FELIZ NATAL e BOM 2008

Feliz Natal e um bom 2008 / fotografia de Francisco Feio
Feliz Natal e um bom 2008 / fotografia de Francisco Feio
Christmas' Crib (2007) /David Zink
Domingo, pelas 16h, na Igreja de S. Domingos, em Lisboa (junto ao Teatro de D. Maria II, no Rossio), o ensemble Os Violinhos irá brindar-nos com mais um grandioso Concerto de Natal (recordamos o êxito de anteriores concertos dedicados a esta quadra natalícia, no Mosteiro dos Jerónimos, na Basílica da Estrela, etc.). Os fãs desta orquestra de cordas (entre os quais nos contamos) certamente farão parecer pequena a vetusta igreja dos Domini cani (cães do Senhor), e os belos sons iluminarão o espaço lúgrube (confessamos que temos maior simpatia pelas igrejas franciscanas e hieronimitas).
Entrada livre (aconselhamos a chegar 1/2h mais cedo)
Programa em: http://arsmusica2u.blogspot.com/
Dia 5 de Dezembro, quarta feira, pelas 21,30, no Clube Literário do Porto, Rua Nova da Alfândega, 22, terá lugar a apresentação do Livro "murmúrios ventos" e CD "ternas alquimias", do autor Jorge Casimiro.
A apresentação a cargo do Prof. Dr. Anthero Monteiro, com acompanhamento musical do Maestro Francisco Tavares e Carlos Andrade. Declamador Luís Carvalho.
- Jorge Castro
Vimos convidá-lo para um sábado diferente e para um lançamento sui-generis num dos cenários da história que se conta, uma aventura na nossa pré-história, recheada de maravilhoso, fantástico e... real, na qual a autora dá vida aos nossos antepassados mais longínquos, aos seus objectos e às suas conquistas culturais.
No próximo dia 26 de Outubro de 2007, pelas 18 h (1.ª sessão) e às 22h (2.ª sessão), o Ensemble JER, apresenta no Palácio Anjos, em Algés (paralelo à Marginal e próximo da estação de comboios) um espectáculo-concerto especialmente concebido para este local, onde também está instalado o CAMB - Centro de Arte Manuel Brito (possibilitando ver na ocasião parte da sua importante colecção de obras de arte). As várias peças do programa são apresentadas em diversos espaços do edifício, criando não só uma relação com a arquitectura e um diálogo com as obras expostas, mas também convidando os espectadores a uma espécie de promenade lúdica e poética pelo sítio específico.
O Ensemble JER – Os Plásticos de Lisboa, dirigido por José Eduardo Rocha, é um grupo especializado na interpretação de música clássica com toy instruments (i.é, instrumentos de plástico), em forma de Teatro Musical. O seu reportório abrange quase todas as épocas da música ocidental. O grupo está em actividade desde 1990, e já realizou mais de 100 espectáculos, em Portugal, Espanha e Alemanha.
Os cinco músicos executarão peças de Mozart, Beethoven, Satie, Strauss, Delius, Grainger, Stravinsky e Reich, por ordem cronológica, numa interpretação livre, fantasiosa e humorística da história da música.
Programa e condições de acesso in Ars Musica (20) (v. http://arsmusica2u.blogspot.com/ )
Espectáculo imperdível!
Erudito, popular, lúdico, sério, didáctico, contangiante, hilariante
Hoje, 6.ª feira, às 18h30, na FNAC (Centro Comercial Colombo, em Lisboa), é apresentado ao público REI, o mais recente livro que resultou da colaboração de dois mestres das respectivas áreas, numa feliz fusão em novos moldes de dois géneros artísticos - o literário e o das artes plásticas - criando uma original alternativa à tradicional banda desenhada.
Dez anos depois do amplo sucesso de A Arte Suprema, António Jorge Gonçalves (desenhos) e Rui Zink (texto) apresentam um novo "romance gráfico, poético, triste, feliz, onde o mito de Frankenstein é revisitado a uma nova luz: a de que remendos e enxertos podem, além de criar monstros, salvar vidas".
2.
Quinta-feira, dia 18, pelas 16 horas, na Livraria-Galeria Verney, em Oeiras, sessão a meu cargo, com o tema Poemas Contra A Corrente.
3.
Sexta-feira, dia 19, pelas 21h30, no Padrão dos Descobrimentos, em Belém-Lisboa, apresentação do livro de Pedro Mota, com o título Quatro Ventos, Sete Mares, relato de viagens pelas quatro partidas do mundo.
4.
Sábado, dia 20, pelas 16 horas, na Junta de Freguesia de Carcavelos, apresentação do livro de poemas da autoria de Carlos Peres Feio, PodiamSerMais.
- Jorge Castro
Amanhã, sábado, dia 13 de Outubro às 21h30 no auditorio do Instituto Franco-Português (Lisboa), há uma excelente oportunidade para ver o que de melhor se está a fazer em Portugal no âmbito da chamada Música Contemporânea electroacústica.
Aqui, no Ars Integrata (in «ARS MUSICA (17) : Scripting around around the "Festival de Música Viva 2007"...») referimo-nos pormenorizadamente a este concerto que mereceu grande aclamação por ocasião da sua realização na Casa da Música, mas quem não se deslocou ao Porto tem agora a ocasião de assistir à sua reposição em Lisboa.
Programa e informação adicional em Ars Musica 2U (in: http://arsmusica2u.blogspot.com/ )
Ars Integrata recomenda vivamente!
Jorge Casimiro é, entre múltiplas outras coisas e actividades, um poeta. O seu livro murmúrios ventos - de onde se colhe o poema de abertura - tem-me acompanhado em muitos deambulares cúmplices, por entre sessões onde tanto me apraz a sua companhia.
Alguém que abraça o universo sem temer o infinito e colhe das pequenas flores da vida o intemporal de saber que talvez seja passado / o tempo de dizer-te adeus... Um livro amante, cheio de lucidez e desassombro e, ainda assim, de tanto amar.
No próximo dia 27 de Setembro (quinta-feira), pelas 18,30 horas, na Casa Fernando Pessoa, em Campo de Ourique, Lisboa, decorrerá uma apresentação de murmúrios ventos. Contando com ilustrações de Ana Casimiro, eis uma boa oportunidade para o sentir como brisa fresca. Por lá estaremos...
Apresentação: Francisco José Viegas
Músicos: João Lucas (piano), António Jorge Marques (flauta transversal)
Declamadores: Ana Lúcia Palminha, Tânia Leonardo, António Jorge Marques, Jorge Castro, Pedro Laranjeira
Casa Fernando Pessoa
Rua Coelho da Rocha, nº 16
1250-088 - Lisboa Portugal
Telf: + 351 21 391 32 75
- Jorge Castro
«Semana Europeia da Mobilidade»
Entre as muitas maneiras de cozinhar um galinácio (recordando apenas algumas das tradicionais preferências: frango assado, frango na púcara, frango de caril, frango de fricassé, etc.), solicitámos à eng.ª Graça Serrão que revelasse aos amigos do Ars Coquinaria o segredo de um verdadeiro pitéu (!!!)
Ingredientes:
- 1 frango cortado em bocados e sem pele
- 1 cebola média
- 1 lata de cogumelos inteiros
- azeite q.b.
- 1 cerveja branca de 33 cl.
- sal marinho ou sal grosso q.b.
- farinha q.b.
- tomilho q.b.
- pimenta em grão q.b.
Preparação:
Temperam-se os bocados de frango com sal, deixando descansar cerca de uma hora, após o que se passam os mesmos por farinha. Numa panela de fundo largo, coloca-se azeite a cobrir o fundo e aloura-se a carne.
Retira-se o galinácio da panela, e introduz-se nesta a cebola picada, que se deixa refogar até ficar translúcida. Adicionam-se novamente os bocados de frango, tempera-se com tomilho e pimenta em grão moída na ocasião, e juntam-se os cogumelos (inteiros ou cortados a meio) e a cerveja.
Tapa-se a panela e deixa-se cozer em lume brando durante cerca de 45 minutos, mexendo de vez em quando.
Serve-se com arroz, agulha ou vaporizado, cozido à crioula (em abundante água fervente com sal marinho).
Sugestão de acompanhamento líquido:- Vinho branco fresco da região da Bairrada, da casta Bical.
Sugestões musicais:
- CHARLES KOECHLIN (1867-1950) – Music fur flute : Fourteen pieces for flute and piano, op. 157b ; Sonata for two flutes, op. 75 ; Sonata for piano and flute op. 52 ; L'Album de Lilian - Premier Serie op. 139 ; L'Album de Lilian - Deuxieme Serie, op. 147 (excerpts) ; Morceau de Lecture pour la flute op. 218 / Fenwick Smith (flauta), Martin Amlin (piano), Jayne West (soprano), Leone Buyse (flauta). – (c) 2003 Hyperion, CDH55107. - Género: música clássica ; sub-géneros: impressionismo musical, pós-romantismo
- MILES DAVIS (1926-1991) - Live-Evil / Miles Davis (trompete), Gary Bartz, Steve Grossman e Wayne Shorter (saxes), Chick Corea, Herbie Hancock, Joe Zawinul e Keith Jarrett (teclados), John McLaughlin (guitarra eléctrica), Dave Holland, Michael Henderson e Ron Carter (contrabaixo e baixo eléctrico), Billy Cobham e Jack DeJohnette (bateria), Hermeto Pascoal (flauta), Airto Moreira (percussão), etc. - 2CD's. - 1970, (c) 1971 Columbia/Legacy. - Géneros: fusion, jazz ; sub-géneros: funky, new thing
- PAUL SIMON (1941-) - Graceland / Paul Simon (voz, guitarras) e músicos do Soweto (África do Sul). - (c) 1986 Warner Bros. - CD ou DVD. - Géneros: folk, pop, world music
foto publicada na revista 30 dias (agenda cultural da CMO)
Num país que costuma desbaratar o seu património, é de louvar a inicativa da Câmara Municipal de Albufeira, que cuidou de adquirir este espólio para que o mesmo não se perca. No entanto, algumas questões se levantam:
- Será a Câmara Municipal a entidade certa para acolher este fundo documental?
- Terá esta condições adequadas de conservação e preservação deste tipo de patrimonio extremamente sensível?
- Não seria mais adequado que ele integrasse o Centro Português de Fotografia (http://www.cpf.pt/ ), sendo que à autarquia poderia ser assegurada a posse para fins museológicos e de exposição pública a reprodução de parte ou mesmo de todo o acervo para evocação in situ da memória que deverá interessar aos habitantes locais e aos turistas que visitem a região, mas também a profissionais de ciência, como sejam antropólogos, etnólogos, historiadores e sociólogos?