«Marginal ciclável»
Registando com apreço...
«A circulação de bicicletas na Marginal é um exercício que acarreta riscos para a segurança que muitos não querem correr.
Na tentativa de dar resposta às solicitações crescentes dos ciclistas e na sequência da proposta da rede ciclável para Cascais, a Câmara Municipal vai testar no próximo fim-de-semana um condicionamento de trânsito na Marginal, com reserva das vias da direita só para bicicletas.
Intitulada ?Marginal Ciclável? esta iniciativa visa, essencialmente, atenuar a perigosa convivência de ciclistas e automobilistas na Marginal, criando um percurso separado entre o centro de Cascais e a Praia de Carcavelos.
Assim, a título experimental, nos dias 2 e 3 de Junho de 2007, entre as 7H00 e as 11H00, o troço da Marginal entre a rotunda da Avenida de Sintra (Cascais, junto ao Pão de Açúcar) e a rotunda com a Variante à Estrada Nacional 6-7 (Carcavelos, junto ao Forte de S. Julião da Barra), a circulação automóvel estará limitada à via da esquerda nos dois sentidos, com reserva das vias da direita só para bicicletas.
Neste teste serão disponibilizadas gratuitamente, nos dois extremos (Cascais e Carcavelos), as ?Bicas? ? Bicicletas de Cascais.
Face aos resultados desta experiência será posteriormente decidida a eventual viabilidade de alargar este modelo de circulação a todos os fins-de-semana e feriados, com eventual excepção da época alta do período balnear (1 de Julho a 15 de Setembro). Todo o percurso estará fortemente sinalizado, acautelando-se igualmente a vigilância por parte das forças de segurança.»
Ars Integrata agradece esta iniciativa e vai lá estar...
- Dia 3 de Junho, já no próximo Domingo, das 10 às 13 horas, a Av. Marginal (distrito de Lisboa) vai estar encerrada ao trânsito automóvel, entre Algés e Oeiras , para dar lugar a uma nova edição do programa "Mexa-se na marginal".
Temos assim uma oportunidade imperdível de aproveitar a marginal sem carros, e melhorando a condição física e ganhando boa disposição a andar, brincar, correr, caminhar, dançar, fazer ginástica (de todo o tipo), jogar, saltar e qualquer outra coisa que nos divirta sem prejudicar o próximo. No trajecto, também não faltarão entretenimentos vários, incluindo os de ordem músical.
Para corresponder a este desafio, é só agarrar em si (com ou sem familiares e amigos), calçar (de preferência) ténis ou sandálias, levar uma garrafa de água (recomendável), e, caso prefira, levar também bicicleta, patins ou skate, etc.
A mesma via voltará, pouco depois, a ser palco de duas outras actividades lúdico-desportivas:
- A 10 de Junho (feriado), das 9h00 às 12h, o "Triatlo do Ambiente" ;
- A 16 de Junho, a partir das 21.30 h, o programa "Marginal à Noite" que inclui uma corrida nocturna de oito quilómetros (a Marginal estará encerrada a partir das 20h45); e culminará com um espectáculo de fogo de artifício no Porto de Recreio de Oeiras (entre as prais de Santo Amaro e da Torre)
Aproveitem conosco!!
No comments:
Post a Comment