77 / Emília Tavares
Alternativa Zero – Que zero? / Ernesto Melo e Castro
Dos anos 70 aos 80: continuidades e rupturas / Luís Serpa

Sábado, 30 de Junho – ERNESTO DE SOUSA: O DETONADOR
16h30m – O Operador Estético / Margarida Medeiros (artista), Ricardo Nicolau (crítico), Nuno Faria (curador)
Intervalo
18h30m – Ernesto, o ornintorrinco honesto.
Mantras e polípticos - uma pedagogia? / Pedro Proença
Bolsa Ernesto de Sousa: 15 anos / Luís Silva e Emanuel Dimas Pimenta
Intervalo
20h30 – Performance Jardim das Amoreiras / Adriana Sá e André Gonçalves (ex-bolseiros Bolsa ES)

Alternativa - 0
Haverá - 1

Qual?

Abaixo à fome cultural, venha a fartura!!!

Friday, June 22, 2007

ARS THEATRALIS (3)


De Margarida Silva para o Ars Integrata:

Dia 22 de Junho 2007 às 21h00 – no Instituto Franco-Português (Av. Luís Bívar, 91 – Lisboa ; metro: Saldanha)

Les règles du savoir vivre dans la société moderne / de Jean-Luc Lagarce

Com Mireille Herbstmeyer ; Encenação de François Berreur
(espectáculo em língua francesa legendado em português)


«No ano em que se assinala o cinquentenário do dramaturgo e encenador francês Jean-Luc Lagarce (1957-1995), o Instituto Franco- Português e os Artistas Unidos juntam-se a essas comemorações com encontros, exposição de fotografias e teatro.
No dia 22 de Junho dá-se início à mini-temporada dos Artistas Unidos no IFP com a inauguração às 18h00 da exposição de fotografias de Jorge Gonçalves e, com o apoio da Culturesfrance, a apresentação de um espectáculo único com encenação de François Berreur e interpretação de Mireille Herbstmeyer. Trata-se de Les règles du savoir vivre dans la société moderne um belíssimo texto de Jean-Luc Lagarce, o primeiro a ser editado por Les Solitaires Intempestifs, companhia dirigida por François Berreur - que foi assistente de Jean-Luc Lagarce – com um trabalho importante na edição de textos teatrais contemporâneos.
Um one-woman-show magistral e hilariante que pontua um texto que, com uma “fina crueza, uma profunda lucidez e uma enorme graça”, nos fala das regras, dos ritos sociais, dos códigos e das etiquetas que o homem foi criando ou estabelecendo para ultrapassar as “coisas da vida”.
“Uma conferencista explica a vida, as coisas, as coisas da vida. E, ao tentar regular a nossa existência, acaba por fechá-la em códigos que, hoje em dia, nos fazem sorrir, mesmo quando podemos ainda reconhecê-los ou até neles encontrar conselhos preciosos. Mas o corpo tem razões que a razão desconhece e não se satisfaz com os códigos. Há a solução de fuga no imaginário e de sonhar em acordo perfeito com os princípios, mas, uma vez despertos dos sonhos, temos de defrontar o real, deixar passar a natureza interior, esse animal incontrolável que só deixa falar o coração. Nem sempre conseguimos ser como deve ser, nem sempre nos conseguimos comportar bem, teremos sempre medo.” François Berreur

Actriz de teatro e cinema, desde 1980, Mireille Herbstmeyer foi co-fundadora com Jean-Luc Lagarce da companhia profissional «Théâtre de la Roulotte».

François Berreur encontrou Mireille Herbstmeyer e Jean-Luc Lagarce durante um estágio de práticas teatrais. Aproximou-se então da Companhia que Herbstmeyer e Lagarce tinham criado, o Théâtre de la Roulotte” e abraçou com eles o sonho de a profissionalizar. Com o passar dos anos F. Berreur tornou-se o mais próximo colaborador artístico de Lagarce. Em 1981 fundou com ele as edições lLes Solitaires Intempestifs que hoje dirige. François Berreur é também o reponsável pelo sítio theatre-contemporain.net (dedicado a todos os autores franceses e estrangeiros) com um número de visitantes semelhante ao do Beaubourg.

Jean-Luc Lagarce nasceu a 14 de Fevereiro de 1957. Autor, encenador e co-fundador do Théâtre de la Roulotte com Mireille Herbstmeyer e François Berreur, e posteriormente das edições Les Solitaires Intempestifs, morreu a 30 de Setembro de 1995 durante os ensaios de Lulu no Athénée Théâtre. »

Preço dos bilhetes: 10€ e 5€ (estudantes e maiores de 65 anos)
À venda no IFP no próprio dia a partir das 17h00
Reservas: 96 196 02 81

Thursday, June 21, 2007

ARS THEATRALIS (2) & ARS POETICA (5) : Auto das Danações

Nos próximos dias 23 e 24 de Junho, promovido pelo blog A Funda São, terá lugar, em Caria e arredores, o VII Encontra-A-Funda, saudável desvario iconoclasta, do qual muito me apraz participar.

A sua mentora, a inefável São Rosas, lançou-me, há uns meses atrás, um desafio que consistia em produzir um Auto, à moda de Gil Vicente, mas com a envolvência de personagens da "pós-modernidade".

Daí nasceu o "Auto das Danações", a minha obra mais recente, uma vez mais contando com a alegre e interessada edição da Apenas Livros, Lda., que acedeu, até, ao despautério de alinhar numa edição especial para os participantes naquele Encontro. A tanto chegou o espírito de colaboração...


Esta obra, que conta com o apoio, para o lançamento, do próprio Gil Vicente - o que não menos me apraz - irá ser conduzida em braços até à cena, na Quinta do Panasco (!?...), lá por Caria, pela reputada e inconcebível Tuna Meliches, da qual estou em condições de poder assegurar que sempre se pode esperar o pior.

Não posso deixar de aconselhar, pelo menos, uma vista de olhos pela programação do evento, através do link acima, garantindo que esta vida são dois dias (ou três, no máximo...), que convém aproveitar.

Permitam-me, então, que vos anuncie o prefácio da obra:

"Versalhada em um acto, que o tempo não está para desperdícios que não atem nem desatem.


Tendo Gil Vicente como fonte cristalina, fresca e exemplar nessa arte de bem zurzir quem o mereça, apreciando de viés o que o mundo nos mostra e tentando entrever o que ele nos esconde, assim foi concebido este Auto.

Será Auto de notícia que, se a vossa benevolência o permitir, ficará para o porvir como retrato a preto e branco, não revelado, isto é, em negativo, deste nosso tempo.

Não é todo o mundo – ou até tão só todo este nosso aprazível recanto - feito destas graças e desgraças. Mas muito dele é assim feito, por defeito, por acaso ou por conveniências. De qualquer modo, os retratos foram tirados a personagens da nossa praça, envoltos num caldo de cultura que, também esse, tem tonalidades muito nossas e entranhadas.

Há, como se presume, na massa do ilustre sangue lusitano, alguma valentia sorna, contraposta aos brandos costumes – que tanta vez escondem a hipócrita ou cínica violência - que nos moldam e por quem nos deixamos moldar e que, misturados no cadinho da vida, motivam esta tão peculiar forma de estar, sem paralelo mundial – pelo menos, tanto quanto diviso daqui da minha rua…

- Jorge Castro
Abril de 2007"

Nota - Se algum contacto for necessário, por favor, utilizem o email jc.orca@gmail.com

ARS COQUINARIA (5) : Lombo com menta


Da nossa amiga Kitó, recebemos uma suculenta receita:



LOMBO COM MENTA (para 6 pessoas)



Ingredientes:
1 peça carne de porco para assar (com ou sem osso)
8 dentes de alho
1 ramo hortelã pimenta (médio-grande)
8 maças reinetas

Preparação:
Triturar os dentes de alho com as folhas de menta (na picadora ou almofariz). Temperar de véspera a carne com esta mistura e juntar sal grosso a gosto.
Antes de ir ao lume deixar a carne fora do refrigerador pelo menos durante meia hora.
Regar com azeite e ir ao forno; a meio da cozedura juntar as maçãs reineta descascadas em cubos grandes.
O momento de introdução das maçãs no formo depende do pretendido: maçã ainda rijinha ou desfeita; em puré é francamente superior pois o ácido da maçã combina mais profundamente com a menta.

Bom apetite!

ARS MUSICA (6) : Concerto de Solstício


OS VIOLINHOS



Os Violinhos durante a sua digressão em Itália ( 2004)



A orquestra de cordas Os Violinhos (direcção musícal de Filipa Poejo) que, além das suas inúmeras prestações em Portugal, tem vindo a realizar tournées regulares no estrangeiro (Estados Unidos da América e diversos países europeus), volta a actuar em destacados palcos lusitanos, deslumbrando o público com o brilho jovial das suas interpretações, a provar que o elevado nível musical não é incompatível com a baixa faixa etária dos seus elementos.

- Hoje, 5.ª feira, dia 21 de Junho, pelas 21h na Sociedade de Geografia (R. das Portas de Santo Antão, n.º 100, em Lisboa, ao lado do Coliseu) - Concerto de Solstício de Verão (inclui palestra sobre o tema). Entrada livre

- Sábado, dia 23 de Junho, pelas 19h, no auditório ao ar livre da Culturgest (Edifício sede da Caixa Geral de Depósitos (R. Arco do Cego, junto ao Campo Pequeno, em Lisboa). Entrada livre

Programa (idêntico em ambos os concertos):
Polish Dance / E. Severn (1840-1918)
Dança Húngara Nº1 em Sol menor / J. Brahms (1833-1897)
Sonata em Ré menor : Giga / F. Veracini (1690-1750)
Salut d’Amour / E. Elgar (1857-1934)Allegro / J.H. Fiocco (1703-1741)
Concerto em Ré Menor para 2 violinos e orquestra, BWV 1043 : Vivace / J. S. Bach (1685-1750)
Concerto em Lá Menor para 2 violinos e orquestra, Op.3 nº8 : Allegro / A. Vivaldi (1678-1741)
Sonata nº3 in F Major : Allegro / G. F. Haendel (1685-1759)
Gavotte / J. B. Lully (1632-1687)
Música no Coração / R. Rodgers (1902-1979)
Over the Rainbow / H. Arlen (1905-1986)
Czardas / V. Monti (1868-1922) - solista: João Andrade

Monday, June 18, 2007

ARS POETICA (4) - Torgando...


«Noite com Poemas»: Torga, pois is pelas montanhas....


4.ª feira, dia 20, pelas 22 horas, na Biblioteca Municipal de Cascais, em São Domingos de Rana, Jorge Castro ('Ars Integrata) irá oferecer-nos mais uma «Noite com Poemas», desta vez dedicada à poesia de Miguel Torga, poeta dual, do amor e da angústia interior ferozmente individual (e não o serão todos os poetas?), mas também da revolta social e do hino à liberdade. Ah! Ainda haverá por aí alguém que saiba que por vezes também se assumia como o médico Adolfo Correia da Rocha (1907-1905), mas não digam nada, porque ele não queria que se soubesse...

De "Apelo":
(...)


Porque não vens agora, que te quero
E adias esta urgencia?
Prometes-me o futuro e eu desespero
O futuro é o disfarce da impotência....
Hoje, aqui, já, neste momento,
Ou nunca mais.
A sombra do alento é o desalento
O desejo o imite dos mortais.

Friday, June 15, 2007

ARS COQUINARIA (4)


Sobremesa secreta

De um novo amigo do Ars Integrata, José Alexandre E., recebemos uma receita exclusiva para os nossos leitores. Transcrevendo:

«Gostaria de enviar a todos os nosos amigos uma sobremesa secreta que aprendi há já algum tempo. Depois de ter pensado e repensado e chegado o momento de a revelar, sei que esta vai alterar a vida de muitas pessoas a vários níveis se bem utilizada.

Porquê ?

1º Porque é económica
2º Porque é ultra rápida ( eu sei.., eu disse ultra rápida - 10 a 15 m para os menos exprerientes)
3º Porque é muito fácil de executar
4º Porque vão chorar por mais
5º Porque sobretudo até o meu irmão a comeu e chorou por mais.... e chorou...chorou...chor...
6º É um sucesso garantido em todos os sítios onde passei.

Estas são as 6 das 7 razões para o seu segredo. A última e principal razão desta receita ser um segredo é devido ao facto de eu não conseguir explicar o inexplicável, que só pode ser obtido através de uma reacção de quem atrever-se a executá-la .
É por isso que fico a aguardar por um feedback pela 7ª razão, de quem tiver a coragem de a por em prática.

P.S. Estou neste momento no final de uma pesquisa de uma outra receita que vem de um continente com frutas tropicais. Espero ter notícias em breve.


Ingredientes:

- 4 unid. - Folhas de gelatina (se forem folhas finas finas coloque o dobro)
- 1 Lt - Leite condensado
- 1 pct - Bolacha maria triturada
- 2 pct - Natas p/ bater

Preparação:
Colocar em banho-maria o leite condensado (tacho com água e outro mais pequeno colocado no seu interior com o leite consensado). Importante: deve ir mexendo sempre o leite condensado para que não queime.
Colocar a gelatina de molho (qualquer coisa onde ela possa ficar submersa em água).
Triturar a bolacha maria (pode ser num robot ou então à mão desde que fique moída) e colocá-la num fundo de uma forma com altura razoável para que caiba lá o creme.
Bater as natas até elas ficarem consistentes. (se fosse bater claras eu diria até ficarem em castelo).
Ao fim de 10 m a 15 m colocar a gelatina espremida e voltar a mexer até ela desaparecer.
Retirar do lume e deixar arrefecer o mais possível (para ser mais rápido o arrefecimento pode colocar o tacho do leite condensado dentro de um recipiente com gelo).
Depois de arrefecido envolver as natas (envolver = mexer muito lentamente) para que não perca a sua consistência no leite condensado.
Colocar o creme na forma e em seguida no frigorífico até que ela fique presa.
Espere o momento certo, desenforme para uma travessa e obtenha os resultados desejados.

Convém que não a experimente sozinho.»

Thursday, June 14, 2007

ARS PICTORICA (1)

BandPor (2001) / Pedro Zink


50 ANOS DE ARTE PORTUGUESA na F.C.G.

No âmbito das comemorações do seu 50.º aniversário, a Fundação Calouste Gulbenkian achou e bem (aplausos!) realizar uma exposição retrospectiva da arte portuguesa que tem vindo a beneficiar do seu apoio, o que, obviamente, não é o mesmo que falar de "50 anos de arte portuguesa" título-chavão mas que não é certamente chave da arte portuguesa das 5 últimas décadas, a não ser de uma porta mais pequena daquela que pretende anunciar, já que apenas se trata efectivamente de uma "selecção de centena e meia de obras da colecção do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão escolhidas em articulação com a documentação existente sobre os artistas apoiados, em subsídios e bolsas, pela Fundação desde 1957 até à actualidade" (cf. http://www.gulbenkian.org/exposicoes.asp ).


Com efeito, faltam alguns nomes essenciais (conhecidos do grande público ou não), porquanto o(a)s "olheiros" (expressão que pedimos emprestada à gíria futebolista) da Fundação Gulbenkian, por vezes, anda(ra)m distraído(a)s, mas mesmo assim vale a pena dar lá uma saltada para revisitar os consagrados e espreitar outros que não tanto (o que não se traduz em juízo de valor) .

Transcrevendo:

«"50 ANOS DE ARTE PORTUGUESA. Exposições. De 06/06/2007 a 09/09/2007 . Terça, quarta e domingo: 10h00 - 18h00 quinta, sexta e sábado: 10h00 às 22h00. Salas de exposições temporárias no piso 0 e 01 da Sede.
Esta exposição de arte portuguesa, que integra o programa das Comemorações do Cinquentenário da Fundação Calouste Gulbenkian, é uma iniciativa conjunta do Serviço de Belas-Artes e do Centro de Arte Moderna, com curadoria de Raquel Henriques da Silva, em colaboração com as curadoras-adjuntas Ana Filipa Candeias e Ana Ruivo.
A exposição apresenta uma selecção de centena e meia de obras da colecção do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão escolhidas em articulação com a documentação existente sobre os artistas apoiados, em subsídios e bolsas, pela Fundação desde 1957 até à actualidade. Este cruzamento, colecção e arquivo, permite que as obras de arte possuam um lastro significante, vindo da voz dos seus próprios criadores, através dos seus relatórios de trabalho.
Deste modo, 50 anos de arte portuguesa pretende ser uma peculiar celebração: a de um intenso convívio entre uma instituição e largas dezenas de artistas – conjunto vasto de autores com elevado reconhecimento na História de Arte Portuguesa – que envolve apreço, mútua dádiva, estabelecimento de novas prioridades e algumas provocações.
Visitas para grupos organizados mediante marcação prévia – tel. 217823620 (marcações 2ª a 6ª das 15:00 às 17:00) Idiomas: português, inglês, francês e alemão»

cf. http://www.gulbenkian.pt/agenda_detalhe.asp?ID=1060&calendario=yes&day=14&month=06&year=2007


Ars Integrata irá lá estar no domingo, dia 17, pelas 11h (a visita começa às 12h, mas não queremos arriscar uma "lotação esgotada"), para assistir à visita guiada por Ana Gonçalves, que apenas conhecemos como jovem pintora muito promissora (mas sobre a qual ouvimos dizer que é uma perfeccionista em tudo quanto se empenha). No final seguiremos para um restaurante das proximidades (no topo do Parque Eduardo VII, vista para o lago), onde faremos um balanço do que "vimos, ouvimos e lemos / não podemos ignorar..." (Padre Francisco Fanhais dixit)

----------------

n.b.: qualquer semelhança entre a obra de Pedro Zink, então com 8 anos, acima reproduzida (print. 2001) e o cartaz da F.C.G. para assinalar a exposição será pura coincidência, mas gostaríamos de saber... qual preferem?
----------------

p.s.
: pouco antes do 25 de Abril de 1974, João Zink (o "Jimi", lembram-se?) teve a polícia no seu encalço (valeu-lhe na ocasião o amigo/líder da claque de apoio, "TóPê" e o seu grupo de motards, o que não impediria a sua posterior prisão pela PIDE), por se ter permitido tocar em concerto público uma variação do hino nacional com pedal de wah-wah (alla Hendrix), hoje é uma poderosa instituição que promove uma variação em torno desse outro símbolo nacional: a bandeira. Será esta a prova definitiva de que vivemos em democracia?

Tuesday, June 12, 2007

ARS MUSICA (5)

No âmbito das Festas do Concelho de Oeiras, Ars Integrata recomenda dois concertos com entrada livre:

CORVOS

- Dia 12 (hoje, 3.ª feira), às 22h, no Palco do Jardim Municipal de Oeiras (entrada sob a ponte, junto à estação de comboios), actuam Os Corvos (rock com violinos eléctricos)
Os Corvos são uma banda original de músicos portugueses com excelente produção exportável (à att. do Sr. Ministro da Economia e da Inovação), que partindo de uma base primária mas estruturante do hard rock (muito sob o signo da música dos Doors) e do rock "gótico" (dos Black Sabbath e derivados, incluindo o vestuário de culto), combinam elementos da música clássica, da tradição popular portuguesa e das música céltica (celtiberos?) e zíngara (de acento húngaro), com um cheirinho a Jimi Hendrix. Diabolus in musica?

----------------

BERNARDO SASSETTI & MÁRIO LAGINHA

- Dia 16 (6.ª feira), às 22h, na Casa da Pesca (anexo aos Jardins do Marquês de Pombal, junto à Estação Agronómica, perto da Estação e do Centro de Saúde) - Bernardo Sassetti & Mário Laginha, a 2 pianos.
Bernardo Sassetti e Mário Laginha são seguramente dois dos melhores pianistas de jazz em Portugal. O último, também internacionalmente conhecido pela sua parceria com a cantora Maria João, é inclusive na nossa opinião um dos melhores compositores deste país (aconselhamos os descrentes a ouvir, entre outras, a sua obra sinfónica Lobos, raposas e coiotes). O primeiro, mais jovem, tem por enquanto composto num âmbito mais modesto, ainda que muito interessante e que já deixa revelar um enorme potencial.
São ambos bastante experientes e criativos, qualquer deles com vasta discografia e inclusivé tendo já gravado juntos dois excelentes CD's ("Mario Laginha/Bernardo Sassetti" e "Grândolas"), pelo que se espera uma grande noite de frutuoso diálogo musical num cenário lindissimo como é o da pombalina Casa da Pesca. Espera-se grande afluência, pelo que convirá chegar cedo.

Friday, June 8, 2007

ARS LITTERATUR (3)


De Rui Zink, um "novissimo" livro a juntar ao seu último romance "A Espera" (ver Ars literatur, nr. 2) . Intitulado significativamente "Luto pela felicidade dos portugueses", e feito de uma recolha de crónicas e pequenos contos publicados na imprensa periódica (prinicipalmente na Revista Saúde), este tem a vantagem de ser uma "oferta" do último número da revista Sábado (ver http://66.102.9.104/search?q=cache:ut-XxOHwc4EJ:www.sabado.xl.pt/+%22S%C3%A1bado%22+rui+Zink&hl=pt-PT&ct=clnk&cd=1&gl=pt ). Tentem encomendá-lo no vosso jornaleiro habitual ou directamente aos escritórios da revista (sendo uma edição limitada terá certamente no futuro um valor bibliográfico interessante).

ARS COQUINARIA (3)



Para este fim-de-semana algo nublado mas de intensa actividade cultural e pleno de festividades municipais, uma receita simples e rápida criada por David Z. - cujo lema gastronómico quando não se dispõe de muito tempo para uma confecção mais elaborada e nem para degustação mais prolongada, assenta no princípio fast food, sim, mas não plástic food (i.e. comida de "plástico")neste caso inspirada nas restaurações italiana e nórdica, mas com um toque lusitano:


linguine allo iogurt con salmone


Ingredientes:
- 1 embalagem de Linguine* de 500 gramas (para 4 pessoas)
- 1 e meia a 2 embalagens de salmão fumado de 200 gr.
- azeite com acidez máx. 0,7.º (q.b.)
- 2/3 cebolas trituradas (em papa) com a varinha mágica
- Sal marinho (q.b.)
- água (q.b., ca. 4 a 6 canecas médias)
- oregãos (q.b.)
- 2/3 yogurtes naturais (de preferência bifidus)
- vinagre de vinho branco ou de maçã (q.b.)

Confecção
:
1.º - Trituram-se as cebolas com uma picadora eléctrica (ou varinha mágica, etc.) até ficar tudo desfeito numa espécie de papa (creme de cebola).
2.º Deita-se o creme de cebola numa panela, cobre-se com um pouco de azeite, deita-se sal marinho a gosto (mas sem exagerar) , polvilha-se com oregãos e leva-se ao lume, mexendo de vez em quando até "alourar", sem deixar ferver.
3.º - Deita-se a água (em quantidade suficiente para cozer o esparguete - cerca do dobro em volume -, mas não demasiada) , deixa-se ferver e em seguida, após baixar o lume, coloca-se a massa linguini (é uma massa extra fina de cozedura muito rápida - máx. 5 m - mas pode ser substituída por spaguettini nr.3, ou até pelo esparguete tradicional, só que não fica tão bom e leva mais tempo), vertem-se os iogurtes e salpica-se com o vinagre (o equivalente a 1 ou 2 colheres de café), mexendo tudo até ficar homogéneo e tapando a panela de seguida. Deixa-se cozer em lume brando.
4.º Passados os 5 m (7m para o spaguettini e 15 a 20m para o esparguete), retira-se do lume, volta-se a mexer e escorre-se o excesso de água se for o caso.
5.º Num prato (ou em dois pratos) dispõem-se os filetes de salmão fumado, podendo decorar-se com salsa
6.º Serve-se primeiro a pasta (massa), e deixa-se às/aos convidad(a)(o)s a possibilidade de retirarem a gosto os filetes de salmão, os quais se colocam sobre a massa.

* Linguine (v.
http://it.wikipedia.org/wiki/Linguine), mas tb. se pode dizer linguini (cf. http://en.wikipedia.org/wiki/Linguine)

Complemento líquido:
- vinho branco fresco
- em alternativa: chá verde ou água mineral sem gás

fast food, yes, but not plastic food!

Enjoy it...

Monday, June 4, 2007

ARS PHOTOGRAPHICA (3)

Convite


De Francisco Feio (prestigiado esteta e cultor da fotografia como meio de expressão artística, um dos responsáveis pelos cenários no espectáculo que apresentámos na Culturgest em Janeiro deste ano) para os amigos e leitores do Ars Integrata:


CASA D'OS DIAS DA ÁGUA
Precariedade Inauguração Terça, 5 de junho 21 horas

rua dona estefânia, 175

Grato pela vossa presença,
francisco feio

A exposição estará aberta ao público em geral de 6 de Junho até 1 de Julho, das 15 às 21h, encerrando às segundas-feiras

Friday, June 1, 2007

ARS COQUINARIA (2)

Bolo de chocolate (receita italiana)


Pela mão da nossa amiga Teresa W., que generosamente quis partilhar com os leitores do Ars Integrata uma das suas muitas especialidades:

250 gr chocolate em barra (Pantagruel por ex.)
100 gr. manteiga
100 gr. açúcar
4 ovos
1 colher sopa farinha de trigo
1 colher de sopa de fécula de batata

Batem-se as gemas com o açúcar até fazer bolhas. Derrete-se no micro-ondas o chocolate com a manteiga e mistura-se com as gemas que já estão batidas com o açúcar. Bate-se tudo. Misturam-se as farinhas e no fim juntam-se as claras em castelo, bem firmes.
Vai ao forno numa forma baixa, tipo tarteira, untada com manteiga e polvilhada com farinha, e só coze aproximadamente 15 m. Deve ficar com os bordos despegados da forma, mas pouco cozido.
Depois de frio, com a faca cortam-se diagonais para a direita e diagonais para a esquerda de modo a fazerem-se losângulos. Polvilha-se o bolo com Icing Sugar dentro de um passador para ficar bem espalhado. A altura do bolo deverá equivaler a 3 cm.
Ao servir, separam-se os losângulos (não se corta o "bolo às fatias").

Thursday, May 31, 2007

ARS CORPORALIS («mens sana in corpore sano»)


«Marginal ciclável»


Registando com apreço...

«A circulação de bicicletas na Marginal é um exercício que acarreta riscos para a segurança que muitos não querem correr.
Na tentativa de dar resposta às solicitações crescentes dos ciclistas e na sequência da proposta da rede ciclável para Cascais, a Câmara Municipal vai testar no próximo fim-de-semana um condicionamento de trânsito na Marginal, com reserva das vias da direita só para bicicletas.
Intitulada ?Marginal Ciclável? esta iniciativa visa, essencialmente, atenuar a perigosa convivência de ciclistas e automobilistas na Marginal, criando um percurso separado entre o centro de Cascais e a Praia de Carcavelos.
Assim, a título experimental, nos dias 2 e 3 de Junho de 2007, entre as 7H00 e as 11H00, o troço da Marginal entre a rotunda da Avenida de Sintra (Cascais, junto ao Pão de Açúcar) e a rotunda com a Variante à Estrada Nacional 6-7 (Carcavelos, junto ao Forte de S. Julião da Barra), a circulação automóvel estará limitada à via da esquerda nos dois sentidos, com reserva das vias da direita só para bicicletas.
Neste teste serão disponibilizadas gratuitamente, nos dois extremos (Cascais e Carcavelos), as ?Bicas? ? Bicicletas de Cascais.
Face aos resultados desta experiência será posteriormente decidida a eventual viabilidade de alargar este modelo de circulação a todos os fins-de-semana e feriados, com eventual excepção da época alta do período balnear (1 de Julho a 15 de Setembro). Todo o percurso estará fortemente sinalizado, acautelando-se igualmente a vigilância por parte das forças de segurança.»


Ars Integrata reclama...

...às Câmaras municipais de Cascais, Oeiras e Lisboa, a abertura a tempo inteiro, e não apenas da parte da manhã, de uma ciclovia extensiva a toda a Marginal entre o Guincho e o Parque das Nações (talvez não se justifique, por enquanto, o condicionamento de toda uma faixa de circulação automóvel, mas há que estar atento)

Cicloviantes de todo o mundo uní-vos!
P.S.: O Ars Integrata tem no seu seio um activo grupo de cicloviantes da linha, que promove com alguma regularidade, aos fins-de-semana, percursos variáveis entre Belém e o Guincho. Para aderir ou obter mais informações, escreva-nos para arsintegrata@gmail.com

----------------


«Mexa-se na Marginal»

Ars Integrata agradece esta iniciativa e vai lá estar...

- Dia 3 de Junho, já no próximo Domingo, das 10 às 13 horas, a Av. Marginal (distrito de Lisboa) vai estar encerrada ao trânsito automóvel, entre Algés e Oeiras , para dar lugar a uma nova edição do programa "Mexa-se na marginal".

Temos assim uma oportunidade imperdível de aproveitar a marginal sem carros, e melhorando a condição física e ganhando boa disposição a andar, brincar, correr, caminhar, dançar, fazer ginástica (de todo o tipo), jogar, saltar e qualquer outra coisa que nos divirta sem prejudicar o próximo. No trajecto, também não faltarão entretenimentos vários, incluindo os de ordem músical.

Para corresponder a este desafio, é só agarrar em si (com ou sem familiares e amigos), calçar (de preferência) ténis ou sandálias, levar uma garrafa de água (recomendável), e, caso prefira, levar também bicicleta, patins ou skate, etc.

A mesma via voltará, pouco depois, a ser palco de duas outras actividades lúdico-desportivas:

- A 10 de Junho (feriado), das 9h00 às 12h, o "Triatlo do Ambiente" ;

- A 16 de Junho, a partir das 21.30 h, o programa "Marginal à Noite" que inclui uma corrida nocturna de oito quilómetros (a Marginal estará encerrada a partir das 20h45); e culminará com um espectáculo de fogo de artifício no Porto de Recreio de Oeiras (entre as prais de Santo Amaro e da Torre)

Aproveitem conosco!!

ARS THEATRALIS (1)

Com intuito de divulgar o bom teatro que se faz em Portugal Ars Integrata abre hoje uma secção dedicada a esta arte tão essencial ao género humano no jogo de espelhos e da "floresta de enganos" que acompanha a sua controversa existência

----------------

GRUPO DE TEATRO DE CARNIDE

Por recomendação do nosso correspondente em Lisboa, Pedro Dias Coelho ("A peça é curiosa e diverti-me imenso")

«OS VELHOS NÃO DEVEM NAMORAR» pelo Grupo de Teatro de Carnide (GTC)
Sinopse:
«O Grupo de Teatro de Carnide estreou no passado dia 4 de Maio de 2007, a peça "Os Velhos Não Devem Namorar".
Encenada por João Ricardo, trata-se de uma história que nos é apresentada sob a forma de uma comédia satírica que decorre sob uma atmosfera onirica e burlesca, narrando-nos os amores de três velhos por três raparigas jovens e seus consequentes destinos trágicos.
Esta peça conta com a participação dos actores António Sousa, Francisco Bráulio, Gonçalo Ferreira, Gonçalo Malta, Jorge Miranda, Margarida Antunes, Maria Vilar Diógenes, Mário Guerra, Mónica Urbano, Paula Gama, Ricardo Gageiro, Sofia Teodoro e Teresa Santos.
O cenário e os figurinos são da responsabilidade de Tiago Forte. »
O Grupo de Teatro de Carnide, foi fundado a 26 de Outubro de 1956, já tendo ultrapassado o meio século de existência e vários obstáculos, mas tem estado sempre apostado em renovar-se, sendo actualmente composto por um "núcleo duro" de 15 pessoas entre os 20 e os 40 anos, ainda que inclua outras que pertencem ao grupo quase desde a sua fundação.
O GTC orgulha-se de ter catapultado para a ribalta alguns actores de grande nomeada, como é o caso, entre outros, de João Ricardo (actual encenador) e Pedro Górgia, também conhecidos das telenovelas portuguesas. Além disso, o GTC foi vencedor em vários festivais e tem vindo a acumular outros galardões, entre os quais a medalha de Mérito Municipal da Câmara de Lisboa, que receberam em 1990.

Espectáculos às 5ªs, 6ªs e Sábados pelas 22 horas, até 7 de Julho de 2007 (excepto dias 12 de Maio, 16, 22 e 23 de Junho)
Preço dos Bilhetes: Adultos - 10 euros; Jovens dos 16 aos 25 anos, Maiores de 65 anos e grupos com mais de 10 pessoas - 7,5 euros

Reservas e informações pelo telefone: 934 496 107 ou pelo mail teatro.carnide@gmail.com

----------------

TEATRO DA CORNUCÓPIA

A GAIVOTA de Anton Tchekov
Tradução: Fiama Hasse Pais Brandão
Encenação: Luis Miguel Cintra
Cenário e figurinos: Cristina Reis
Desenho de luz: Daniel Worm d’Assumpção
Actores: Dinis Gomes, Duarte Guimarães, Luis Lima Barreto, Luis Miguel Cintra, José Manuel Mendes, Márcia Breia, Ricardo Aibéo, Rita Durão, Rita Loureiro, Teresa Sobral e Tiago Matias.

De 31 de Maio a 24 de Junho de 2007

Sinopse:
«Numa quinta russa do fim do século XIX o jovem escritor filho de uma conhecida actriz apresenta à família a sua peça de teatro representada pela rapariga que ama. O espectáculo é incompreendido pela sua mãe em férias e pelo seu amante, escritor de sucesso. A rapariga apaixona-se pelo escritor, decide fugir para Moscovo e ser actriz. O rapaz fica no campo com o grupo de personagens que povoam a sua vida: um tio reformado, o administrador da quinta e a mulher, a filha infeliz de ambos, um professor de aldeia, um médico de província, os criados. Dois anos depois a mãe e o amante voltam. O rapaz vive a escrever. A sua antiga amada volta também, às escondidas: é uma actriz sem sucesso, vive sozinha, teve um filho do escritor, que morreu. O reencontro é difícil. O rapaz suicida-se. E a vida continua.
Tchekov, génio do teatro do princípio do século XX e da arte do conto, mestre na análise das relações humanas e na elaboração musical dos diálogos, inventor da personagem colectiva, retratista do quotidiano, cria com estas cenas da vida de um pequeno grupo de personagens de há um século atrás, um irónico microcosmos onde os homens, sem dar por isso, se debatem com as grandes questões do pensamento humano: a busca da felicidade, o sentido da existência, a dificuldade de amar, o conflito do novo com o velho, as relações da arte com a vida, o trabalho e o dinheiro, as diferenças de classe. É a primeira das suas grandes peças, fundadoras do teatro moderno. E o ponto de partida para todas as reflexões. »

Teatro do Bairro Alto, Lisboa
Rua Tenente Raúl Cascais, 1-A
1250-268 LISBOA
PORTUGAL
De 3ª a sábado às 21:00 ; domingo às 16:00

Preços:
Normal: 13€
50 % de desconto para estudantes, jovens até 25 anos e maiores de 65 anos


Telf. (00351) 21 396 15 15
(00351) 21 396 92 05

e-mail: bilheteira@teatro-cornucopia.pt



Monday, May 28, 2007

ARS POETICA (3)

JORGE CASTRO convida(-nos)...


No próximo dia 31 de Maio (quinta-feira), pelas 16 horas, na Livraria-Galeria Municipal Verney (Rua Cândido dos Reis, 90, em Oeiras), terá lugar uma sessão de poesia, a meu cargo.

Prevejo um encontro de amigos, informal e afectuoso, em que vos darei conta de algumas das minhas aventuras por estradas e veredas dos poemas, na presunção assumida de que a poesia a todos ajuda a assumir a vida com outra claridade.

Sei que o horário proposto não é muito feliz para grande parte daqueles a quem estou a remeter este convite, mas não quis deixar de vos dar testemunho de mais este passo na caminhada em que conto sempre com a vossa presença tutelar.

Com um grande abraço,

Jorge Castro

obras publicadas

À margem do convite que Jorge Castro nos faz, Ars Integrata elencou as obras publicadas deste poeta:

- Edição de autor: Contra a Corrente : poemas que eu digo (2005);

- pela editora Apenas Livros: Sopa de Pedras (4ª edição, 2003); Odes no Brejo e Alguns Pecados (2ª ed., 2005); Coisadas (2006); Havia trigo (edição bilingue em português e mirandês, 2006); Auto das Danações (2007);

- ainda na Apenas Livros (trabalhos colectivos): Inês-Pedro-Amor-Paixão (2005); A Poesia nos Blogs (2006); Escrever é um lugar tão perto : poemas, contos e memórias, vols. I e II - (2006).

N.R.: Sopa de Pedras conta com ilustrações de Lourdes Calmeiro

Friday, May 25, 2007

ARS COQUINARIA (1)


Ars Integrata inaugura hoje uma nova secção dedicada à arte culinária, que não pretende concorrer com os sites especializados na matéria, mas tão somente proporcionar pontualmente aos nossos leitores soluções ("dicas") expeditas e agradáveis que permitam evitar essa (des)"arte povera" que é a "plastic food".


Apelamos ao contributo dos nossos amigos e a todos os leitores deste blog que tenham algum conhecimento neste domínio. As receitas poderão ser inovadoras ou tradicionais , pouco importa desde que o resultado seja do nosso e vosso agrado (mas rejeitamos o simples "copy-paste"). Para este acto inaugural contámos com a valiosa oferenda de duas receitas originais de Luísa Jacobetty, directora da revista blue Living (ver em http://www.blue.com.pt/living.htm )



Living Penne (para 6 pessoas)


Ingredientes :

600 gr de Penne
200 gr de salmão fumado
2 embalagens de requeijão de Alcains (pode ser outro, mas este é muito bom)
Uns pés de Alecrim e Tomilho fresco
Sumo de meio limão
Azeite
Flor de Sal

Enquanto a massa (penne) coze, esprema o limão, e tempere o salmão com o sumo, o alecrim, e o tomilho. Esmague então o requeijão, a que se acrescenta azeite que baste para que este "molho" fique em creme.
Quando a massa estiver cozida, escorra e deixe arrefecer enquanto corta o salmão em pedacinhos. Junte-o ao requeijão desfeito e deite este molho sobre a massa quando esta estiver fria. Pode juntar mais azeite e alecrim e tomilho quando for servir.


----------------


Sobremesa: "blue candles"



Faz-se em 5 minutos, é saudável, doce, e tem bom aspecto.
Lavam-se e separam-se do pé as uvas em número que chegue para cada pessoa.
Contam-se 5 nozes por pessoa, partem-se um pouco, deitam-se sobre as uvas e cobre-se com um fio de Maple Syrup. Já está! (A razão de ser maple syrup é o sabor intenso deste xarope. Talvez também fique bem com mel..)

----------------


Para este fim-de-semana chuvoso, mas não só, será julgamos uma boa alternativa cultural...

ARS MUSICA (4)

Mais propostas musicais para este fim-de-semana:


CRAMOL


- 26 de Maio, sábado, pelas 17 h, na Quinta da Memória (junto aos Paços do Concelho de Odivelas) - Concerto integrado no II Festival “Gentes - Rotas, Culturas e Comunidades”


o CRAMOL, o mais prestigiado coro feminino de raiz etnológica, apostado na recriação dos cantares tradicionais (polifonias e monodias de diferentes regiões de Portugal) , a partir de um trabalho de pesquisa etno-musicológica cujos pioneiros foram Fernando Lopes Graça (1906-1994) e Michel Giacometti (1929-1990), tem colaborado em gravações com vários nomes da MPP - música popular portuguesa, desde o malogrado José Afonso a Júlio Pereira e muitos outros.

Desde a sua criação em 1979, tem vindo a actuar regularmente em Portugal como no estrangeiro (encontra-se sediado na R. Candido dos Reis, n.º 119, em Oeiras).

Além das inúmeras colaborações com conhecidos intérpretes e criadores, tem um disco a solo (editado em 1996) e prepara-se para gravar proximamente um novo CD.


----------------


Noutra latitude (geográfica e musical), sugerimos:


BRAHMS em Carnaxide


27 de Maio, domingo, pelas 11h - Integral das sonatas para violino e piano de Johannes Brahms (1833-1897), interpretadas por Valentin Stefanov (violino) e Sergio Kovalenko (piano), no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide


Thursday, May 24, 2007

ARS MUSICA (3) : CORELIS

Primus inter pares...

25 de Maio, às 18h - O coro mixto “Corelis”, dirigido pela maestrina Carmen Rodrigues, e o Coral “Ensaio”, do Clube Millennium BCP, sob a direcção artística do Maestro António Leitão, actuam amanhã no Salão Nobre da Sociedade Histórica da Independência Nacional (Palácio da Independência, ao Rossio, junto ao Teatro D. Maria II, em Lisboa) ver http://www.ship.pt/entrada.php

O Corelis - colaborador no projecto Ars Integrata, nasceu em 1993, sob a direcção da maestrina Paula Coimbra e nos dois últimos anos tem sido dirigido pela actual titular, Carmen Rodrigues. Ao longo dos 14 anos da sua existência, o Corelis tem actuado em ocasiões que se prendem, maioritariamente, com a vida das instituições a que está ligado mas não deixa de responder a outras solicitações. Integra maioritariamente magistrados e funcionários do Tribunal da Relação e de outros tribunais, da Procuradoria-Geral da República, de diferentes serviços do Ministério da Justiça, mas também profissionais de outros organismos e advogados.

Em 2002 lançou, no Fórum Lisboa, o seu primeiro CD - Acordes e Acórdãos - quase exclusivamente dedicado à música portuguesa, com acompanhamento orquestral camerístico.

O Corelis é uma instituição declarada de utilidade pública desde 9-01-2001. O seu reportório inclui composições eruditas (Bach, Mozart, etc.) e populares, mormente música do Renascimento e canções tradicionais portuguesas, mas também explora o património musical de outros países e de diferentes estilos.

ARS PHOTOGRAPHICA (2)

Carlos Dias da Silva, sociólogo e um dos fotógrafos mais originais em Portugal, justamente premiado, aliou-se ultimamente ao pintor mexicano Ernesto Lozano Rivera, para nos dar uma nova manifestação da sua singularidade, corporalizando a sua faceta mais polémica mas sem perder de vista a espiritualidade do tema ao reinventar "Os martírios de S. Sebastião".
Vai longe o tempo em que manipulava de forma surpreendente motivos etnográficos, como os "caretos" de Podence ou os barcos da Nazaré, mas identifiquemo-nos ou não com as suas actuais propostas estéticas (pessoalmente, preferimos os caminhos anteriormente trilhados), a qualidade e intensidade colocadas nos seus trabalhos merece que nos debrucemos sobre a sua obra, ainda que esta tenha no presente adquirido um carácter menos consensual.
Expõe agora em França, mais propriamente na cidade de Toulouse, em Le Grand Cirque (14 Boulevard Riquet) e no Classico Café (37 Rue des Filatiers). Até ao final de Maio.

Wednesday, May 23, 2007

ARS MUSICA (2)


Ars Integrata apresenta duas propostas para uma excelente noite musical, a primeira por indicação do nosso incansável amigo Pedro Dias Coelho, a segunda por deferência de Margarida Silva

- hoje, 23 de Maio, pelas 21h, no Conservatório de Música de Lisboa (Rua dos Caetanos, ao Bairro Alto) - Aprender com as rosas : imperceptível diálogo ao acordar de duas flores numa fronteira à hora da sesta (música de Paulo Brandão ; libreto de Risoleta Pinto Pedro). Estreia absoluta. Entrada Livre.
Peça para dois sopranos, pícolo, flauta, clarinetes, percussões, vibrafone, harpa, piano, celesta, violino, viola e violoncelo
Encomenda e interpretação do Grupo de Musica Contemporânea, sob a direcção de João Paulo Santos

- 26 de Maio, às 21h30, no Teatro do Institut Franco-Portugais (Avenida Luís Bívar, 91 - 1050-143 Lisboa, perto do Saldanha) - "Des cordes et des lames" pelo Olivier Ker Ourio Quartet
Olivier Ker, harmónica, é considerado "o digno sucessor" do grande Toots Thielmans, e irá tocar neste concerto acompanhado por um quarteto constituído por Bruno Santos (guitarra), Hugo Antunes (contrabaixo), e João Rijo (bateria) (ver em http://www.ifp-lisboa.com/ )

Monday, May 21, 2007

ARS CURATOR

Divulgando alguns eventos alheios (ma non troppo):

21-27 de Maio - Festival Rotas : Gentes, Culturas e Comunidades - em Odivelas

Trata-se de «um ciclo multidisciplinar de actividades de valorização da diversidade cultural que integra colóquios, concertos, oficinas, teatro, exposições, gastronomia e histórias tradicionais»

(ver em http://www.acime.gov.pt/modules.php?name=News&file=article&sid=1343 )


- 24 de Maio, pelas 18h, na Biblioteca Nacional de Portugal (Campo Grande, 83 - Lisboa) - lançamento do livro de Maria Luísa F. N. dos Santos - Organização do conhecimento e representação de assuntos. Apresentação da doutora Maria Inês Cordeiro, subdirectora-geral da BNP

«[...] a obra é um contributo para nova perspectiva da recolha, tratamento e difusão da informação por parte de organizações como bibliotecas, arquivos, museus e outras entidades afins, tendo em vista o ponto de viragem em que a expansão das novas tecnologias da informação e da comunicação obriga a repensar métodos, processos, circuitos. [...]»

(ver em http://www.bn.pt/agenda/evento-organizacao-conhecimento.html )


- 25 e 26 de Maio, na Quinta da Memória - Paços do Concelho de Odivelas: II Encontro Internacional de Migrantes Subsaarianos em Portugal

«Numa época em que os receios de uma eventual ameaça subsariana parecem toldar as opiniões públicas (ou publicadas) europeias, Portugal e os países da África lusófona parecem ter, passadas três décadas sobre a descolonização, descoberto um caminho para o entendimento, aproveitando as oportunidades decorrentes dos processos de globalização: a lusofonia. [...] este segundo encontro pretende focalizar a reflexão e o debate na problematização do próprio conceito de lusofonia. Como e através de que meios se (re)inventa a lusofonia? Quem são os protagonistas da produção simbólica desta ‘comunidade imaginada’? E, porque é essencialmente de pessoas, grupos e instituições que se trata, como se traduz a construção desta comunidade global na circulação de pessoas dentro do espaço lusófono?»

(ver em http://www.socinovamigration.org/ )

Acerca da essencial e discreta diferença / Júlia Lello (poema) & David Zink (música)

Da Ciência e da Arte / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

David Zink - Dolphin Dance

Falas de amor / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

LALO (1823-1892) - Sinfonia Española (1º and.) / Miguel Zink

Lalo - Symphonie Espagnole - 4th mov. / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

J.S. Bach - Violin Sonata, BWV 1001, I&IV / Miguel Zink, 15y.

David Zink - Jupiter (1st approach, abridged)

Canção de embalar / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

Sphera Mundi / David Zink

Miguel Zink, 15 anos, 1.º Prémio do Concurso A. Capela, no Concerto dos Laureados, 2010.05.30

Mendelssohn's Violin concerto, op. 64, 1st. mov. / by Miguel Zink

This video posted by Ars Integrata was available here during circa one year, but has been removed by the original publisher (C.A.) in December 2012