ARS INTEGRATA é um projecto aberto assente na criação e fruição artística multidisciplinar, aberto a criadores, investigadores e ao público em geral interessado nas suas diversas áreas, livre de preconceitos de género ou estilísticos. Contamos com a vossa colaboração neste forum. -Para mais informação ver abaixo ou escreva-nos para E-mail: arsintegrata@gmail.com

-

David Zink - Fictitious Sports (c. 2004)

Thursday, May 31, 2007

ARS THEATRALIS (1)

Com intuito de divulgar o bom teatro que se faz em Portugal Ars Integrata abre hoje uma secção dedicada a esta arte tão essencial ao género humano no jogo de espelhos e da "floresta de enganos" que acompanha a sua controversa existência

----------------

GRUPO DE TEATRO DE CARNIDE

Por recomendação do nosso correspondente em Lisboa, Pedro Dias Coelho ("A peça é curiosa e diverti-me imenso")

«OS VELHOS NÃO DEVEM NAMORAR» pelo Grupo de Teatro de Carnide (GTC)
Sinopse:
«O Grupo de Teatro de Carnide estreou no passado dia 4 de Maio de 2007, a peça "Os Velhos Não Devem Namorar".
Encenada por João Ricardo, trata-se de uma história que nos é apresentada sob a forma de uma comédia satírica que decorre sob uma atmosfera onirica e burlesca, narrando-nos os amores de três velhos por três raparigas jovens e seus consequentes destinos trágicos.
Esta peça conta com a participação dos actores António Sousa, Francisco Bráulio, Gonçalo Ferreira, Gonçalo Malta, Jorge Miranda, Margarida Antunes, Maria Vilar Diógenes, Mário Guerra, Mónica Urbano, Paula Gama, Ricardo Gageiro, Sofia Teodoro e Teresa Santos.
O cenário e os figurinos são da responsabilidade de Tiago Forte. »
O Grupo de Teatro de Carnide, foi fundado a 26 de Outubro de 1956, já tendo ultrapassado o meio século de existência e vários obstáculos, mas tem estado sempre apostado em renovar-se, sendo actualmente composto por um "núcleo duro" de 15 pessoas entre os 20 e os 40 anos, ainda que inclua outras que pertencem ao grupo quase desde a sua fundação.
O GTC orgulha-se de ter catapultado para a ribalta alguns actores de grande nomeada, como é o caso, entre outros, de João Ricardo (actual encenador) e Pedro Górgia, também conhecidos das telenovelas portuguesas. Além disso, o GTC foi vencedor em vários festivais e tem vindo a acumular outros galardões, entre os quais a medalha de Mérito Municipal da Câmara de Lisboa, que receberam em 1990.

Espectáculos às 5ªs, 6ªs e Sábados pelas 22 horas, até 7 de Julho de 2007 (excepto dias 12 de Maio, 16, 22 e 23 de Junho)
Preço dos Bilhetes: Adultos - 10 euros; Jovens dos 16 aos 25 anos, Maiores de 65 anos e grupos com mais de 10 pessoas - 7,5 euros

Reservas e informações pelo telefone: 934 496 107 ou pelo mail teatro.carnide@gmail.com

----------------

TEATRO DA CORNUCÓPIA

A GAIVOTA de Anton Tchekov
Tradução: Fiama Hasse Pais Brandão
Encenação: Luis Miguel Cintra
Cenário e figurinos: Cristina Reis
Desenho de luz: Daniel Worm d’Assumpção
Actores: Dinis Gomes, Duarte Guimarães, Luis Lima Barreto, Luis Miguel Cintra, José Manuel Mendes, Márcia Breia, Ricardo Aibéo, Rita Durão, Rita Loureiro, Teresa Sobral e Tiago Matias.

De 31 de Maio a 24 de Junho de 2007

Sinopse:
«Numa quinta russa do fim do século XIX o jovem escritor filho de uma conhecida actriz apresenta à família a sua peça de teatro representada pela rapariga que ama. O espectáculo é incompreendido pela sua mãe em férias e pelo seu amante, escritor de sucesso. A rapariga apaixona-se pelo escritor, decide fugir para Moscovo e ser actriz. O rapaz fica no campo com o grupo de personagens que povoam a sua vida: um tio reformado, o administrador da quinta e a mulher, a filha infeliz de ambos, um professor de aldeia, um médico de província, os criados. Dois anos depois a mãe e o amante voltam. O rapaz vive a escrever. A sua antiga amada volta também, às escondidas: é uma actriz sem sucesso, vive sozinha, teve um filho do escritor, que morreu. O reencontro é difícil. O rapaz suicida-se. E a vida continua.
Tchekov, génio do teatro do princípio do século XX e da arte do conto, mestre na análise das relações humanas e na elaboração musical dos diálogos, inventor da personagem colectiva, retratista do quotidiano, cria com estas cenas da vida de um pequeno grupo de personagens de há um século atrás, um irónico microcosmos onde os homens, sem dar por isso, se debatem com as grandes questões do pensamento humano: a busca da felicidade, o sentido da existência, a dificuldade de amar, o conflito do novo com o velho, as relações da arte com a vida, o trabalho e o dinheiro, as diferenças de classe. É a primeira das suas grandes peças, fundadoras do teatro moderno. E o ponto de partida para todas as reflexões. »

Teatro do Bairro Alto, Lisboa
Rua Tenente Raúl Cascais, 1-A
1250-268 LISBOA
PORTUGAL
De 3ª a sábado às 21:00 ; domingo às 16:00

Preços:
Normal: 13€
50 % de desconto para estudantes, jovens até 25 anos e maiores de 65 anos


Telf. (00351) 21 396 15 15
(00351) 21 396 92 05

e-mail: bilheteira@teatro-cornucopia.pt



No comments:

Acerca da essencial e discreta diferença / Júlia Lello (poema) & David Zink (música)

Da Ciência e da Arte / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

David Zink - Dolphin Dance

Falas de amor / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

LALO (1823-1892) - Sinfonia Española (1º and.) / Miguel Zink

Lalo - Symphonie Espagnole - 4th mov. / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

J.S. Bach - Violin Sonata, BWV 1001, I&IV / Miguel Zink, 15y.

David Zink - Jupiter (1st approach, abridged)

Canção de embalar / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

Sphera Mundi / David Zink

Miguel Zink, 15 anos, 1.º Prémio do Concurso A. Capela, no Concerto dos Laureados, 2010.05.30

Mendelssohn's Violin concerto, op. 64, 1st. mov. / by Miguel Zink

This video posted by Ars Integrata was available here during circa one year, but has been removed by the original publisher (C.A.) in December 2012