De Margarida Silva para o Ars Integrata:
Dia 22 de Junho 2007 às 21h00 – no Instituto Franco-Português (Av. Luís Bívar, 91 – Lisboa ; metro: Saldanha)
Les règles du savoir vivre dans la société moderne / de Jean-Luc Lagarce
Com Mireille Herbstmeyer ; Encenação de François Berreur
(espectáculo em língua francesa legendado em português)
«No ano em que se assinala o cinquentenário do dramaturgo e encenador francês Jean-Luc Lagarce (1957-1995), o Instituto Franco- Português e os Artistas Unidos juntam-se a essas comemorações com encontros, exposição de fotografias e teatro.
No dia 22 de Junho dá-se início à mini-temporada dos Artistas Unidos no IFP com a inauguração às 18h00 da exposição de fotografias de Jorge Gonçalves e, com o apoio da Culturesfrance, a apresentação de um espectáculo único com encenação de François Berreur e interpretação de Mireille Herbstmeyer. Trata-se de Les règles du savoir vivre dans la société moderne um belíssimo texto de Jean-Luc Lagarce, o primeiro a ser editado por Les Solitaires Intempestifs, companhia dirigida por François Berreur - que foi assistente de Jean-Luc Lagarce – com um trabalho importante na edição de textos teatrais contemporâneos.
Um one-woman-show magistral e hilariante que pontua um texto que, com uma “fina crueza, uma profunda lucidez e uma enorme graça”, nos fala das regras, dos ritos sociais, dos códigos e das etiquetas que o homem foi criando ou estabelecendo para ultrapassar as “coisas da vida”.
“Uma conferencista explica a vida, as coisas, as coisas da vida. E, ao tentar regular a nossa existência, acaba por fechá-la em códigos que, hoje em dia, nos fazem sorrir, mesmo quando podemos ainda reconhecê-los ou até neles encontrar conselhos preciosos. Mas o corpo tem razões que a razão desconhece e não se satisfaz com os códigos. Há a solução de fuga no imaginário e de sonhar em acordo perfeito com os princípios, mas, uma vez despertos dos sonhos, temos de defrontar o real, deixar passar a natureza interior, esse animal incontrolável que só deixa falar o coração. Nem sempre conseguimos ser como deve ser, nem sempre nos conseguimos comportar bem, teremos sempre medo.” François Berreur
Actriz de teatro e cinema, desde 1980, Mireille Herbstmeyer foi co-fundadora com Jean-Luc Lagarce da companhia profissional «Théâtre de la Roulotte».
François Berreur encontrou Mireille Herbstmeyer e Jean-Luc Lagarce durante um estágio de práticas teatrais. Aproximou-se então da Companhia que Herbstmeyer e Lagarce tinham criado, o Théâtre de la Roulotte” e abraçou com eles o sonho de a profissionalizar. Com o passar dos anos F. Berreur tornou-se o mais próximo colaborador artístico de Lagarce. Em 1981 fundou com ele as edições lLes Solitaires Intempestifs que hoje dirige. François Berreur é também o reponsável pelo sítio theatre-contemporain.net (dedicado a todos os autores franceses e estrangeiros) com um número de visitantes semelhante ao do Beaubourg.
Jean-Luc Lagarce nasceu a 14 de Fevereiro de 1957. Autor, encenador e co-fundador do Théâtre de la Roulotte com Mireille Herbstmeyer e François Berreur, e posteriormente das edições Les Solitaires Intempestifs, morreu a 30 de Setembro de 1995 durante os ensaios de Lulu no Athénée Théâtre. »
Preço dos bilhetes: 10€ e 5€ (estudantes e maiores de 65 anos)
À venda no IFP no próprio dia a partir das 17h00
Reservas: 96 196 02 81
No comments:
Post a Comment