ARS INTEGRATA é um projecto aberto assente na criação e fruição artística multidisciplinar, aberto a criadores, investigadores e ao público em geral interessado nas suas diversas áreas, livre de preconceitos de género ou estilísticos. Contamos com a vossa colaboração neste forum. -Para mais informação ver abaixo ou escreva-nos para E-mail: arsintegrata@gmail.com

-

David Zink - Fictitious Sports (c. 2004)

Sunday, June 27, 2010

ARS MUSICA (86): Iñaki Plaza e Ion Garmendia abrem Festival Sete Sóis, Sete Luas, em Oeiras



FESTIVAL SETE SÓIS, SETE LUAS
– World Music em Oeiras, de 25 de Junho a 3 de Setembro –



Está já aí a XVIII edição do Festival Sete Sóis, Sete Luas, na Fábrica da Pólvora (em Barcarena, no concelho de Oeiras). Este, abriu há dois dias atrás com um excelente concerto original, pontificado pelo imaginativo duo Iñaki Plaza e Ion Garmendia, aos quais se juntou um terceiro elemento na bateria, vindos do País Basco.

À semelhança dos inesquecíveis Korrontzki, que por lá passaram no ano passado, brindando o público com um dos melhores concertos do Festival, este grupo vem provar que o País Basco tem excelentes músicos e que, bem alicerçados na cultura tradicional, procuram ir mais além na criação de uma vibrante música de grande criatividade.

O público presente aderiu em pleno ao que se desenrolava em palco e não regateou calorosos aplausos. Foi, efectivamente, um excelente arranque que cria fortes expectativas para os próximos concertos que irão decorrer todas as 6.ªas feiras, pelas 22 horas, até ao início de Setembro.

Recorde-se que o Festival Sete Sóis Sete Luas, é promovido por uma rede cultural de trinta cidades de dez países do Mediterrâneo e do Atlântico - Brasil, Cabo Verde, Croácia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos e Portugal, visando divulgar as tradições de cada um dos países envolvidos e estimular o intercâmbio cultural entre os mesmos.

Ver programa completo em:
http://arsmusica2u.blogspot.com/2010/06/ars-musica-87-festival-sete-sois-sete.html

-

Wednesday, June 23, 2010

Ciclo de Conferências «Qem fez a República?» tem lugar em Pombal

-

CICLO DE CONFERÊNCIAS «QUEM FEZ A REPÚBLICA?»

Res Publica in femina [1910-2010] / (re)designed by David Zink


Convite:

Na próxima 6ª feira, dia 25 de Junho, pelas 21 horas, terá lugar no Auditório Municipal de Pombal uma conferência que abordará "A República no Feminino", tendo como oradora a Doutora Isabel Lousada, Investigadora Auxiliar de nomeação definitiva, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora integrada de CesNova, e que foi uma das fundadoras da Associação Portuguesa das Mulheres Empresárias e da Federação de Mulheres Empresárias e Profissionais de Portugal.

Esta insere-se no «Ciclo de Conferências - Quem fez a República», que decorre em Pombal, e é promovido pela Fundação Mário Soares com o apoio da Cultrede, no âmbito das Comemorações do Centenário da República Portuguesa.

Seguir-se-á no dia 2 de Julho, pelas 21 horas, no Arquivo Municipal de Pombal, a Conferência "A Maçonaria e a República" tendo como orador o Dr. António Lopes, Director do Museu Maçónico Português.

Ainda programadas estão as conferências "O 5 de Outubro de 1910", para o próximo dia 9 de Julho, e "O papel da Carbonária na Implantação da República" a ter lugar a 16 do mesmo mês. à semelhança da anterior, ambas terão lugar no Arquivo Municipal de Pombal, pelas 21 horas.

A entrada é livre em todas estas realizações (até ao limite da lotação da sala).
-

Exposição Carolina Beatriz Ângelo "Intersecções dos sentidos: palavras, actos e imagens"


5.ª feira, dia 24 de Junho, pelas 17 horas, no Museu da Guarda, tem lugar a inauguração da Exposição:


CAROLINA BEATRIZ ÂNGELO
"Intersecções dos sentidos: palavras, actos e imagens"


Carolina [1910-2010] / (re)designed by David Zink

«
A vida de Carolina espelha, até pela sua curta viagem, um esplendor harmonioso, perceptível por entre as convicções que a animam, pela expressão dos seus actos, das palavras proferidas, àquelas que ficaram por dizer. O mesmo se poderá dizer das imagens dadas, capturadas ou talvez só imaginadas, mas que foram eternizadas, aqui e além fronteiras. Premonitória, ou não, pois sabemo-la dotada de uma lucidez invejável, expressa a sua vontade para que se cumprisse na morte o seu desejo em vida: "Encham tudo de plantas verdes ..." como se pelas plantas viçosas se antevisse a passagem para a vida dos lendários vales verdejantes e imortais, dos que perseguindo um sonho, alcançaram a sua pedra filosofal, vencendo o tempo, pois que morrem sem ter nunca envelhecido. Quisera ter escrito mais, confessa. E por entre esse desabafo sentimo-la mais perto, sempre que reflectimos na sua caminhada, revisitamos os seus textos, lembramos os seus passos. Mulher, alquimista doutros tempos, com segredos por revelar e mistérios indecifráveis. Breve, porém intensa ... uma vida em que coube o amor, a partilha, a entrega, a devoção, a vocação, o sacrifício e a dor. A par da luta por causas maiores torna-se promotora e mensageira da paz, sara corpos assolados por males, que em si não alcança curar! Foram breves em demasia as poucas primaveras experimentadas, mas por certo seivas tornadas brisas refrescantes na busca de uma paz, que o mundo foi pequeno demais para abraçar.

Propomos-lhe então um tempo de deleite, sugerindo que ao percorrer a exposição, permita ao seu olhar prender-se ... nos símbolos, objectos, imagens e palavras escolhidos, e uma vez implicados os sentidos, cem anos depois, nas intersecções dos sentidos, pressentir a vida que ainda vive!
Isabel Lousada
12.12.2009
»

Comissário cientifico da exposição: Dr. João Esteves
Investigação: Dra. Dulce Helena Pires Borges e Dra. Isabel Lousada
Local: Guarda, Museu da Guarda
Período de exibição: 24 de Junho a 31 de Outubro 2010

-

Sunday, June 20, 2010

ARS LITTERATUR (24): In Memoriam de José Saramago, Prémio Nobel da Literatura





In Memoriam de JOSÉ SARAMAGO (1922-2010), Prémio Nobel da Literatura (seja para inveja de muitos escritores de pacotilha, meramente verborraicos, que a ele aspira(ra)m, como para desdita de muitos inimigos de quem não "reza(rá)" a história, Ars Integrata republica aqui, com a devida vénia ao blogue Ars Litteraria a cujo arquivo o fomos recuperar, um texto de Rui Zink a propósito de "Caim" (o último livro do ora falecido escritor), e do que dele se disse...



Um santo homem



Querido Metro,

acho que há uma prova da existência de Deus: é que uma entidade da qual passamos a vida a falar tem forçosamente, nem que seja na nossa cabeça, de existir. Aliás, quando está escrito “No princípio é o verbo” isso dá para os dois lados, como de resto tudo no texto bíblico: dá para falar da criação do mundo (foi a Palavra Divina), e também para dizer que é através da palavra (humana) que a humanidade descobre Deus. Por isso me zango quando as pessoas dizem “é só conversa”, “o silêncio é d’oiro”, “eles falam, falam, falam”. É que não é só a falar que a gente se entende, é a falar que a gente é gente. No princípio é o verbo? Pois no meio e no fim também. A palavra é divina, mesmo quando não é palavra divina. Dito isto, confesso que gosto muito do Saramago e gosto muito da Bíblia. Ambos têm idade para merecer o nosso respeito e ambos dizem coisas controversas, umas vezes mais acertadas, outras mais perturbantes – mas sempre folgazões e intrigantes. Um grande livro, um grande homem, e sobretudo ajudam-nos a viajar. No viajar é que está o ganho. Saramago não é teólogo? Graças a Deus, pois a religião é uma coisa demasiado séria para ficar só entregue a especialistas. O bom José tem a autoridade de quem conviveu com o mundo e a linguagem ao longo de toda uma vida. Não será um erudito do texto sagrado, mas pensa pela própria cabeça, sabe ler, leu muito, tem voz própria, e é isso que se espera dum escritor. E querem maior prova da existência de Deus que um ateu, aos 87 anos, esmiuçar o episódio de Caim, o proscrito, resgatando-o como irmão humano? Ou gesto mais generoso do que estender a mão ao primeiro dos “malfeitores”, ao contrário dos que (tenho uma lista) passaram estes dias a praticar a triste arte da preterição, dizendo que nem vale a pena falar do assunto de que estão a falar?

Com franqueza, se isto não é um santo homem, indiquem-me o vosso santo caixote do lixo.


Rui Zink
In: Metro, ano 6, n.º 1088, de 2009-10-28
_

Acerca da essencial e discreta diferença / Júlia Lello (poema) & David Zink (música)

Da Ciência e da Arte / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

David Zink - Dolphin Dance

Falas de amor / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

LALO (1823-1892) - Sinfonia Española (1º and.) / Miguel Zink

Lalo - Symphonie Espagnole - 4th mov. / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

J.S. Bach - Violin Sonata, BWV 1001, I&IV / Miguel Zink, 15y.

David Zink - Jupiter (1st approach, abridged)

Canção de embalar / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

Sphera Mundi / David Zink

Miguel Zink, 15 anos, 1.º Prémio do Concurso A. Capela, no Concerto dos Laureados, 2010.05.30

Mendelssohn's Violin concerto, op. 64, 1st. mov. / by Miguel Zink

This video posted by Ars Integrata was available here during circa one year, but has been removed by the original publisher (C.A.) in December 2012