ARS INTEGRATA é um projecto aberto assente na criação e fruição artística multidisciplinar, aberto a criadores, investigadores e ao público em geral interessado nas suas diversas áreas, livre de preconceitos de género ou estilísticos. Contamos com a vossa colaboração neste forum. -Para mais informação ver abaixo ou escreva-nos para E-mail: arsintegrata@gmail.com

-

David Zink - Fictitious Sports (c. 2004)

Sunday, January 23, 2011

ARS CURATOR (43): Adelaide Cabete biografada por Isabel Lousada

-
ADELAIDE CABETE: História de uma heroína republicana


Ars Integrata
sugere:



No próxima terça-feira, dia 25 de Janeiro, pelas 18 horas, todos à Biblioteca-Museu República e Resistência, no polo da Cidade Universitária, na Rua Alberto de Sousa, n.º 10-A - Lisboa (paralela à Av.ª das Forças Armadas).


Motivo: Lançamento do mais recente e aprofundado estudo monográfico sobre Adelaide Cabete (1867-1935), a médica militante republicana e feminista, paladina pioneira das lutas pelas causas da liberdade e da igualdade de direitos sociais e políticos em Portugal, resultado de aturada investigação levada a cabo por Isabel Lousada, doutorada em Estudos Anglo-Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa e investigadora do CesNova - Centro de Estudos de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.


A obra em apreço, tem a chancela da CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (ver em http://www.cig.gov.pt/ ), constituindo o n.º 6 da «Fio de Ariana», uma colecção dedicada às mulheres que mais se destacaram no combate pioneiro pela emancipação feminina e pela igualdade de direitos.

Evento a não perder, não por todos aqueles que se interessam por conhecer as heroínas de um combate ainda não terminado (veja-se que entre os vários candidatos à Presidência da República ainda não surgiu uma única mulher), mas porque a própria historiografia tem ignorado o papel desempenhado por estas em acontecimentos primordiais, como foi o caso da implantação da República cujo centenário celebrámos em 2010, papel esse que só recentemente começou a ser reconhecido como crucial!

-

Sunday, January 2, 2011

ARS MUSICA (92): Cramol e ComSonante cantam as Janeiras, e não só...

-
Cramol tile [2010] / (re)designed by DZ

CONCERTO CORAL NA IGREJA MATRIZ DE OEIRAS

Dois dos mais interessantes coros de reportório etnográfico (e não só) - o CRAMOL (maestro: Eduardo Pais Mamede) e o COmSONANTE (maestro: Luís Pedro Faro) -, ambos de apurado sentido estético, dotados de excelentes recursos vocais e performativos, actuam na próxima 6.ª feira, dia 7 de Janeiro de 2011, pelas 21h30, na igreja-matriz de Oeiras (distrito de Lisboa). Entrada livre para um espectáculo a não perder!

No final, saída da Igreja para uma "arruada" pelo centro histórico a cantar as JANEIRAS até à Casa das Queijadas, onde haverá lugar para um animado convívio em boa companhia... enfim, uma noite diferente e muito prometedora...

links:
http://www.ocarina-music.pt/PT/Cramol.htm
http://www.comsonante.org/

-

Acerca da essencial e discreta diferença / Júlia Lello (poema) & David Zink (música)

Da Ciência e da Arte / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

David Zink - Dolphin Dance

Falas de amor / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

LALO (1823-1892) - Sinfonia Española (1º and.) / Miguel Zink

Lalo - Symphonie Espagnole - 4th mov. / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

J.S. Bach - Violin Sonata, BWV 1001, I&IV / Miguel Zink, 15y.

David Zink - Jupiter (1st approach, abridged)

Canção de embalar / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

Sphera Mundi / David Zink

Miguel Zink, 15 anos, 1.º Prémio do Concurso A. Capela, no Concerto dos Laureados, 2010.05.30

Mendelssohn's Violin concerto, op. 64, 1st. mov. / by Miguel Zink

This video posted by Ars Integrata was available here during circa one year, but has been removed by the original publisher (C.A.) in December 2012