Rui Zink apresenta hoje*, pelas 18h30, na Biblioteca Nacional de Portugal (localização in: http://www.bn.pt/sobre-a-bn/informacoes-uteis.html), o último livro** do colectivo de autores - já conhecido como «O Bando dos 7» -, são eles: Alice Vieira, João Aguiar, José Fanha, José Jorge Letria, Luísa Beltrão, Mário Zambujal e Rosa Lobato Faria. Não, não se trata de sete escritores a glosar um tema, é uma escrita conjunta em que os solistas se fundem em afinado coro gregoriano de uma só voz. Como diria Fernando Pessoa, "primeiro estranha-se, depois entranha-se"!
Desta vez atreveram-se a "brincar" com um dos maiores e intocáveis vultos da literatura portuguesa: nada menos que Eça de Queirós! O feito não é de somenos, e, atente-se que foram precisos sete!! Sete «bons malandros» (diga-se em abono da verdade).
Parece que não se sairam mal, e Eça só tem a ganhar com isto, pois o leitor tenderá sempre a (re)visitar Os Maias, e a procurar estabelecer os elos entre a primogénita tragédia e a saga bem humurada recém-criada, também ela condenada ao sucesso.
* Adiantamos que o blogfriend Ars Litteraria (v. http://www.arslitteraria.blogspot.com/ ) conta publicar amanhã o texto que Rui Zink escreveu para a apresentação da presente obra
**A edição é da Oficina do Livro (v. http://www.oficinadolivro.pt/site/bookDetails.aspx?BookID=371 )
3 comments:
Desculpe-me, é só um pequeno reparo, não leve a mal. Esta Frase: - 'Primeiro estranha-se depois entranha-se' - não foi inventada pelo Alexandre O'Neill, mas, sim, pelo Fernando Pessoa, que a escreveu para um anúncio da Coca-Cola, e que foi recusado.
Ars Integrata só tem a agradecer o seu reparo informado e atento a este nosso lapso (ah a patologia de Alzheimer, a dislexia, a mera ignorância, "what else", por vezes fazem das suas...). Vamos já corrigir. Saudações literárias
Agradeço a vossa atenção.
A mim também me acontece ter desse tipo de "crises" e, também, gosto que me façam o reparo.
Saudações literárias.
Post a Comment