ARS INTEGRATA é um projecto aberto assente na criação e fruição artística multidisciplinar, aberto a criadores, investigadores e ao público em geral interessado nas suas diversas áreas, livre de preconceitos de género ou estilísticos. Contamos com a vossa colaboração neste forum. -Para mais informação ver abaixo ou escreva-nos para E-mail: arsintegrata@gmail.com

-

David Zink - Fictitious Sports (c. 2004)

Friday, September 21, 2007

ARS CORPORALIS (3) : (des)marginal(izando) ciclovias

«MARGINAL CICLÁVEL»

Ars Integrata aplaude a iniciativa da Câmara Municipal de Cascais que marca o encerramento da Semana Europeia da Mobiblidade, de reservar ao trânsito em bicicletas as vias da direita da Marginal, em ambos os sentidos entre Cascais e Carcavelos, no período da manhã do próximo domingo, dia 23 de Setembro, entre as 7h e as 12h .

Efectivamente, consideramos ser de louvar uma medida que favorece a preservação do meio ambiente, e simultaneamente, a prática do exercício físico tão necessário à saúde física e mental dos cidadãos, e, consequentemente, ao bem estar de todos nós.

É certo que os cicloviantes (ciclistas e amantes do ciclismo defensores da criação de ciclovias, isto é, de vias reservadas à circulação em bicicletas) têm estado muito descontentes com o comportamento da Câmara de Cascais, ao proibir a mobilidade em bicicletas na via do "paredão" da Marginal, que entendeu reservar à utilização pedestre, quando o mais acertado teria sido criar uma faixa para as mesmas. Mais ainda, os cicloviantes consideram esta medida discriminatória, posto que em simultâneo a Câmara parece praticar uma política de "dois pesos e duas medidas", pois é certo que permite a circulação pedestre na ciclovia Cascais-Guincho (não se veja nisto uma crítica política, pois não possuimos vinculação partidária e até temos simpatia pessoal pelo actual Presidente da autarquia, mas que neste caso estará mal aconselhado).

A presente iniciativa é uma oportunidade para os cicloviantes demonstrarem que a sua expressão numérica cada vez mais significativa, e assim, contribuirem para uma mudança de atitude pelos serviços públicos.

Contamos lá estar e desafiamos os nossos leitores e amigos a marcarem presença.

"Cicloviantes de todos os países, uni-vos!"

No comments:

Acerca da essencial e discreta diferença / Júlia Lello (poema) & David Zink (música)

Da Ciência e da Arte / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

David Zink - Dolphin Dance

Falas de amor / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

LALO (1823-1892) - Sinfonia Española (1º and.) / Miguel Zink

Lalo - Symphonie Espagnole - 4th mov. / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

J.S. Bach - Violin Sonata, BWV 1001, I&IV / Miguel Zink, 15y.

David Zink - Jupiter (1st approach, abridged)

Canção de embalar / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

Sphera Mundi / David Zink

Miguel Zink, 15 anos, 1.º Prémio do Concurso A. Capela, no Concerto dos Laureados, 2010.05.30

Mendelssohn's Violin concerto, op. 64, 1st. mov. / by Miguel Zink

This video posted by Ars Integrata was available here during circa one year, but has been removed by the original publisher (C.A.) in December 2012