.jpg)
-
David Zink - Fictitious Sports (c. 2004)
Wednesday, September 16, 2009
ARS POETICA (42): noite com poetas nas noites com poemas
.jpg)
Thursday, September 10, 2009
ARS BALLETICA (2): Polish Dance Theatre conclui o "Ciclo de Dança " de Oeiras - 2009
POLISH DANCE THEATRE NO JARDIM DO PALÁCIO MARQUÊS DE POMBAL
O Polish Dance Theatre, sob a direcção artística de Ewa Wycichowska, conclui a edição de 2009 do “Ciclo de dança” de Oeiras, com os bailados “Short Cuts” e “Wo-man in Tomatoes”, amanhã, sexta-feira, dia 11 de Setembro, às 21H30, no belo Jardim do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras (em frente ao edifício da Câmara Municipal, entrada pela lateral à direita).
A entrada é livre
«
"Short Cuts"
"Wo-man in Tomatoes"
Coreografia: Yossi Berg. Música: Nancy Sinatra, Julie London, Petula Clark, The treble spankers, The Chemical Brothers, Cosmo Cosmolino, Virginia Rodrigues, Edith Piaf. Figurinos: Dalia Líder
Notas biográficas:
Polish Dance Theatre
A companhia foi criada em 1973 por iniciativa das autoridades e meios artísticos locais. Estes 35 anos significam mais de 170 estreias, apresentadas em cinco continentes, com prémios como o do Festival de Arte em Edimburgo, onde a companhia recebeu o primeiro prémio Fringe Special. Em 2007 recebe o prestigiado prémio "Praga Ouro", da televisão Checa para produção de Festivais, para o desempenho "B@ttle between Carnival and Lent" e outros prémios na Polónia.
Tem tido a colaboração de notáveis coreógrafos de todo o mundo, entre outros Brigit Cullberg, Mats Ek, Örjan Andersson, Jens Ostberg, Karine Saporta, "Le Carnets Bogouet", Virpi Pahkinen e Jacek Przybylowicz.
O Polish Dance Theatre acompanha também eventos internacionais no plano político e económico, muitos através de filmes, documentários e produções televisivas, criando também estruturas educacionais e terapêuticas.
Em 2009, tal como em anos anteriores, organizou o XVI International Workshops de Dança Contemporânea e o VI International Festival of Dance Theatres, em Agosto. O Festival, que já existe desde 2003 mostrou inúmeras companhias internacionais, tais como: Compagnie Itinerrances (França); Karine Saporta (França); Agnieszka Laska Dancers (E.U.A.); Las Pleyadas Danza Contemporanea (México); The Symptoms Contemporary Dance and Theatre Company (Hungria); Compagnie Trajectoire (França); Dance Theatre Aura (Lituânia); Larumba Danza (Espanha); Skanes Dansteater Malmö (Suécia); Takako Matsuda (Japão), Yossi Berg / Oded Graf (Israel) e Hungarian Art of Movement Company (Hungria).
YOSSI BERG, coreógrafo
Yossi Berg recebeu o primeiro prémio do Ministério da Cultura Israelita, como "melhor Coreógrafo" e "melhor artista a solo”. Venceu os primeiros prémios do "Concurso Internacional de Coreografia", em Hanover, o “Concurso Internacional Serge Diaghilev de Arte Coreográfica” e o “Concurso Internacional de Coreografia, em Burgos e Nova Yorque.
Ganhou bolsas de estudo da “Internacional Tanzwochen Vienna” e da “Fundação Cultural América / Israel”, como bailarino e coreógrafo.
Berg trabalhou com DV8, em Londres, na Batsheva Dance Company (onde trabalhou com coreógrafos como Ohad Naharin, Jiri Kylian e Angelin Preljocaj, entre outros), na Companhia Yasmeen Godder, para citar apenas alguns. Desde 1997 as suas obras são encomendadas para a "Curtain-up / Exposição Internacional”, Festivais no Suzanne Dellal Center, em Tel Aviv e vários teatros através da Europa e Israel.
Criou obras para Companhias de Dança Internacionais tais como: 'Batsheva Dance Ensemble’ em Israel, ‘Donlon Dance Company’ e ‘Tanztheater Osnabruck’ na Alemanha, ‘Introdans' na Holanda, ‘Aura Dance Company’ na Lituânia, ‘Polish Dance Theater’, 'Belgrade Drama Theater', 'Muza Dance Company’ e ‘Seminar Hakibutzim University’m em Israel.
Os seus trabalhos são apresentados em diversos festivais por todo o mundo, onde ensina e orienta oficinas, de são exemplo o Teatro Comunale di Ferrara, Itália, Moga studio Japan, DansensHus Copenhagen, "Tseh" Moscow Summer Festival, TROIS C-L, Luxemburgo e o VSA artes Novo México.
ISTVAN JUHOS-PUTTO, coreógrafo
Istvan Juhos-Putto tem colaborado com as melhores companhias de dança contemporânea, tais como Kibbutz Contemporary Dance Company, Baatsheva Dance Company e Tanz - Fórum Köln, após a graduação na Budapest Ballet School.
Esta experiência está vincadamente marcada na sua linguagem coreográfica, que por um lado, está baseada na técnica de dança contemporânea, e por outro, dá origem a um novo estilo e estruturas temáticas particulares e únicas.
Cf. http://www.cm-oeiras.pt/default.aspx?Conteudo=Conteudo/Conteudo.ascx&idObj=41039&idCls=24
Tuesday, September 8, 2009
ARS CURATOR (28): (Des)Acordo Ortográfico na Fundação Mário Soares

A Fundação Mário Soares teve a amabilidade de nos enviar um convite que, com a devida vénia, estendemos a todos os nossos leitores para a apresentação de um livro que promete ser polémico: Demanda, Deriva, Desastre : os três Dês do acordo ortográfico, de Francisco Miguel Valada.
“Vemos, ouvimos e lemos, não podemos ignorar”, “é preciso avisar toda a gente” são frases do Canto Livre que ecoam na nossa memória (na voz clara e corajosa de Francisco Fanhais) e que assumem aqui plena pertinência. E, parafraseando Caetano Veloso, "Participar é preciso"!
O evento terá lugar na próxima 5.ª feira, dia 10 de Setembro, pelas 18 horas, na sede da Fundação, em frente da Assembleia da República.
-
A obra será apresentada por António Emiliano, professor da Universidade Nova de Lisboa, e ele próprio autor de uma obra lapidar sobre a matéria: O Fim da Ortografia: comentário razoado dos fundamentos técnicos do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990), Lisboa: Guimarães Editores, 2008
-
Esperemos, pois, que da discussão que irá terá lugar, possa fazer-se luz sobre esta matéria de enormes consequências para o futuro dos portugueses e de Portugal.
-
links úteis:
http://www.fundacao-mario-soares.pt/
http://www2.fcsh.unl.pt/docentes/aemiliano/AOLP90/index.html
-
Sunday, September 6, 2009
ARS TEATRALIS (8): Mito - Mostra Internacional de Teatro de Oeiras

O programa pode ser consultado no site http://www.mito-oeiras.com/index.html
-
A entrada nos locais de espectáculos é gratuita, mas carece de reserva (excepto nos casos de acções de rua)
A reserva de bilhetes pode ser efectuada por um dos seguintes meios:
- por e-mail: reservas@mito-oeiras.com
- por contacto telefónico: 91 885 98 28 / 96 523 82 33 / 91 335 96 60
As linhas telefónicas estão abertas entre as 10h e as 19h. Os bilhetes só podem ser reservados até às 16h do próprio dia.
Caso esteja esgotado, pode sempre tentar obter bilhetes no local (pois, não raro, sucedem desistências)