ARS INTEGRATA é um projecto aberto assente na criação e fruição artística multidisciplinar, aberto a criadores, investigadores e ao público em geral interessado nas suas diversas áreas, livre de preconceitos de género ou estilísticos. Contamos com a vossa colaboração neste forum. -Para mais informação ver abaixo ou escreva-nos para E-mail: arsintegrata@gmail.com

-

David Zink - Fictitious Sports (c. 2004)

Thursday, April 24, 2008

ARS MUSICA (46): The magic frequencies of Meredith Monk live in Lisbon

MEREDITH MONK AO VIVO NO CCB

Meredith Monk e o seu "Vocal Ensemble" poderão ser ouvidos novamente em Lisboa, em concerto que terá lugar no CCB, já no próximo dia 26 de Abril, às 21 horas.
Desde o albúm "Dolmen Music" (1979) que não sendo o seu primeiro disco, marca uma viragem decisiva na sua carreira, que a insólita voz de Meredith Monk, mergulhada em expressões combinatórias entre as experimentações inovadoras e as expressões ritualistas ancestrais, entrelaçadas em texturas minimalistas, e, masi recentemente retro-futuristas (caso das sonoridades obtidas com a bicicleta, que não sendo propriamente uma novidade, readquirem como num dos seus últimos trabalhos - o CD "Impermanence" (2005) - o estatuto de "vanguarda", porque o elemento aleatório é colocado em contraste com a ortodoxia do tempo milimetricamente controlado), que tem evidenciado um percurso que lhe garante já um lugar na história da música contemporânea. Por isso, e não só, para quem nunca a viu antes, é de não perder (hélàs, caso a bolsa o permita!) . Alô cantores e coralistas de todos os matizes, não percam!
-

Monday, April 21, 2008

ARS POETICA (25): 25 de Abril poético


Novo livro de poemas de Carlos Pedro


Um novo livro de Carlos Pedro - Ó simpático, vai um tirinho? - será lançado amanhã, dia 25 de Abril de 2008, pelas 18h30m, na quase centenária Biblioteca Operária Oeirense (na Rua Cândido dos Reis, junto ao edifício-sede da Câmara Municipal de Oeiras), com apresentação do Magnífico Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Doutor António Nóvoa.
A data escolhida para o evento tem um valor simbólico, pois, na verdade, trata-se de uma obra que certamente seria apreendida pela PIDE/DGS, se não tivesse havido a "Revolução dos Cravos", hoje extinta ( excepto, no que à liberdade diz respeito). E, talvez ainda porque "a poesia está na rua", segundo um cartaz alusivo à conquista da democracia, da autoria da pintora Vieira da Silva.

O blogfriend Ars poetica 2U (v. http://arspoetica2u.blogspot.com/ ) revela em ante-estreia mundial um poema do novo livro do poeta, in: ARS POETICA (37): Infusões (politicamente incorrectas) de Carlos Pedro

-

Friday, April 18, 2008

ARS MUSICA (45): Simply the best! Roby Lakatos live in Lisbon


LAKATOS ao vivo no CCB! Finalmente!


Hoje à noite, pelas 23h30 no Centro Cultural de Belém, actuando pela primeira vez em Portugal, o fabuloso ROBY LAKATOS e o seu ensemble, pela módica quantia de apenas 6 € (no âmbito da festa de 3 dias que hoje se inicia - "Os Dias da Música") , irão presentear-nos com o que já se adivinha ser um concerto inebriante a todos os títulos: o seu extremo virtuosismo aplicado à magia da música húngara de matriz cigana, em combinação com voos de moscardo pelos clássicos alla Rimski-korsakov e pelo jazz.

A quem não puder ir só resta suspirar que voltem outro dia, mas enquanto esperam, para combater a ansiedade, podem desde já adquirir (se o não fizeram já) as suas gravações na Deutsche Grammophon, ou vê-lo em vídeos disponíveis no seu site http://www.robylakatos.com/.

Thursday, April 17, 2008

ARS PHOTOGRAPHICA (10), ARS MUSICA (44): Facescapes de Denis Piel


FACESCAPES
no Museu do Traje

É hoje inaugurada no Museu Nacional do Traje e da Moda, em Lisboa (Largo Júlio Castilho, no Paço do Lumiar, v. http://www.museudotraje-ipmuseus.pt/cgi-bin/sta1_1.asp?LINGUA=1), pelas 21h30, uma exposição de 25 fotografias de grande formato e trabalhos multimedia de Denis Piel (v. http://www.denispiel.com/), artista mundialmente conhecido, sobretudo pelas suas intervenções no mundo da moda, do design de marcas e da publicidade.

Para o acto da vernissage foi convidado o CORELIS, tendo o seu maestro, Victor Roque Amaro, composto uma obra especialmente dedicada ao evento, em colaboração com Filomena Lima.

v. Programa completo do concerto em Ars Musica 2U (in: http://arsmusica2u.blogspot.com/ ) .

Monday, April 14, 2008

ARS POETICA (24) : noites com poemas

-
Homem de incontáveis saberes, generoso comunicador, o Professor Fernando Catarino acedeu amável e prontamente ao desafio proposto de nos trazer a ponte entre a Biologia e a Poesia, dois núcleos centrais dos seus interesses.

Uma sessão mais a não perder para quem possa deslocar-se à Biblioteca Municipal de Cascais, em São Domingos de Rana, no próximo dia 16 (quarta-feira), pelas 22 horas, onde se pretende mostrar com quantas cores se faz a Poesia.

Aproveite e traga um amigo e, também, um poema. Haverá, decerto, espaço para ambos.

Wednesday, April 9, 2008

ARS MUSICA (43), ARS POETICA (25): Ars Integrata Ensemble no Palácio Foz



Final do concerto no Palácio Foz / Foto original de Lourdes Calmeiro (arr. DZ)



Ars Integrata Ensemble agradece:

- à Dr.ª Teresa Ribeiro, Directora do Gabinete para os Meios de Comunicação Social, ao Dr. João Paulo Palha, subdirector da mesma instituição, e à Dr.ª Anabela Baptista, responsável pela programação cultural do Palácio Foz, a confiança depositada e todo o apoio prestado para a apresentação do espectáculo “Prima la musica, poi le parole?”, e bem assim aos respectivos colaboradores, que dum modo ou de outro contribuiram para que tudo decorresse da melhor forma;

- ao distinto público, que encheu por completo a lindissima Sala dos Espelhos do Palácio Foz no passado Domingo 6 de Abril de 2008, e ao seu caloroso e gratificante aplauso, poderoso estímulo para continuar.

Bem hajam!


E solicita a quantos registaram imagens do evento o envio de outras fotografias (e/ou registos vídeo) do mesmo através do e-mail arsintegrata@gmail.com, ou outra forma a combinar, caso as queira(m) e possa(m) disponibilizar para o nosso "arquivo histórico".

Entretanto, podem visualizar algumas imagens no site do fotógrafo Dionísio Leitão, a quem desde já agradecemos a reportagem fotográfica do concerto, in:
http://programadefestas.wordpress.com/2008/04/13/%c2%abprima-la-musica-poi-le-parole%c2%bb-ars-integrata-ensemble-no-palacio-foz/




-

Acerca da essencial e discreta diferença / Júlia Lello (poema) & David Zink (música)

Da Ciência e da Arte / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

David Zink - Dolphin Dance

Falas de amor / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

LALO (1823-1892) - Sinfonia Española (1º and.) / Miguel Zink

Lalo - Symphonie Espagnole - 4th mov. / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

J.S. Bach - Violin Sonata, BWV 1001, I&IV / Miguel Zink, 15y.

David Zink - Jupiter (1st approach, abridged)

Canção de embalar / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

Sphera Mundi / David Zink

Miguel Zink, 15 anos, 1.º Prémio do Concurso A. Capela, no Concerto dos Laureados, 2010.05.30

Mendelssohn's Violin concerto, op. 64, 1st. mov. / by Miguel Zink

This video posted by Ars Integrata was available here during circa one year, but has been removed by the original publisher (C.A.) in December 2012