ARS INTEGRATA é um projecto aberto assente na criação e fruição artística multidisciplinar, aberto a criadores, investigadores e ao público em geral interessado nas suas diversas áreas, livre de preconceitos de género ou estilísticos. Contamos com a vossa colaboração neste forum. -Para mais informação ver abaixo ou escreva-nos para E-mail: arsintegrata@gmail.com

-

David Zink - Fictitious Sports (c. 2004)

Sunday, August 5, 2007

ARS PHOTOGRAPHICA (6) : A la recherche du temps perdu...


Passado em Albufeira (imago memoriabilae) : fotografias de Vítor Sousa




Inaugura-se no próximo dia 20 de Agosto, na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, em Albufeira (Largo Eng.º Duarte Pacheco, no edifício da antiga Central Eléctrica), a exposição de parte do acervo do fotojornalista Vítor Sousa, que recentemente foi adquirido pela Câmara Municipal local.


Intitulada "Tempos que passam... recordações que ficam", trata-se, como deriva do próprio título, de uma mostra que independentemente da qualidade estética da fotografia em si mesma, assenta no primado ilustrativo que lhe assistiu no passado, e que entretanto adquiriu uma importante mais-valia documental. E, por conseguinte, tem como objecto principal recuperar a memória histórica do tecido urbano de Albufeira de outrora, da sua traça, da componente edificatória e monumental, mas também das suas gentes e costumes, alguns estará patente ao público até 25 de Setembro (das 17h às 23h, até 31 de Agosto, e das 10h30 às 16h30 em Setembro, encerrando aos domingos e feriados).



Num país que costuma desbaratar o seu património, é de louvar a inicativa da Câmara Municipal de Albufeira, que cuidou de adquirir este espólio para que o mesmo não se perca. No entanto, algumas questões se levantam:

- Será a Câmara Municipal a entidade certa para acolher este fundo documental?

- Terá esta condições adequadas de conservação e preservação deste tipo de patrimonio extremamente sensível?

- Não seria mais adequado que ele integrasse o Centro Português de Fotografia (http://www.cpf.pt/ ), sendo que à autarquia poderia ser assegurada a posse para fins museológicos e de exposição pública a reprodução de parte ou mesmo de todo o acervo para evocação in situ da memória que deverá interessar aos habitantes locais e aos turistas que visitem a região, mas também a profissionais de ciência, como sejam antropólogos, etnólogos, historiadores e sociólogos?

No comments:

Acerca da essencial e discreta diferença / Júlia Lello (poema) & David Zink (música)

Da Ciência e da Arte / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

David Zink - Dolphin Dance

Falas de amor / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

LALO (1823-1892) - Sinfonia Española (1º and.) / Miguel Zink

Lalo - Symphonie Espagnole - 4th mov. / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

J.S. Bach - Violin Sonata, BWV 1001, I&IV / Miguel Zink, 15y.

David Zink - Jupiter (1st approach, abridged)

Canção de embalar / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

Sphera Mundi / David Zink

Miguel Zink, 15 anos, 1.º Prémio do Concurso A. Capela, no Concerto dos Laureados, 2010.05.30

Mendelssohn's Violin concerto, op. 64, 1st. mov. / by Miguel Zink

This video posted by Ars Integrata was available here during circa one year, but has been removed by the original publisher (C.A.) in December 2012