ARS INTEGRATA é um projecto aberto assente na criação e fruição artística multidisciplinar, aberto a criadores, investigadores e ao público em geral interessado nas suas diversas áreas, livre de preconceitos de género ou estilísticos. Contamos com a vossa colaboração neste forum. -Para mais informação ver abaixo ou escreva-nos para E-mail: arsintegrata@gmail.com

-

David Zink - Fictitious Sports (c. 2004)

Wednesday, September 16, 2009

ARS POETICA (42): noite com poetas nas noites com poemas


Nesta sessão SÓ há convidados. Nenhum especial e todos especiais. Espera-se que sejam:

- Demagógica e/ou assumidamente excelsos;

- Determinadamente existentes;

- Seres entranhadamente pensantes;

- De altruísmo a borbotar pelas lapelas das respectivas vestimentas...

- De truísmos, também; de desconchavos; de ardores e outras dores; e desamores e dos amores...

- Em suma, serem. E, sendo, estarem.

Dos que não vierem, não saberemos... Dos que não puderem, lamentaremos. Dos demais havemos de saber. Amanhã, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana (Bairro de Massapés, em Tires). Lá estaremos!

Thursday, September 10, 2009

ARS BALLETICA (2): Polish Dance Theatre conclui o "Ciclo de Dança " de Oeiras - 2009



POLISH DANCE THEATRE NO JARDIM DO PALÁCIO MARQUÊS DE POMBAL



O Polish Dance Theatre, sob a direcção artística de Ewa Wycichowska, conclui a edição de 2009 do “Ciclo de dança” de Oeiras, com os bailados “Short Cuts” e “Wo-man in Tomatoes”, amanhã, sexta-feira, dia 11 de Setembro, às 21H30, no belo Jardim do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras (em frente ao edifício da Câmara Municipal, entrada pela lateral à direita).
A entrada é livre
(Nota: por se tratar de um espectáculo com lugares sentados limitados e ao ar livre, convém chegar cedo e levar agasalho).
-
Programa:

«
"Short Cuts"
Coreografia: Istvan Juhos-Putto. Música: Arvo Pärt, Steve Roach, Robert Rich. Figurinos: Adriana Cygankiewicz


"Wo-man in Tomatoes"
Coreografia: Yossi Berg. Música: Nancy Sinatra, Julie London, Petula Clark, The treble spankers, The Chemical Brothers, Cosmo Cosmolino, Virginia Rodrigues, Edith Piaf. Figurinos: Dalia Líder


Notas biográficas:

Polish Dance Theatre
A companhia foi criada em 1973 por iniciativa das autoridades e meios artísticos locais. Estes 35 anos significam mais de 170 estreias, apresentadas em cinco continentes, com prémios como o do Festival de Arte em Edimburgo, onde a companhia recebeu o primeiro prémio Fringe Special. Em 2007 recebe o prestigiado prémio "Praga Ouro", da televisão Checa para produção de Festivais, para o desempenho "B@ttle between Carnival and Lent" e outros prémios na Polónia.
Tem tido a colaboração de notáveis coreógrafos de todo o mundo, entre outros Brigit Cullberg, Mats Ek, Örjan Andersson, Jens Ostberg, Karine Saporta, "Le Carnets Bogouet", Virpi Pahkinen e Jacek Przybylowicz.
O Polish Dance Theatre acompanha também eventos internacionais no plano político e económico, muitos através de filmes, documentários e produções televisivas, criando também estruturas educacionais e terapêuticas.
Em 2009, tal como em anos anteriores, organizou o XVI International Workshops de Dança Contemporânea e o VI International Festival of Dance Theatres, em Agosto. O Festival, que já existe desde 2003 mostrou inúmeras companhias internacionais, tais como: Compagnie Itinerrances (França); Karine Saporta (França); Agnieszka Laska Dancers (E.U.A.); Las Pleyadas Danza Contemporanea (México); The Symptoms Contemporary Dance and Theatre Company (Hungria); Compagnie Trajectoire (França); Dance Theatre Aura (Lituânia); Larumba Danza (Espanha); Skanes Dansteater Malmö (Suécia); Takako Matsuda (Japão), Yossi Berg / Oded Graf (Israel) e Hungarian Art of Movement Company (Hungria).

YOSSI BERG, coreógrafo
Yossi Berg recebeu o primeiro prémio do Ministério da Cultura Israelita, como "melhor Coreógrafo" e "melhor artista a solo”. Venceu os primeiros prémios do "Concurso Internacional de Coreografia", em Hanover, o “Concurso Internacional Serge Diaghilev de Arte Coreográfica” e o “Concurso Internacional de Coreografia, em Burgos e Nova Yorque.
Ganhou bolsas de estudo da “Internacional Tanzwochen Vienna” e da “Fundação Cultural América / Israel”, como bailarino e coreógrafo.
Berg trabalhou com DV8, em Londres, na Batsheva Dance Company (onde trabalhou com coreógrafos como Ohad Naharin, Jiri Kylian e Angelin Preljocaj, entre outros), na Companhia Yasmeen Godder, para citar apenas alguns. Desde 1997 as suas obras são encomendadas para a "Curtain-up / Exposição Internacional”, Festivais no Suzanne Dellal Center, em Tel Aviv e vários teatros através da Europa e Israel.
Criou obras para Companhias de Dança Internacionais tais como: 'Batsheva Dance Ensemble’ em Israel, ‘Donlon Dance Company’ e ‘Tanztheater Osnabruck’ na Alemanha, ‘Introdans' na Holanda, ‘Aura Dance Company’ na Lituânia, ‘Polish Dance Theater’, 'Belgrade Drama Theater', 'Muza Dance Company’ e ‘Seminar Hakibutzim University’m em Israel.
Os seus trabalhos são apresentados em diversos festivais por todo o mundo, onde ensina e orienta oficinas, de são exemplo o Teatro Comunale di Ferrara, Itália, Moga studio Japan, DansensHus Copenhagen, "Tseh" Moscow Summer Festival, TROIS C-L, Luxemburgo e o VSA artes Novo México.

ISTVAN JUHOS-PUTTO, coreógrafo
Istvan Juhos-Putto tem colaborado com as melhores companhias de dança contemporânea, tais como Kibbutz Contemporary Dance Company, Baatsheva Dance Company e Tanz - Fórum Köln, após a graduação na Budapest Ballet School.
Esta experiência está vincadamente marcada na sua linguagem coreográfica, que por um lado, está baseada na técnica de dança contemporânea, e por outro, dá origem a um novo estilo e estruturas temáticas particulares e únicas.
»
Cf. http://www.cm-oeiras.pt/default.aspx?Conteudo=Conteudo/Conteudo.ascx&idObj=41039&idCls=24

Tuesday, September 8, 2009

ARS CURATOR (28): (Des)Acordo Ortográfico na Fundação Mário Soares

-


A Fundação Mário Soares teve a amabilidade de nos enviar um convite que, com a devida vénia, estendemos a todos os nossos leitores para a apresentação de um livro que promete ser polémico: Demanda, Deriva, Desastre : os três Dês do acordo ortográfico, de Francisco Miguel Valada.


Vemos, ouvimos e lemos, não podemos ignorar”, “é preciso avisar toda a gente” são frases do Canto Livre que ecoam na nossa memória (na voz clara e corajosa de Francisco Fanhais) e que assumem aqui plena pertinência. E, parafraseando Caetano Veloso, "Participar é preciso"!


O evento terá lugar na próxima 5.ª feira, dia 10 de Setembro, pelas 18 horas, na sede da Fundação, em frente da Assembleia da República.

-

A obra será apresentada por António Emiliano, professor da Universidade Nova de Lisboa, e ele próprio autor de uma obra lapidar sobre a matéria: O Fim da Ortografia: comentário razoado dos fundamentos técnicos do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990), Lisboa: Guimarães Editores, 2008

-

Esperemos, pois, que da discussão que irá terá lugar, possa fazer-se luz sobre esta matéria de enormes consequências para o futuro dos portugueses e de Portugal.

-

links úteis:

http://www.fundacao-mario-soares.pt/

http://www2.fcsh.unl.pt/docentes/aemiliano/AOLP90/index.html

-

Sunday, September 6, 2009

ARS TEATRALIS (8): Mito - Mostra Internacional de Teatro de Oeiras

-

Do mito à realidade, Da realidade ao...
MITO - Mostra Internacional de Teatro de Oeiras

Mithos Theatralis (2009) / (re)designed by David Zink
-

Está a decorrer em Oeiras, até 13 de Setembro, o MITO - Mostra Internacional de Teatro de Oeiras, que promete vir a tornar-se um acontecimento cultural relevante em Portugal. Aqui ficam desde já os parabens à organização do evento e, em especial ao seu mentor e director artístico, o actor António Terra, e também à Câmara Municipal de Oeiras que soube apostar neste projecto, tornando o MITO uma realidade que se quer ver perpetuar.
-
O programa pode ser consultado no site http://www.mito-oeiras.com/index.html
-

A entrada nos locais de espectáculos é gratuita, mas carece de reserva (excepto nos casos de acções de rua)


A reserva de bilhetes pode ser efectuada por um dos seguintes meios:


- por e-mail: reservas@mito-oeiras.com


- por contacto telefónico: 91 885 98 28 / 96 523 82 33 / 91 335 96 60


As linhas telefónicas estão abertas entre as 10h e as 19h. Os bilhetes só podem ser reservados até às 16h do próprio dia.


Caso esteja esgotado, pode sempre tentar obter bilhetes no local (pois, não raro, sucedem desistências)

-

Acerca da essencial e discreta diferença / Júlia Lello (poema) & David Zink (música)

Da Ciência e da Arte / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

David Zink - Dolphin Dance

Falas de amor / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

LALO (1823-1892) - Sinfonia Española (1º and.) / Miguel Zink

Lalo - Symphonie Espagnole - 4th mov. / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

J.S. Bach - Violin Sonata, BWV 1001, I&IV / Miguel Zink, 15y.

David Zink - Jupiter (1st approach, abridged)

Canção de embalar / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

Sphera Mundi / David Zink

Miguel Zink, 15 anos, 1.º Prémio do Concurso A. Capela, no Concerto dos Laureados, 2010.05.30

Mendelssohn's Violin concerto, op. 64, 1st. mov. / by Miguel Zink

This video posted by Ars Integrata was available here during circa one year, but has been removed by the original publisher (C.A.) in December 2012