ARS INTEGRATA é um projecto aberto assente na criação e fruição artística multidisciplinar, aberto a criadores, investigadores e ao público em geral interessado nas suas diversas áreas, livre de preconceitos de género ou estilísticos. Contamos com a vossa colaboração neste forum. -Para mais informação ver abaixo ou escreva-nos para E-mail: arsintegrata@gmail.com

-

David Zink - Fictitious Sports (c. 2004)

Sunday, November 21, 2010

ARS LITTERATUR (26): O «Grupo do Leão» revisitado



No próximo dia 11 de Dezembro, pelas 18 horas, terá lugar no Museu Nacional de Arte Contemporânea / Museu do Chiado, na Rua Serpa Pinto, 4 - Lisboa (junto ao Teatro Nacional de S. Carlos - metro: Baixa-Chiado), o lançamento do mais recente livro da dupla Rui Zink (texto) e Jorge Gonçalves (ilustração).

Trata-se de um projecto encomendado pelo próprio museu para dar a conhecer (ou, para os mais eruditos, muito simplesmente ajudar a recordar) os contornos daquele que foi talvez o mais influente movimento da arte portuguesa de finais século XIX, surgido na cervejaria Leão por volta de 1880 em resultado de uma tertúlia artístico-literária animada pelo pintor Silva Porto recém regressado de França, onde fora discípulo de Daubigny, e por outros artistas, como José Malhoa e os irmãos Columbano e Rafael Bordalo Pinheiro, que pretendiam cultivar o "realismo" (no que foram inconsequentes), e deram forma ao naturalismo de "plein air" (precursor do impressionismo), ainda que pontilhado por tendências que apontavam na direcção de um "realismo" tímido que não vingou (Silva Porto e Columbano) como na propensão para a representação do pitoresco (Malhoa).
--

Monday, November 15, 2010

ARS CURATOR (40): Visita à exposição "Viva a República", seguida de Concerto



Ars Integrata propõe para o próximo domingo, dia 21 de Novembro de 2010, o seguinte Programa:


I – às 14h30m – Visita-tertúlia à EXPOSIÇÃO «VIVA A REPÚBLICA!» na Cordoaria Nacional (concentração à porta, pelas 14h15m, na Av.ª da Índia, junto ao Hospital Egas Moniz, próximo da antiga F.I.L., em Lisboa). Comentadores-pivots: Elisa Soares, Isabel Lousada (Faces de Eva), e David Zink. A entrada é livre.

«Um século depois da implantação da República é tempo de reflectir sobre um dos ciclos políticos e sociais mais determinantes da história contemporânea portuguesa. A exposição Viva a República!, patente na Cordoaria Nacional, propõe uma viagem compreendida entre o triunfo da ideia republicana e a implantação do Estado Novo, passando por episódios tão marcantes como o da participação de Portugal na I Guerra Mundial.
Será, provavelmente, a grande exposição que assinala o centenário da implantação da República Portuguesa, e não é só pela área ocupada pelos sete núcleos expositivos que invadem por completo a Cordoaria Nacional. Em Viva a República!, o visitante viaja literalmente no tempo, recua aos tempos da monarquia constitucional e acompanha a primeira geração de republicanos que, em 1910, viria a fazer uma revolução que mudaria o curso do país, com todos os sucessos e fracassos que qualquer processo de ruptura implica.
Para isso, nas naves da Cordoaria Nacional, recriaram-se praças, ruas, edifícios e momentos simbólicos da história deste período, como um comício de republicanos, uma sublevação popular ou, até mesmo, uma travessia aérea sobre o Atlântico a bordo de um simulador que reproduz a odisseia heróica de Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Entre o lúdico e o pedagógico, a exposição Viva a República! propõe ainda, a par dos núcleos expositivos que correspondem aos vários momentos da história, dois espaços subordinados ao desporto e à cultura durante o período da I República. »
Do press release, in: http://centenariorepublica.cm-lisboa.pt/

II – às 18h – «CONCERTO DE SANTA CECÍLIA», “à luz das velas”, na Igreja de Santa Catarina (na Calçada do Combro, em Lisboa, perto do Largo de Camões ao Chiado e do elevador da Bica ; metro: Baixa-Chiado). A entrada é livre (embora seja solicitada uma contribuição facultativa para o restauro do órgão da igreja). O programa completo deste concerto – inteiramente preenchido com música barroca (J.S. Bach, Ficco, Händel, Veracini e Vivaldi) – e que reunirá duas orquestras de cordas, encontra-se disponível em:

http://arsmusica2u.blogspot.com/

A não perder! Apareça e traga outro amigo(a) também!
-

Sunday, November 14, 2010

ARS MUSICA (90): Concerto de Santa Cecília

-



No próximo domingo, dia 21 de Novembro, pelas 18 horas, realiza-se na Igreja de Santa Catarina, em Lisboa (na Calçada do Combro, perto do Largo Camões, ao Chiado), um memorável concerto dedicado a Santa Cecília ("padroeira dos músicos"), promovido pela Academia de Música de Lisboa, como é de tradição nesta data, com a participação do maravilhoso ensemble Os Violinhos, sob a direcção de Filipa Poejo.

Acresce que neste caso, o espectáculo comemorativo decorrerá "à luz das velas", e tem também uma boa causa: será solicitada ao público presente uma contribuição facultativa destinada a promover o restauro do precioso órgão daquela igreja.

O programa constituído por obras do período barroco, de Bach, Fiocco, Händel e Vivaldi, integra o bem conhecido Concerto em Fá Maior, RV293, de L'Estro Armonico, op. 8, n.º 3, intitulado «O Outono», ou seja um dos quatro concertos que compõem as famosas «Quatro Estações», de Antonio Vivaldi. A execução desta obra fundamental do reportório virtuosístico do século XVIII, estará a cargo da Orquestra de Cordas da Academia de Música de Lisboa, sob a direcção de Rui Fernandes, e terá como solista Miguel Zink.

Ver programa completo em Ars Musica 2U, in:

Sunday, November 7, 2010

ARS LITTERATUR (25): O «cão das ilhas» premiado!


O CÃO DAS ILHAS, de CONCEIÇÃO CALEIRO


O romance de estreia de Conceição Caleiro, «O Cão das Ilhas», já aqui referido no post Ars Litteratur (19), a 20 de Junho de 2009, acaba de ser galardoado pelo P.E.N. Clube com o prémio «1.ª obra»

ver: http://arsintegrata.blogspot.com/2009/06/ars-litteratur-19-o-cao-das-ilhas-de.html

Na verdade, Conceição Caleiro, mais conhecida como navegadora nas lides da crítica literária ousou saltar a barricada da escrita criativa, estreando-se na «arte do romance» (Kundera) e fê-lo com grande eficácia, ora certificada pela atribuição deste prestigioso prémio.

Ars Integrata recomenda, pois, a sua leitura a quem ainda não o fez.
Ver, em breve, nota crítica em: http://arslitteraria.blogspot.com/
-

Acerca da essencial e discreta diferença / Júlia Lello (poema) & David Zink (música)

Da Ciência e da Arte / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

David Zink - Dolphin Dance

Falas de amor / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

LALO (1823-1892) - Sinfonia Española (1º and.) / Miguel Zink

Lalo - Symphonie Espagnole - 4th mov. / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

J.S. Bach - Violin Sonata, BWV 1001, I&IV / Miguel Zink, 15y.

David Zink - Jupiter (1st approach, abridged)

Canção de embalar / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

Sphera Mundi / David Zink

Miguel Zink, 15 anos, 1.º Prémio do Concurso A. Capela, no Concerto dos Laureados, 2010.05.30

Mendelssohn's Violin concerto, op. 64, 1st. mov. / by Miguel Zink

This video posted by Ars Integrata was available here during circa one year, but has been removed by the original publisher (C.A.) in December 2012