Ars Integrata propõe para o próximo domingo, dia 21 de Novembro de 2010, o seguinte Programa:
I – às 14h30m – Visita-tertúlia à EXPOSIÇÃO «VIVA A REPÚBLICA!» na Cordoaria Nacional (concentração à porta, pelas 14h15m, na Av.ª da Índia, junto ao Hospital Egas Moniz, próximo da antiga F.I.L., em Lisboa). Comentadores-pivots: Elisa Soares, Isabel Lousada (Faces de Eva), e David Zink. A entrada é livre.
«Um século depois da implantação da República é tempo de reflectir sobre um dos ciclos políticos e sociais mais determinantes da história contemporânea portuguesa. A exposição Viva a República!, patente na Cordoaria Nacional, propõe uma viagem compreendida entre o triunfo da ideia republicana e a implantação do Estado Novo, passando por episódios tão marcantes como o da participação de Portugal na I Guerra Mundial.
Será, provavelmente, a grande exposição que assinala o centenário da implantação da República Portuguesa, e não é só pela área ocupada pelos sete núcleos expositivos que invadem por completo a Cordoaria Nacional. Em Viva a República!, o visitante viaja literalmente no tempo, recua aos tempos da monarquia constitucional e acompanha a primeira geração de republicanos que, em 1910, viria a fazer uma revolução que mudaria o curso do país, com todos os sucessos e fracassos que qualquer processo de ruptura implica.
Para isso, nas naves da Cordoaria Nacional, recriaram-se praças, ruas, edifícios e momentos simbólicos da história deste período, como um comício de republicanos, uma sublevação popular ou, até mesmo, uma travessia aérea sobre o Atlântico a bordo de um simulador que reproduz a odisseia heróica de Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Entre o lúdico e o pedagógico, a exposição Viva a República! propõe ainda, a par dos núcleos expositivos que correspondem aos vários momentos da história, dois espaços subordinados ao desporto e à cultura durante o período da I República. »
Do press release, in: http://centenariorepublica.cm-lisboa.pt/
II – às 18h – «CONCERTO DE SANTA CECÍLIA», “à luz das velas”, na Igreja de Santa Catarina (na Calçada do Combro, em Lisboa, perto do Largo de Camões ao Chiado e do elevador da Bica ; metro: Baixa-Chiado). A entrada é livre (embora seja solicitada uma contribuição facultativa para o restauro do órgão da igreja). O programa completo deste concerto – inteiramente preenchido com música barroca (J.S. Bach, Ficco, Händel, Veracini e Vivaldi) – e que reunirá duas orquestras de cordas, encontra-se disponível em:
-
No comments:
Post a Comment