ARS INTEGRATA é um projecto aberto assente na criação artistica multidisciplinar, fundado por David Zink a partir de um ensemble homónimo - de dimensão e composição variáveis, mas com um "núcleo duro" composto pelo Corelis (coro misto, dirigido pela maestrina Carmen Rodrigues), DZ (autor-intérprete, direcção musical, piano e sintetizadores), Equivalentes (projecções cenográficas, fotografia), Jorge Castro e Júlia Lello (poetas, intérpretes), Leonor Henriques, Mafalda Tello e Sophia Sylva (bailarinas) - que recentemente se apresentou na Culturgest, misturando vários géneros e formas artísticas, integradas por texturas musicais a partir da fusão de elementos populares e eruditos, do jazz e do rock à música clássica e à vanguarda, tendo sido muito aplaudido pela assistência que encheu a prestigiada sala de concertos...
... e pretende ser também uma associação emergente e um espaço de discussão, conhecimento, troca de experiências e informação, abrangendo todas as formas de arte (incluindo a música, a dança, as «belas artes», a literatura e a poesia, etc.), aberto tanto a artistas executantes, como a investigadores e ao publico em geral interessado nestas matérias.
Contamos com a vossa colaboração neste forum, quer venham ou não a ser membros da Associação ARS INTEGRATA!
E-mail: arsintegrata@gmail.com
Aquarium / David Zink. - 1998
-------------------------
P.S.: Não queremos deixar de registar o merecido aplauso aos nossos convidados no espectáculo da Culturgest: A orquestra Os Violinhos, que espalhou a sua magia como sempre, a provar que o elevado nível musical não é incompatível com a baixa faixa etária dos seus elementos; o duo formado pelo violinista Miguel Lello Simões (1.º prémio do concurso Tomás Borba em 2000, 2.º prémio do concurso jovens músicos em 2002 e 2003) e o pianista Francisco Lourenço (1.º prémio no concurso Florinda Santos, 1998); assim como o justamente consagrado poeta-intérprete arq. José Fanha. E a finalizar, um brinde da organização (Lions): Luís Represas, numa rara actuação a solo, que encantou como sempre pelas suas canções, pelo inconfundível timbre da sua voz e qualidade interpretativa.
-------------------------
The Next Door / David Zink. - 1998
-------------------------
No plano dos eventos musicais que irão ocorrer este mês em Lisboa, recomendamos vivamente:
- O Festival "Os dias da música", no CCB - Centro Cultural de Belém , este ano dedicado ao piano (ver programa detalhado em http://www.ccb.pt/ccb/). Uma excepção ao reportório pianístico: A orquestra os Violinhos toca lá no sábado, dia 21, às 17 h.
- o próximo concerto da OSJ, sob a direcção do maestro Christopher Bochman, no Palácio da Ajuda, domingo, dia 29, no Palácio da Ajuda, pelas 17 h. A não perder: o belissimo concerto para violino n.º 1 em sol menor, op. 26, de Max Bruch, cujo solista será o excelente João Andrade (ver em http://www.sinfonica-juvenil.com/agenda.htm )
Saudações musicais
2007-04-20
-------------------------
ARS INTEGRATA recomenda blogfriends (por ordem alfabética, para não ferir susceptibilidades):
- http://abibliotecadejacinto.blogspot.com/ (biblioteconomia, reflexão, etc.)
- http://hamletandmusic.blog.com/ (música, fotografia, futebol tiffosi, etc.)
- http://sete-mares.blogspot.com/ (poesia)
e sitefriends:
- http://www.equivalentes.org/ (fotografia)
- http://saltonoescuro.no.sapo.pt/ (espectáculos e ateliers interactivos)
- http://www.sinfonica-juvenil.com/ (Orquestra Sinfónica Juvenil)
- http://www.violinhos.net/ (Os Violinhos / Academia de Música de Lisboa)
N.B.: O Ars Integrata é um espaço de livre-pensamento e de debate de ideias - independemente das seus colaboradores -, não possuindo vinculação a correntes estéticas particulares, nem comprometimento clubístico, político-partidário, ou de cariz confessional, pelo que não assume qualquer comprometimento com os textos e opiniões expressas e/ou praticadas tanto no seu blog como naqueles que divulga (idem, para sites).
Edificatio / David Zink. - 1998
-------------------------
free web counter
-------------------------
5 comments:
No plano dos eventos musicais que irão ocorrer este mês em Lisboa, recomendo vivamente:
- o Festival do CCB "Os dias da música", este ano dedicado ao piano. Entre os muitos aliciantes do extenso programa, destaco a priori o pianista Fasil Say, que se propõe tocar "Os quadros de uma exposição", de Mussorgsky.
- o próximo concerto da OSJ no Palácio da Ajuda, domingo, dia 29, no Palácio da Ajuda, pelas 17 h. A não perder: o belissimo concerto para violino n.º 1 em sol menor, op. 26, de Max Bruch, cujo solista será João Andrade
Saudações musicais
JZ
Meu caro,
Saúdo o aparecimento do blog Ars Integrata, que já incluí nas minhas "Correntes de Proximidade" do Sete Mares.
Um grande abraço.
Jorge Castro
Grandes momentos no Festival do CCB:
- Fasil Say não desiludiu quem nele apostou, bem pelo contrário confirmou porque é um dos maiores pianistas à face da Terra, mas também um excelente criador (i.e., compositor e... improvisador)
- Outro pianista superlativo: Alexander Gravylyuk que nos deu um "Rach" muito intenso, de cortar a respiração.
CONCERTO NO PALÁCIO DA AJUDA
29 de Abril - 17h00 - Palácio da Ajuda - Lisboa
Orquestra Sinfónica Juvenil
João Andrade – Violino
Direcção de Christopher Bochmann
Obras de Max Bruch, Smetana, Vivaldi e Weber
OPORTUNIDADE: Os leitores do ARS INTEGRATA blog que queiram assistir a este espectáculo que terá como ponto alto o fabuloso concerto para violino em sol menor, op. 26, de Max Bruch (solista: João Andrade), têm a possibilidade de obter convite gratuito, para o que têm que solicitar a reserva de lugar (com a maior urgência, pois prevê-se lotação esgotada) através de um dos seguintes endereços:
- mail@sinfonica-juvenil.com
- violinhos@sapo.pt
N.B.: O ensemble Os Violinhos foi convidado para abrir a 1.ª parte do espectáculo, e tocar com a OSJ o 1.º andamento do Concerto em Lá menor para dois violinos de Vivaldi
Saudações Musicais
Obrigado por me terem informado do excelente concerto da Orquestra Sinfónica Juvenil,dirigida pelo maestro Christopher Bochmann, que demonstrou o seu elevado nível em todo o reportório com que nos brindou, e cuja actuação terminou em veriginoso climax com a festiva obra de Smetana,Die Moldau.
Mas é claro que o enfoque esteve no concerto para violino, op. 26, de Max Bruch. Foi um momento inexquecível, ver que em Portugal pudemos ver um solista de tamanha excelência virtuosística e tão jovem..., pelo que aguardamos com ansiedade as futuras prestações de JOÃO ANDRADE, um nome a registar nas vossas agendas!!!
Viva o Ars Integrata, pelo privilégio que nos foi dado.
J. Barone
Post a Comment