
Para António Castilho, mestre experimentado do desenho da figura humana, que se deixou tocar pelo perscutar do olhar, sobretudo do elemento feminino «...Os teus olhos...» são a chave da revelação de tudo - mesmo quando se escondem por detrás de uma "máscara" de pedra imóvel, e a função do artista é ajudar a desocultar a linguagem por vezes indecifrável desse olhar.
Esta é, por conseguinte, uma exposição reveladora das inquietações do artista (e nesse sentido trata-se de arte que tem muito de expressionista ainda que reformatada pela influência da Pop Art), e portadora de uma estética depurada, que dispensa quaisquer ornamentos e elementos decorativistas em prol da concentração no objecto das suas atenções. Por outro lado, mesmo quando o seu desenho se apresenta linear, as sombras que nele se projectam adensam os factores de perturbação no espectador, criando uma atmosfera de sinais e signos ambíguos que radicam numa abordagem de ordem psicológica, muito para além das preocupações meramente estéticas.
Em suma: Uma exposição a ver com... olhos de ver!
Vai estar na Biblioteca Operária Oeirense (perto do edifício dos Paços do Concelho), em pleno centro histórico de Oeiras, de 7 a 16 de Julho.
No comments:
Post a Comment