POESIA ERÓTICO-SATÍRICA NAS «NOITES COM POEMAS
»A arte poética, como todas as artes, encerra inúmeras vertentes, desde a mais intimista (introspectiva e reveladora de estados de alma) à que pretende navegar na transcendência cosmogónica. Isto para já não falar dos processos que o poeta utiliza para se expressar e nos maravilhar, que vão desde a simples rima e da métrica espartilhada ao ritmo solto das palavras, em linhas sincopadas ou encadeadas...
No entanto, há também uma poesia que cartesianamente aborda o tangível, ou até o lado mais prosaico da vida, numa verdadeira festa de sentidos, indo da despreconceituada descrição da voluptuosidade das formas à crítica mordaz.
Recordamo-nos da "cantiga de escárnio e maldizer", que a Idade Média cultivou de modo particular, mas também da poesia erótico-satírica que, projectada na segunda metade do século XVIII pelo inesquecível génio de Bocage, vem de tempos bem mais recuados - não esqueçamos que o erotismo está bem presente no bíblico "Cântico dos Cânticos" - e avança até aos nossos dias para nos alegrar, diferindo na forma e no conteúdo mas não na sua essência.
É esse o caso da sessão que nos é proposta para a próxima 6.ª feira, dia 20 de Maio, no auditório da Biblioteca Municipal de Cascais, em S. Domingos de Rana, pelas 21h.
A não perder!
-
No comments:
Post a Comment