Cultura Romena abre Festa da Francofonia 2010
Ars Integrata estende a todos os seus leitores o convite (entrada livre) que nos foi endereçado:
«O cartaz com fundo verde anuncia o requintado recital romeno-francês de violino & piano que terá lugar na charmosa Sala dos Espelhos do Palácio Foz (Praça dos Restauradores, junto ao elevador da Glória ; metro: restauradores), na 3a feira, 16 de Março de 2010, às 18h30».
O duo formado pela violinista romena Clara Cernat e o violinista francês Thierry Huillet, traz-nos um reportório que promete galvanizar o público: Danse Macabre, de Camille Saint-Saëns (1835-1921), Tzigane de Maurice Ravel (1875-1937), Méditation de Thaïs, de Jules Massenet (1842-1912), e a 3.ª Sonata do mais célebre compositor romeno, George Enescu (1881-1955).
Ambos desenvolveram brilhantes carreiras a solo, antes de formarem um duo que tem vindo a somar êxitos pelas suas actuações na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia, desde que em 1991 foram convidados a actuar no Festival Internacional de Sion (Suissa). Actualmente, são ambos professores no Conservatório de Toulouse (França), assim como no Centro para a instrução avançada de música da mesma cidade.
Clara Cernat conquistou diversos prémios como intérprete de violino, tendo sido vencedora do concurso internacional de J. S. Bach (Paris), entre outras distinções. Thierry Huillet, além de ser um compositor de reconhecido mérito, enquanto pianista venceu diversos concursos de grande prestígio, como o Robert Casadesus International Piano Competition for Piano (Cleveland), o de Busoni (Itália) e o International Music Competition of Tokyo
E, «(...) no segundo evento : a gala romena no âmbito da Festa da Francofonia - na sede do ICRL (nas instalações do Instituto Franco-Português, av.ª Luís Bívar, 91 Lisboa ; estação de metro São Sebastião), 5.ª feira 18 de Março de 2010. O serão vai começar as 19h40 na nossa sala de conferências (5.º andar), com a inauguração da Exposição da Associação dos Artistas Fotógrafos de Roménia, seguida por um recital de stand-up poetry da actriz Andreia Macedo (poemas romenos & franceses em versões portuguesas & francesas) & um beberete; depois, os espectadores vão migrar para o Auditório do Instituto Franco-Português (na cave do mesmo prédio), onde as 21h00 assistiremos ao concerto do virtuosíssimo Sergiu Nichitovschi (flauta de Pã), acompanhado por uma pianista, e um espectáculo de danças & musicas tradicionais romenas (apresentado pelo grupo Doina).
Esperamos que consigam trazer convosco muitos amigos, para mostrar uma vez mais a importância dos laços culturais que nos unem, num verdadeiro sentido de amizade.»
Virgil Mihaiu
Director do ICR - Instituto Cultural Romeno
-
No comments:
Post a Comment