ARS INTEGRATA é um projecto aberto assente na criação e fruição artística multidisciplinar, aberto a criadores, investigadores e ao público em geral interessado nas suas diversas áreas, livre de preconceitos de género ou estilísticos. Contamos com a vossa colaboração neste forum. -Para mais informação ver abaixo ou escreva-nos para E-mail: arsintegrata@gmail.com

-

David Zink - Fictitious Sports (c. 2004)

Tuesday, May 27, 2008

ARS LITTERATUR (39) : Farândola do Solstício

Convite

Dia 31 de Maio, sábado, às 15h30,

no Museu da Electricidade (entrada poente), em Belém, Lisboa,
será apresentado o meu mais recente livro,

Farândola do Solstício
- memórias de infância por terras de Miranda.


Farândola, porque se quer uma dança de rua, onde os bailadores se dêem as mãos num cordão a perder de vista. Do Solstício, acordando velhos rituais de celebração à Vida e ao seu eterno retorno.

Memórias recolhidas nas vivências entre 1956 e 1964, acompanhando a saga da construção das barragens hidro-eléctricas do Douro Internacional, onde a intensidade da paisagem aliada à obra criada pelo engenho humano, temperada por solidariedades ao arrepio dos tempos que se viviam, fez daquela a minha terra de afectos, que perduram, e à qual me impus pagar tributo em vida.

Para o evento, que se quer, acima de tudo, uma festa, quero contar com a vossa presença, como conto já com os cânticos transmontanos que o CRAMOL nos vai trazer, bem como com o som dos Gaiteiros de l'Piara... e uma belíssima mão-cheia de amigos.

No espaço aprazível do Museu da Electricidade, junto ao Tejo - e com uma excelente exposição de fotografia a decorrer - o World Press Photo - espero poder proporcionar-vos um passeio memorável.

- concepção de capa e convite, arranjos gráficos e paginação de TunalightZone
- edição
Apenas Livros, Lda.

- Jorge Castro

Monday, May 26, 2008

ARS THEATRALIS (7): ARS CURATOR (14): Toma lá... Teatro!

Divine Masks / David Zink, 2008



O COCHE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO de PROSPER MÉRIMÉE


«O Coche do Santíssimo Sacramento», de Prosper Mérimée
28 29 30 31 Maio 21h30
1 de Junho 16h00
Centro Cultural e Congressos Caldas da Rainha

A companhia Teatro da Rainha estreou ontem, Domingo, 25 de Maio de 2008, O Coche do Santíssimo Sacramento, no novo Centro Cultural Caldense – um complexo de cinco salas. Na verdade, tratou-se de uma dupla estreia, pois tratou-se também da estreia do pequeno auditório deste Teatro Municipal e simultaneamente da primeira criação de raiz concebida para este espaço, que, semelhante a uma black box tem características espaciais e acústicas de sala experimental.
A peça de Prosper Merimée, imortalizado autor do libreto da ópera «Carmen» de Bizet, trata dos amores de um Vice-Rei do Peru por uma actriz, em pleno império colonial espanhol. Aflora temas tão actuais quanto a corrupção e a displicência instalados no poder. Por outro lado, o espectáculo, aborda a questão do desaparecimento da civilização inca correlacionando o contexto da intriga palaciana com os factos da História.

A cena musical e cenográfica criadas oferecem um sugestivo enquadramento para o desenrolar da narrativa: ao fundo elevam-se as ruínas de Machu Picchu em todo o seu esplendor e significado, no primeiro plano as salas do palácio onde a pequena intriga se desenvolve. Perichole, a actriz por quem Ribera, o Vice-Rei, está perdido de amores, quer ir à igreja no coche dourado do Estado que todas as beatas de Lima invejam. E a Lima que é evocada, faz lembrar muita coisa das nossas pequenas cidades de província, como a peça permite estabelecer correspondências com muitas práticas dos actuais governantes. Lembremo-nos de Bill Clinton, mas também de muitos "valentins" que por aí abundam. A promiscuidade entre público e privado é o tema central desta peça que, julgamos, não deixará de surpreender positivamente e agradar a quantos a ela assistirem.
Encenação de Fernando Mora Ramos / cenografia e figurinos de José Carlos Faria / música de Carlos Alberto Augusto / interpretação de Isabel Lopes, Carlos Borges, José Carlos Faria, Victor Santos e Octávio Teixeira
Informações:
Telefone: 262 823 302
E-mail: geral@teatro-da-rainha.com
http:///
Reservas:
Centro Cultural e Congressos – Caldas da Rainha
Telefone: 262 889 650
WebSite: http://www.ccc.eu.com/

-

Tuesday, May 20, 2008

ARS POETICA (28) : por cada olhar um poema



A próxima sessão de Noites Com Poemas, na Biblioteca Municipal de Cascais, em São Domingos de Rana será já amanhã, dia 21, pelas 22 horas, como é hábito.

O tema será esse mesmo: Por Cada Olhar Um Poema, com possíveis desafios que passam pela fusão da imagem e de um poema.

Para o efeito, conta-se com o apoio de uma série de trabalhos subordinados a este tema, executados por alunos da Escola Conde de Oeiras (Oeiras), que se encontram em exposição na Biblioteca.

Não menos relevante será o facto de alguns desses alunos, com o apoio dos Encarregados de Educação e dos Professores daquela Escola se terem disponibilizado para trazerem, também, um bouquet de poemas que eles próprios dirão.

Entrada livre, como sempre... e de braços abertos à vossa participação.

Friday, May 16, 2008

ARS POETICA (27) : ARS CURATOR (13) : Jograis do Paço na Fábrica da Pólvora


POESIA PARA NOVAS DESCOBERTAS


No próximo sábado, dia 17 de Maio, pelas 21horas, no Museu da Pólvora Negra que se encontra integrado no belissimo espaço da antiga Fábrica da Pólvora, em Barcarena, no âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural, os «Jograis do Paço» ( Maria Aguiar, Edite Gil, João Sá, Francisco Félix Machado) apresentam poesia de autores de língua portuguesa de diversas latitudes.

-

Monday, May 12, 2008

ARS MUSICA (48): II Concurso A. Capela


Concurso Capela no Teatro de S. Carlos


No próximo domingo, dia 18 de Maio, pelas 15 horas, realiza-se no Teatro Nacional de S. Carlos, em Lisboa, a final da 2.ª edição do Concurso A. Capela, destinado a premiar jovens violinistas até aos 17 anos de idade.

Como já dissemos por ocasião da 1.ª edição, recomendamos a comparência a todos os melómanos e aos simples apreciadores de música, pois "será uma óptima oportunidade para avaliar o estado da arte do ensino e prática do violino em Portugal, e conhecer de perto as melhores promessas de futuro deste instrumento entre nós, que nos últimos anos tem conhecido um incremento sem precedentes".

Wednesday, May 7, 2008

ARS POETICA (26): Madrugada da Poesia


CONVITE À POESIA em Oeiras



GOSTA DE POESIA? DECLAMA POESIA? FAZ POESIA?
CANTA POESIA? TOCA POESIA?



Na próxima 6.ª feira, Dia 9 de Maio, a partir das 21H30, terá início mais uma «MADRUGADA DA POESIA», evento anual promovido pela BOO (Biblioteca Operária Oeirense), no seu edifício-sede (R. Cândido dos Reis, 119 - Oeiras, perto dos Paços do Concelho, no centro histórico da vila)

Na «MADRUGADA DA POESIA» poderá declamar ou dar a declamar a sua poesia, a de poetas seus eleitos, ou simplemente ouvir os intervenientes.

A entrada é livre, mas, para participar, convirá inscrever-se pelo tel: 21 442 66 91 (das 15h às 19h)

A histórica BIBLIOTECA OPERÁRIA OEIRENSE, cujo lema inscrito no seu emblema é "Depois do pão, a instrução", é um verdadeiro Centro Cultural do Concelho de Oeiras que acolhe múltiplas activades culturais, artísticas, pedagógicas (incluindo uma escola de música) e de lazer, sendo também a residência do famoso coral de vozes femininas "CRAMOL". Nos últimos anos, tem vindo a promover este concorridissimo evento anual, o qual tem hora de abertura mas não de fecho, podendo estender-se noite fora enquanto houver resistentes.

São cada vez mais os participantes nesta madrugada. Junte-se a eles! Ars Integrata vai lá estar e... participar!

-

Tuesday, May 6, 2008

ARS MUSICA (47): Ivo Porelich na Casa da Musica


O REGRESSO DE IVO POGORELICH


Ivo Pogorelich (Belgrado, 1958-), pianista sublime, e sem dúvida um dos nossos eleitos para o Panteão dos grandes intérpretes, actua hoje no Porto, mais propriamente na Sala Suggia da Casa da Música, pelas 19h30. Afastado dos palcos nos últimos anos, devido à doença terminal da sua professora e esposa, regressou agora a Portugal (actuou há dias na Fundação Gulbenkian) depois de o termos visto nos anos 80. É, pois uma oportunidade a não perder.


Desiludam-se aqueles que esperam ver um pianista acrobático, que coloca o brilhantismo da execução como prioridade absoluta (frequentemente em detrimento da obra tocada). Não, o que faz de Pogorelich um ser único é a sua extrema sensibilidade artística aliada a um pianismo rigoroso do mais alto nível técnico, que visa projectar as qualidades musicais da composição, ao invés de procurar colocar-se a si mesmo em evidência, mas sem abdicar da sua própria forma de expressão.
Não nos esquecemos que só quando ouvimos a sua gravação (na Deutsche Grammophon) nos apercebemos da sublimidade de “Gaspard de la Nuit” de Maurice Ravel, obra que julgáramos dispensável através da interpretação (para nós, anódina) de Sequeira Costa… Mas também o seu Brahms tem o “toque de Midas”, e que dizer dos seus J.S. Bach, de D. Scarlatti, de Chopin, etc. … e Tschaikovski, com o qual se deu a conhecer ao mundo… tocando divinalmente o concerto n.º 1, com Claudio Abbado no seu melhor a dirigir a London Symphomy Orchestra, e que permanece para nós a mais sedutora das gravações realizadas até à data (sim, consideramo-la do ponto de vista da musicalidade intrínseca superior às realizações de Horowitz, Sviatoslav Richter, Alexis Weissenberg e Martha Argerich, para só falar dos melhores…), porquanto nela se alia a quintessência da clareza e doçura do som, e um perfeito diálogo entre solista e orquestra, sem correrias desnecessárias atropelos das notas, numa perfeita articulação controlada dos “pianissimos” e dos “fortissimos " característicos da obra, entrelaçados por uma filigrana de davincianos "sfumatos" que evitam os "solavancos".

Programa:
Ludwig van Beethoven: Sonatas, op.78 e op.111
Johannes Brahms: Intermezzo op.118, n.º 2
Sergei Rachmaninoff: Sonata para piano, n.º 2

Nota biográfica e discografia em: http://www.cosmopolis.ch/english/cosmo4/pogorelich.htm

-

Acerca da essencial e discreta diferença / Júlia Lello (poema) & David Zink (música)

Da Ciência e da Arte / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

David Zink - Dolphin Dance

Falas de amor / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

LALO (1823-1892) - Sinfonia Española (1º and.) / Miguel Zink

Lalo - Symphonie Espagnole - 4th mov. / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

J.S. Bach - Violin Sonata, BWV 1001, I&IV / Miguel Zink, 15y.

David Zink - Jupiter (1st approach, abridged)

Canção de embalar / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

Sphera Mundi / David Zink

Miguel Zink, 15 anos, 1.º Prémio do Concurso A. Capela, no Concerto dos Laureados, 2010.05.30

Mendelssohn's Violin concerto, op. 64, 1st. mov. / by Miguel Zink

This video posted by Ars Integrata was available here during circa one year, but has been removed by the original publisher (C.A.) in December 2012