ARS INTEGRATA é um projecto aberto assente na criação e fruição artística multidisciplinar, aberto a criadores, investigadores e ao público em geral interessado nas suas diversas áreas, livre de preconceitos de género ou estilísticos. Contamos com a vossa colaboração neste forum. -Para mais informação ver abaixo ou escreva-nos para E-mail: arsintegrata@gmail.com

-

David Zink - Fictitious Sports (c. 2004)

Wednesday, October 31, 2007

ARS CURATOR (6) : ARS MUSICA (25) : Saint Verdi


REQUIEM
DE VERDI na Aula Magna

Amanhã, feriado de «todos-os-santos», dia 1 de Novembro, pelas 21h30 na Aula Magna, em Lisboa, a Nova Orquestra Sinfónica de Lisboa, sob a direcção de Albertino Monteiro, estreia-se apresentando a grandiosa Missa de Requiem (1874), de Giuseppe Verdi (1813-1901).

Num país onde nos últimos anos, sob os mais variados pretextos de vários (des)governos, têm sido extintas prestigiadas orquestras sinfónicas, é de louvar e apoiar o surgimento de uma nova orquestra sinfónica de iniciativa privada.

Solistas: Conceição Seabra Galante, Soprano ; Alicia Nafé, Meio-soprano ; Alberto Giner, Tenor
Nuno Villalonga, Baixo
Nova Orquestra Sinfónica de Lisboa
Coro da Nova Orquestra Sinfónica de Lisboa
Direcção: Albertino Monteiro

Mais informações em: http://www.ul.pt/portal/page?_pageid=173,435071&_dad=portal&_schema=PORTAL

Monday, October 29, 2007

ARS LITTERATUR (9) : Le Pavillon Japonais


NOITE WENCESLAU NO TEATRO SÃO LUÍS


Hoje, 2.ª feira, dia 29 de outubro às 22 horas no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz, António Jorge Gonçalves e Rui Zink apresentam o seu trabalho de pesquisa criativa efectuado na viagem ao Japão em 2005 (na qual foram bolseiros da Fundação Oriente), por ocasião da publicação do Romance Gráfico REI.

Tendo como guia Wenceslau de Moraes, a noite será de palavras, imagens e música sobre a cultura japonesa e suas várias declinações, em particular a forma ocidental de nos debruçarmos sobre ela.
O que não impede, antes pelo contrário, que seja uma noite de festa. A entrada, para começar, é livre.

Para ver o trailer do livro:

Wednesday, October 24, 2007

ARS LITTERATUR (8) : Eça agora? Essa agora!



LANÇAMENTO NA BNP DO ÚLTIMO LIVRO D' «O BANDO DOS 7»


Rui Zink apresenta hoje*, pelas 18h30, na Biblioteca Nacional de Portugal (localização in: http://www.bn.pt/sobre-a-bn/informacoes-uteis.html), o último livro** do colectivo de autores - já conhecido como «O Bando dos 7» -, são eles: Alice Vieira, João Aguiar, José Fanha, José Jorge Letria, Luísa Beltrão, Mário Zambujal e Rosa Lobato Faria. Não, não se trata de sete escritores a glosar um tema, é uma escrita conjunta em que os solistas se fundem em afinado coro gregoriano de uma só voz. Como diria Fernando Pessoa, "primeiro estranha-se, depois entranha-se"!

Desta vez atreveram-se a "brincar" com um dos maiores e intocáveis vultos da literatura portuguesa: nada menos que Eça de Queirós! O feito não é de somenos, e, atente-se que foram precisos sete!! Sete «bons malandros» (diga-se em abono da verdade).

Parece que não se sairam mal, e Eça só tem a ganhar com isto, pois o leitor tenderá sempre a (re)visitar Os Maias, e a procurar estabelecer os elos entre a primogénita tragédia e a saga bem humurada recém-criada, também ela condenada ao sucesso.

* Adiantamos que o blogfriend Ars Litteraria (v. http://www.arslitteraria.blogspot.com/ ) conta publicar amanhã o texto que Rui Zink escreveu para a apresentação da presente obra

**A edição é da Oficina do Livro (v. http://www.oficinadolivro.pt/site/bookDetails.aspx?BookID=371 )

Saturday, October 20, 2007

ARS MUSICA (24) : Ensemble Gere Anjos...


ENSEMBLE JER AO VIVO NO PALÁCIO ANJOS

No próximo dia 26 de Outubro de 2007, pelas 18 h (1.ª sessão) e às 22h (2.ª sessão), o Ensemble JER, apresenta no Palácio Anjos, em Algés (paralelo à Marginal e próximo da estação de comboios) um espectáculo-concerto especialmente concebido para este local, onde também está instalado o CAMB - Centro de Arte Manuel Brito (possibilitando ver na ocasião parte da sua importante colecção de obras de arte). As várias peças do programa são apresentadas em diversos espaços do edifício, criando não só uma relação com a arquitectura e um diálogo com as obras expostas, mas também convidando os espectadores a uma espécie de promenade lúdica e poética pelo sítio específico.

O Ensemble JER – Os Plásticos de Lisboa, dirigido por José Eduardo Rocha, é um grupo especializado na interpretação de música clássica com toy instruments (i.é, instrumentos de plástico), em forma de Teatro Musical. O seu reportório abrange quase todas as épocas da música ocidental. O grupo está em actividade desde 1990, e já realizou mais de 100 espectáculos, em Portugal, Espanha e Alemanha.

Os cinco músicos executarão peças de Mozart, Beethoven, Satie, Strauss, Delius, Grainger, Stravinsky e Reich, por ordem cronológica, numa interpretação livre, fantasiosa e humorística da história da música.

Programa e condições de acesso in Ars Musica (20) (v. http://arsmusica2u.blogspot.com/ )

Espectáculo imperdível!

Erudito, popular, lúdico, sério, didáctico, contangiante, hilariante

Friday, October 19, 2007

ARS LITTERATUR (7) : Nova escrita desenhada


NOVO ROMANCE GRÁFICO DE RUI ZINK E JORGE GONÇALVES




Hoje, 6.ª feira, às 18h30, na FNAC (Centro Comercial Colombo, em Lisboa), é apresentado ao público REI, o mais recente livro que resultou da colaboração de dois mestres das respectivas áreas, numa feliz fusão em novos moldes de dois géneros artísticos - o literário e o das artes plásticas - criando uma original alternativa à tradicional banda desenhada.

Dez anos depois do amplo sucesso de A Arte Suprema, António Jorge Gonçalves (desenhos) e Rui Zink (texto) apresentam um novo "romance gráfico, poético, triste, feliz, onde o mito de Frankenstein é revisitado a uma nova luz: a de que remendos e enxertos podem, além de criar monstros, salvar vidas".

Tuesday, October 16, 2007

ARS MUSICA (23) : Memórias de Adriano...


HOMENAGEM A ADRIANO CORREIA DE OLIVEIRA (1942-1982)


Passam hoje 25 anos da morte de não apenas um dos melhores cantores de intervenção da música popular portuguesa, assim como do fado e da balada de Coimbra onde estudou, mas também um homem de grande coragem e empenho solidário na primeira linha da luta contra a ditadura, e a todos os títulos um dos melhores filhos que Portugal contemporâneo conheceu.

Em boa hora, uma prestigiada instituição centenária - A Voz do Operário (v. http://www.vozoperario.pt/ ), sediada perto do Largo da Graça, em Lisboa -, decidiu prestar-lhe pública homenagem, a qual inclui:

- hoje, terça-feira, dia 16 de Outubro:
18 h - inauguração da exposição sobre o homem e o artista, seguido de uma sessão de poesia por José Fanha, Maria do Céu Guerra e Carlos Paulo;
20h - jantar-convívio, seguido de algumas interpretações de canções de Adriano, por Luís Cília, José Barata Moura, etc., e a culminar, um colóquio

- sábado, dia 20 de Outubro, a partir das 21h30 - Concerto "25 anos - 25 canções", com a participação, entre outros, de Amélia Muge, Brigada Vítor Jara, Fausto, Fernando Tordo, Francisco Fanhais, Janita Salomé, Luís Represas, Luísa Basto, Manuel Freire e Pedro Abrunhosa ; e, pelas 24h, uma serenata pelo Grupo de Guitarra e Canto de Coimbra. Entrada livre como o vento (como Adriano gostaria que fosse).

Marguerite Yourcenar escreveu um belo livro sobre um homónimo pretérito, imperador romano, mas se fosse viva gostariamos de a poder convocar a escrever sobre o nosso Adriano, crentes que ao mergulhar na sua voz feita de seiva fresca alimentada de coragem, poderia ter produzido "Memórias" não menos belas...

Dedicatória em forma de poema:


ADRIANO / por Manuel Alegre

Não era só o som a oitava
que ele queria sempre mais acima
nem sequer a palavra que nos dava
restituída ao tom de cada rima.

Era a tristeza dentro da alegria
era um fundo de festa na amargura
e a quase insuportável nostalgia
que trazia por dentro da ternura.

O corpo grande e a alma de menino
trazia no olhar aquele assombro
de quem quer caber e não cabia.

Os pés fora do berço e do destino
alguém o viu partir de viola ao ombro
Era Outubro em Avintes. E chovia.


Mais informação em: http://arsmusica2u.blogspot.com/

Monday, October 15, 2007

ARS LITTERATUR (6) - ARS POETICA (11)
Convites...

Alguns convites de participação graciosa:

1.
Quarta-feira, dia 17, pelas 22 horas, na Biblioteca de São Domingos de Rana - nova sessão de Noites Com Poemas 2, tendo como convidada Ana Paula Guimarães, em redor do tema Poesia Com Tradição.

2.
Quinta-feira, dia 18, pelas 16 horas, na Livraria-Galeria Verney, em Oeiras, sessão a meu cargo, com o tema Poemas Contra A Corrente.


3.
Sexta-feira, dia 19, pelas 21h30, no Padrão dos Descobrimentos, em Belém-Lisboa, apresentação do livro de Pedro Mota, com o título Quatro Ventos, Sete Mares, relato de viagens pelas quatro partidas do mundo.

4.
Sábado, dia 20, pelas 16 horas, na Junta de Freguesia de Carcavelos, apresentação do livro de poemas da autoria de Carlos Peres Feio, PodiamSerMais.

- Jorge Castro

Friday, October 12, 2007

ARS MÚSICA (22) : Portuguese Contemporary Music = Música Contemporânea Portuguesa

THE MOMENT OF BEING PEDRO CARNEIRO - Concerto de Lisboa


Amanhã, sábado, dia 13 de Outubro às 21h30 no auditorio do Instituto Franco-Português (Lisboa), há uma excelente oportunidade para ver o que de melhor se está a fazer em Portugal no âmbito da chamada Música Contemporânea electroacústica.


Aqui, no Ars Integrata (in «ARS MUSICA (17) : Scripting around around the "Festival de Música Viva 2007"...») referimo-nos pormenorizadamente a este concerto que mereceu grande aclamação por ocasião da sua realização na Casa da Música, mas quem não se deslocou ao Porto tem agora a ocasião de assistir à sua reposição em Lisboa.

Programa e informação adicional em Ars Musica 2U (in: http://arsmusica2u.blogspot.com/ )


Ars Integrata recomenda vivamente!

Wednesday, October 10, 2007

ARS MUSICA (21) : Homenagem a Tânia Achot

TÂNIA ACHOT com a OSJ em S. Carlos

Depois de amanhã, 6.ª feira, dia 12 de Outubro, pelas 21 horas, no Teatro Nacional de S. Carlos, terá lugar um dos mais altos momentos musicais do ano realizados em Portugal : a oportunidade de poder assistir à superlativa qualidade pianística de Tânia Achot, russa de nascimento mas ligada ao nosso país pelo seu casamento com o conhecido pianista Sequeira Costa. O concerto contará ainda com a excelente Orquestra Sinfónica Juvenil e prestações de alguns dos antigos e actuais alunos de excelência da pianista.
v. mais informação, incluindo nota biográfica e programa completo em Ars Musica 2U (in: http://arsmusica2u.blogspot.com/ )
A não perder!

Wednesday, October 3, 2007

ARS POETICA (10) - poesia vadia, hoje

A Ler Devagar e a Eterno Retorno, ambas conhecidas e renomadas livrarias do Bairro Alto, conciliaram esforços e, no seguimento de vicissitudes várias, iniciaram um projecto comum no Braço de Prata.

As sessões de Poesia Vadia, com uma existência regular de cinco anos, foram também perturbadas pelas invocadas vicissitudes. Mas irão agora retomar outro alento nestas novas instalações, tendo a primeira sessão lugar já hoje, dia 03 de Outubro, pelas 22 horas.

Ler, então, devagar e num eterno retorno em braço de prata, parece-me bem...

Como sempre, aos interessados, pedem-se poemas e disposição de partilha.

A regra de ouro é apenas uma: não haver regras.

Até mais logo, então.

Monday, October 1, 2007

ARS MUSICA (20): lux aeterna, musica mundi


DIA MUNDIAL DA MÚSICA

Comemora-se hoje o Dia Mundial da Música, com o alto patrocínio da UNESCO (v. http://www.unesco.pt/cgi-bin/home.php ), que no ano de 1975 acolheu em boa hora a iniciativa do seu "embaixador", o grande violinista e humanista Sir Yehudi Menhuin (1916-1999), então na qualidade de Presidente do International Music Council ( v. http://www.unesco.org/imc/ ).

Na impossibilidade de dar informação particularizada sobre toda a programação prevista para comemorar esta data, Ars Integrata dá apenas destaque a um dos eventos mais significativos: Bang Crash Splash! - Maratona de Percussão, organizada por Pedro Carneiro (o melhor percussionista português!), que decorrerá entre as 10h e as 24h deste mesmo dia 1 de Outubro de 2007, no Teatro Municipal de S. Luís, em Lisboa (v. detalhes in: http://arsmusica2u.blogspot.com/ ).

Acerca da essencial e discreta diferença / Júlia Lello (poema) & David Zink (música)

Da Ciência e da Arte / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

David Zink - Dolphin Dance

Falas de amor / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

LALO (1823-1892) - Sinfonia Española (1º and.) / Miguel Zink

Lalo - Symphonie Espagnole - 4th mov. / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

J.S. Bach - Violin Sonata, BWV 1001, I&IV / Miguel Zink, 15y.

David Zink - Jupiter (1st approach, abridged)

Canção de embalar / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

Sphera Mundi / David Zink

Miguel Zink, 15 anos, 1.º Prémio do Concurso A. Capela, no Concerto dos Laureados, 2010.05.30

Mendelssohn's Violin concerto, op. 64, 1st. mov. / by Miguel Zink

This video posted by Ars Integrata was available here during circa one year, but has been removed by the original publisher (C.A.) in December 2012