ARS INTEGRATA é um projecto aberto assente na criação e fruição artística multidisciplinar, aberto a criadores, investigadores e ao público em geral interessado nas suas diversas áreas, livre de preconceitos de género ou estilísticos. Contamos com a vossa colaboração neste forum. -Para mais informação ver abaixo ou escreva-nos para E-mail: arsintegrata@gmail.com

-

David Zink - Fictitious Sports (c. 2004)

Friday, May 11, 2007

ARS MUSICA (1)

Acontece em Lisboa (Portugal)...


Sábado, dia 12, a partir das 14h, no Pequeno Auditório do CCB, realiza-se a finalissima do concurso A. Capela (violino), destinado a premiar jovens violinistas até aos 17 anos de idade. Será uma óptima oportunidade para avaliar o estado da arte do ensino e prática do violino em Portugal, e conhecer de perto as melhores promessas de futuro deste instrumento entre nós, que nos últimos anos tem conhecido um incremento sem precedentes.


-----------------


Domingo, dia 13, às 17h, será de não perder o espectáculo do OPUS ENSEMBLE no Pequeno Auditório do CCB que assinala o lançamento do seu último disco (ed. Numérica), retomando a sua formação original em quarteto, ao ter finalmente encontrado um muito digno sucessor de Bruno Pizzamiglio (falecido em 1997), com a entrada do jovem Pedro Ribeiro, reconhecidamente o melhor oboísta português da actualidade, que se junta aos "históricos" e consagrados Alejandro Erlich-Oliva (contrabaixo), Ana Bela Chaves (viola) e Olga Prats (piano).

Programa em: http://www.ccb.pt/ccb/cgi-bin/ccbnav.php?CurCatId=7&CurTemId=4&CurEveId=2832

Nota biográfica de Pedro Ribeiro em: http://www.musica.gulbenkian.pt/?cgi-bin/wnp_db_dynamic_record.pl?dn=db_musica_biographies_pt&sn=musica&orn=742

Sobre o Opus Ensemble ver: http://pt.wikipedia.org/wiki/Opus_Ensemble

Nota: quem não puder ir, talvez possa ouvir em directo na Antena 2

2 comments:

Nada de novo na frente ocidental said...

Sim, talvez seja uma boa oportunidade de "ver" ou ouvir o estado da arte do ensino do violino em Portugal. Ou talvez não... Ou talvez já tudo esteja 'encaminhado'...

Mas à partida já se sabe qual esse "estado", ou não? É só saber como ficam posicionados os nossos jovens em concursos internacionais, mesmo não de primeiro plano.
Acho eu...

Barone said...

É claro que abf tem parcialmente razão (no violino estamos a par da média do que se faz lá fora, mas muito longe do topo internacional), mas também me parece evidente que muito mudou na cena musical portuguesa nos últimos anos.
Quanto a concursos, todos sabemos o que frequentemente acontece. É uma pecha nacional, mas não é só cá!!! Nem os cozinhados acontecem só na música!
Em todo o caso, todos podem concorrer e mostrar o que valem. Se ganham prémios ou não, isso é outra coisa... É por isso que é importante ir assistir, para podermos formular o nosso próprio juízo.

Acerca da essencial e discreta diferença / Júlia Lello (poema) & David Zink (música)

Da Ciência e da Arte / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

David Zink - Dolphin Dance

Falas de amor / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

LALO (1823-1892) - Sinfonia Española (1º and.) / Miguel Zink

Lalo - Symphonie Espagnole - 4th mov. / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

J.S. Bach - Violin Sonata, BWV 1001, I&IV / Miguel Zink, 15y.

David Zink - Jupiter (1st approach, abridged)

Canção de embalar / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

Sphera Mundi / David Zink

Miguel Zink, 15 anos, 1.º Prémio do Concurso A. Capela, no Concerto dos Laureados, 2010.05.30

Mendelssohn's Violin concerto, op. 64, 1st. mov. / by Miguel Zink

This video posted by Ars Integrata was available here during circa one year, but has been removed by the original publisher (C.A.) in December 2012