Sábado, dia 12, a partir das 14h, no Pequeno Auditório do CCB, realiza-se a finalissima do concurso A. Capela (violino), destinado a premiar jovens violinistas até aos 17 anos de idade. Será uma óptima oportunidade para avaliar o estado da arte do ensino e prática do violino em Portugal, e conhecer de perto as melhores promessas de futuro deste instrumento entre nós, que nos últimos anos tem conhecido um incremento sem precedentes.
Mais informações em: http://www.sinfonica-juvenil.com/concursocapela/
-----------------
Domingo, dia 13, às 17h, será de não perder o espectáculo do OPUS ENSEMBLE no Pequeno Auditório do CCB que assinala o lançamento do seu último disco (ed. Numérica), retomando a sua formação original em quarteto, ao ter finalmente encontrado um muito digno sucessor de Bruno Pizzamiglio (falecido em 1997), com a entrada do jovem Pedro Ribeiro, reconhecidamente o melhor oboísta português da actualidade, que se junta aos "históricos" e consagrados Alejandro Erlich-Oliva (contrabaixo), Ana Bela Chaves (viola) e Olga Prats (piano).
Programa em: http://www.ccb.pt/ccb/cgi-bin/ccbnav.php?CurCatId=7&CurTemId=4&CurEveId=2832
Nota biográfica de Pedro Ribeiro em: http://www.musica.gulbenkian.pt/?cgi-bin/wnp_db_dynamic_record.pl?dn=db_musica_biographies_pt&sn=musica&orn=742
e informação mais detalhada em: www.vhprod.com/ficheiros/artistas/artista-0030-imp.doc
Nota: quem não puder ir, talvez possa ouvir em directo na Antena 2
2 comments:
Sim, talvez seja uma boa oportunidade de "ver" ou ouvir o estado da arte do ensino do violino em Portugal. Ou talvez não... Ou talvez já tudo esteja 'encaminhado'...
Mas à partida já se sabe qual esse "estado", ou não? É só saber como ficam posicionados os nossos jovens em concursos internacionais, mesmo não de primeiro plano.
Acho eu...
É claro que abf tem parcialmente razão (no violino estamos a par da média do que se faz lá fora, mas muito longe do topo internacional), mas também me parece evidente que muito mudou na cena musical portuguesa nos últimos anos.
Quanto a concursos, todos sabemos o que frequentemente acontece. É uma pecha nacional, mas não é só cá!!! Nem os cozinhados acontecem só na música!
Em todo o caso, todos podem concorrer e mostrar o que valem. Se ganham prémios ou não, isso é outra coisa... É por isso que é importante ir assistir, para podermos formular o nosso próprio juízo.
Post a Comment