ARS INTEGRATA é um projecto aberto assente na criação e fruição artística multidisciplinar, aberto a criadores, investigadores e ao público em geral interessado nas suas diversas áreas, livre de preconceitos de género ou estilísticos. Contamos com a vossa colaboração neste forum. -Para mais informação ver abaixo ou escreva-nos para E-mail: arsintegrata@gmail.com

-

David Zink - Fictitious Sports (c. 2004)

Sunday, March 16, 2008

ARS MUSICA (40): 11th Lisbon Internacional Clarinet Meeting


11.º Encontro Internacional de Clarinetes de Lisboa



Durante 5 dias, de 16 a 20 de Março, o Palácio Foz (Praça dos Restauradores, em Lisboa) irá ser palco de um autêntico "festival" de clarinetes, incluindo a realização de masterclasses para formandos que se queiram aperfeiçoar, mas também 2 exposições, 1 conferência e 3 recitais para o público em geral que queira aferir o estado da arte, e deleitar-se com obras significativas do reportório deste instrumento de sopro. A não perder!

O Clarinete (cujo antepassado, o chalumeau, ou charamela em português, já deixara a sua inconfundível marca na música de Telemann) e que, sendo timbre da "escola" de Mannheim - e que Carl Stamitz (1745-1801), um dos seus lídimos representantes, enfatizou ao escrever 10 belissimos concertos para este instrumento, evidenciando o seu potencial solista do qual se apercebera através da privação com o virtuoso Johann Joseph Beer (1744-1811), considerado o fundador da escola de clarinete na Alemanha -, seduziu W. A. Mozart (a ponto de este financiar do seu próprio bolso o desenvolvimento de melhorias técnicas, por intermédio do seu amigo de infância Anton Stadler, além de lhe dedicar algumas das páginas mais sublimes enquanto compositor), logo seguido por Beethoven, Brahms, Crusell, Sphor, Weber, entre muitos outros, e chegando aos compositores contemporâneos como Malcolm Arnold, Luciano Berio, Leonard Bernstein, John Corigliano, K. Penderecki, K. Stockhausen, Strawinsky, etc., para já não falar da música popular (sendo mesmo preponderante na balcânica e na Klezmer judaica) e no jazz que o adoptou como um dos seus instrumentos de referência (nele sobressaindo nomes como os de Sydney Bechet, Barney Bigard, Benny Goodman, Buddy de Franco, Rolf Khün, Michel Portal, Louis Sclavis, Eddy Daniels, Don Byron, etc.).

E importa ter presente que Portugal é um viveiro de excelentes clarinetistas, alguns internacionalmente consagrados como os decanos António Saiote e Manuel Jerónimo (Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, OCLA), mas também de gerações mais novas como António Rosa, Carlos Alves, Iva Barbosa, Joaquim Ribeiro, José Miguel Conde, Luís Carvalho, Nuno Gonçalves (também compositor de mérito com aproximação ao jazz, na linha de Carla Bley), Susana Antunes (excelente pedagoga) e muitos outros.

Programa in Ars Musica 2U (v. ARS MUSICA (37): 11.º Encontro Internacional de Clarinetes em Lisboa ).

No comments:

Acerca da essencial e discreta diferença / Júlia Lello (poema) & David Zink (música)

Da Ciência e da Arte / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

David Zink - Dolphin Dance

Falas de amor / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

LALO (1823-1892) - Sinfonia Española (1º and.) / Miguel Zink

Lalo - Symphonie Espagnole - 4th mov. / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

J.S. Bach - Violin Sonata, BWV 1001, I&IV / Miguel Zink, 15y.

David Zink - Jupiter (1st approach, abridged)

Canção de embalar / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

Sphera Mundi / David Zink

Miguel Zink, 15 anos, 1.º Prémio do Concurso A. Capela, no Concerto dos Laureados, 2010.05.30

Mendelssohn's Violin concerto, op. 64, 1st. mov. / by Miguel Zink

This video posted by Ars Integrata was available here during circa one year, but has been removed by the original publisher (C.A.) in December 2012