ARS INTEGRATA é um projecto aberto assente na criação e fruição artística multidisciplinar, aberto a criadores, investigadores e ao público em geral interessado nas suas diversas áreas, livre de preconceitos de género ou estilísticos. Contamos com a vossa colaboração neste forum. -Para mais informação ver abaixo ou escreva-nos para E-mail: arsintegrata@gmail.com

-

David Zink - Fictitious Sports (c. 2004)

Tuesday, November 17, 2009

ARS POETICA (43): noites com poemas
contares e cantares de Goa


Conservam alguns essa teimosia em cultivar a identidade cultural como se de flor intemporal sem preço, distância ou circunstância se tratasse... Contrariando a facilidade de modas incaracterísticas e massificadoras e clamando bem alto o seu direito à diferença, enriquecedora e redentora.

Vem isto a propósito de me ter apercebido dessa aparente contradição de ainda existir tanto de Portugal em Goa, ao mesmo tempo que há tanto de Goa em Portugal, cultivado esse ser e estar com um desvelo notável e sem aparente esmorecimento por uma comunidade ciosa, então, dessa identidade.

Com a preciosa ajuda do nosso amigo João Coutinho, oferecemos a quem queira deslocar-se, no próximo dia 19 de Novembro (quinta-feira), pelas 21h30, à Biblioteca Municipal de Cascais, em São Domingos de Rana, exemplos vivos da cultura goesa, através da poesia dita por Elsa de Noronha e danças e cantares pelo grupo Ekvat... e o que mais por lá se verá.
Como é quase lema destas sessões, a vossa presença e participação é a sua razão de ser. Contamos convosco.

Sunday, November 1, 2009

ARS MUSICA (80): Miguel Zink em recital no Palácio Fronteira

-

MIGUEL ZINK TOCA MAX BRUCH
NO PALÁCIO DOS MARQUESES DE FRONTEIRA
Sábado, dia 7 de Novembro, pelas 16 horas

MIGUEL ZINK, de 14 anos de idade, depois do recente sucesso alcançado no recital do Palácio Foz (Lisboa), volta a apresentar-se a solo brindando o público da capital onde nasceu, desta vez no Palácio dos Marqueses de Fonteira (v. http://www.fronteira-alorna.pt/index.htm), com um dos mais brilhantes concertos do reportório violinístico: o Concerto nº1 em Sol menor, Op. 26, de Max Bruch (1838-1920).

Note-se que este jovem intérprete, que por mérito próprio alcançou o 1.º prémio de violino do seu nível etário, no último Concurso de Santa Cecília (Porto), tem vindo a actuar, a solo ou em colectivo, nas melhores salas de concertos em Portugal e efectuou já digressões por diversos países europeus e nos Estados Unidos.

A não perder! E para aguçar o apetite musical, aqui fica um vídeo da sua actuação no Palácio Foz (por ocasião da sua estreia com este concerto de Max Bruch, no passado dia 18 de Outubro de 2009)


-

Acerca da essencial e discreta diferença / Júlia Lello (poema) & David Zink (música)

Da Ciência e da Arte / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

David Zink - Dolphin Dance

Falas de amor / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

LALO (1823-1892) - Sinfonia Española (1º and.) / Miguel Zink

Lalo - Symphonie Espagnole - 4th mov. / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

J.S. Bach - Violin Sonata, BWV 1001, I&IV / Miguel Zink, 15y.

David Zink - Jupiter (1st approach, abridged)

Canção de embalar / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

Sphera Mundi / David Zink

Miguel Zink, 15 anos, 1.º Prémio do Concurso A. Capela, no Concerto dos Laureados, 2010.05.30

Mendelssohn's Violin concerto, op. 64, 1st. mov. / by Miguel Zink

This video posted by Ars Integrata was available here during circa one year, but has been removed by the original publisher (C.A.) in December 2012