ARS INTEGRATA é um projecto aberto assente na criação e fruição artística multidisciplinar, aberto a criadores, investigadores e ao público em geral interessado nas suas diversas áreas, livre de preconceitos de género ou estilísticos. Contamos com a vossa colaboração neste forum. -Para mais informação ver abaixo ou escreva-nos para E-mail: arsintegrata@gmail.com

-

David Zink - Fictitious Sports (c. 2004)

Thursday, May 31, 2007

ARS CORPORALIS («mens sana in corpore sano»)


«Marginal ciclável»


Registando com apreço...

«A circulação de bicicletas na Marginal é um exercício que acarreta riscos para a segurança que muitos não querem correr.
Na tentativa de dar resposta às solicitações crescentes dos ciclistas e na sequência da proposta da rede ciclável para Cascais, a Câmara Municipal vai testar no próximo fim-de-semana um condicionamento de trânsito na Marginal, com reserva das vias da direita só para bicicletas.
Intitulada ?Marginal Ciclável? esta iniciativa visa, essencialmente, atenuar a perigosa convivência de ciclistas e automobilistas na Marginal, criando um percurso separado entre o centro de Cascais e a Praia de Carcavelos.
Assim, a título experimental, nos dias 2 e 3 de Junho de 2007, entre as 7H00 e as 11H00, o troço da Marginal entre a rotunda da Avenida de Sintra (Cascais, junto ao Pão de Açúcar) e a rotunda com a Variante à Estrada Nacional 6-7 (Carcavelos, junto ao Forte de S. Julião da Barra), a circulação automóvel estará limitada à via da esquerda nos dois sentidos, com reserva das vias da direita só para bicicletas.
Neste teste serão disponibilizadas gratuitamente, nos dois extremos (Cascais e Carcavelos), as ?Bicas? ? Bicicletas de Cascais.
Face aos resultados desta experiência será posteriormente decidida a eventual viabilidade de alargar este modelo de circulação a todos os fins-de-semana e feriados, com eventual excepção da época alta do período balnear (1 de Julho a 15 de Setembro). Todo o percurso estará fortemente sinalizado, acautelando-se igualmente a vigilância por parte das forças de segurança.»


Ars Integrata reclama...

...às Câmaras municipais de Cascais, Oeiras e Lisboa, a abertura a tempo inteiro, e não apenas da parte da manhã, de uma ciclovia extensiva a toda a Marginal entre o Guincho e o Parque das Nações (talvez não se justifique, por enquanto, o condicionamento de toda uma faixa de circulação automóvel, mas há que estar atento)

Cicloviantes de todo o mundo uní-vos!
P.S.: O Ars Integrata tem no seu seio um activo grupo de cicloviantes da linha, que promove com alguma regularidade, aos fins-de-semana, percursos variáveis entre Belém e o Guincho. Para aderir ou obter mais informações, escreva-nos para arsintegrata@gmail.com

----------------


«Mexa-se na Marginal»

Ars Integrata agradece esta iniciativa e vai lá estar...

- Dia 3 de Junho, já no próximo Domingo, das 10 às 13 horas, a Av. Marginal (distrito de Lisboa) vai estar encerrada ao trânsito automóvel, entre Algés e Oeiras , para dar lugar a uma nova edição do programa "Mexa-se na marginal".

Temos assim uma oportunidade imperdível de aproveitar a marginal sem carros, e melhorando a condição física e ganhando boa disposição a andar, brincar, correr, caminhar, dançar, fazer ginástica (de todo o tipo), jogar, saltar e qualquer outra coisa que nos divirta sem prejudicar o próximo. No trajecto, também não faltarão entretenimentos vários, incluindo os de ordem músical.

Para corresponder a este desafio, é só agarrar em si (com ou sem familiares e amigos), calçar (de preferência) ténis ou sandálias, levar uma garrafa de água (recomendável), e, caso prefira, levar também bicicleta, patins ou skate, etc.

A mesma via voltará, pouco depois, a ser palco de duas outras actividades lúdico-desportivas:

- A 10 de Junho (feriado), das 9h00 às 12h, o "Triatlo do Ambiente" ;

- A 16 de Junho, a partir das 21.30 h, o programa "Marginal à Noite" que inclui uma corrida nocturna de oito quilómetros (a Marginal estará encerrada a partir das 20h45); e culminará com um espectáculo de fogo de artifício no Porto de Recreio de Oeiras (entre as prais de Santo Amaro e da Torre)

Aproveitem conosco!!

ARS THEATRALIS (1)

Com intuito de divulgar o bom teatro que se faz em Portugal Ars Integrata abre hoje uma secção dedicada a esta arte tão essencial ao género humano no jogo de espelhos e da "floresta de enganos" que acompanha a sua controversa existência

----------------

GRUPO DE TEATRO DE CARNIDE

Por recomendação do nosso correspondente em Lisboa, Pedro Dias Coelho ("A peça é curiosa e diverti-me imenso")

«OS VELHOS NÃO DEVEM NAMORAR» pelo Grupo de Teatro de Carnide (GTC)
Sinopse:
«O Grupo de Teatro de Carnide estreou no passado dia 4 de Maio de 2007, a peça "Os Velhos Não Devem Namorar".
Encenada por João Ricardo, trata-se de uma história que nos é apresentada sob a forma de uma comédia satírica que decorre sob uma atmosfera onirica e burlesca, narrando-nos os amores de três velhos por três raparigas jovens e seus consequentes destinos trágicos.
Esta peça conta com a participação dos actores António Sousa, Francisco Bráulio, Gonçalo Ferreira, Gonçalo Malta, Jorge Miranda, Margarida Antunes, Maria Vilar Diógenes, Mário Guerra, Mónica Urbano, Paula Gama, Ricardo Gageiro, Sofia Teodoro e Teresa Santos.
O cenário e os figurinos são da responsabilidade de Tiago Forte. »
O Grupo de Teatro de Carnide, foi fundado a 26 de Outubro de 1956, já tendo ultrapassado o meio século de existência e vários obstáculos, mas tem estado sempre apostado em renovar-se, sendo actualmente composto por um "núcleo duro" de 15 pessoas entre os 20 e os 40 anos, ainda que inclua outras que pertencem ao grupo quase desde a sua fundação.
O GTC orgulha-se de ter catapultado para a ribalta alguns actores de grande nomeada, como é o caso, entre outros, de João Ricardo (actual encenador) e Pedro Górgia, também conhecidos das telenovelas portuguesas. Além disso, o GTC foi vencedor em vários festivais e tem vindo a acumular outros galardões, entre os quais a medalha de Mérito Municipal da Câmara de Lisboa, que receberam em 1990.

Espectáculos às 5ªs, 6ªs e Sábados pelas 22 horas, até 7 de Julho de 2007 (excepto dias 12 de Maio, 16, 22 e 23 de Junho)
Preço dos Bilhetes: Adultos - 10 euros; Jovens dos 16 aos 25 anos, Maiores de 65 anos e grupos com mais de 10 pessoas - 7,5 euros

Reservas e informações pelo telefone: 934 496 107 ou pelo mail teatro.carnide@gmail.com

----------------

TEATRO DA CORNUCÓPIA

A GAIVOTA de Anton Tchekov
Tradução: Fiama Hasse Pais Brandão
Encenação: Luis Miguel Cintra
Cenário e figurinos: Cristina Reis
Desenho de luz: Daniel Worm d’Assumpção
Actores: Dinis Gomes, Duarte Guimarães, Luis Lima Barreto, Luis Miguel Cintra, José Manuel Mendes, Márcia Breia, Ricardo Aibéo, Rita Durão, Rita Loureiro, Teresa Sobral e Tiago Matias.

De 31 de Maio a 24 de Junho de 2007

Sinopse:
«Numa quinta russa do fim do século XIX o jovem escritor filho de uma conhecida actriz apresenta à família a sua peça de teatro representada pela rapariga que ama. O espectáculo é incompreendido pela sua mãe em férias e pelo seu amante, escritor de sucesso. A rapariga apaixona-se pelo escritor, decide fugir para Moscovo e ser actriz. O rapaz fica no campo com o grupo de personagens que povoam a sua vida: um tio reformado, o administrador da quinta e a mulher, a filha infeliz de ambos, um professor de aldeia, um médico de província, os criados. Dois anos depois a mãe e o amante voltam. O rapaz vive a escrever. A sua antiga amada volta também, às escondidas: é uma actriz sem sucesso, vive sozinha, teve um filho do escritor, que morreu. O reencontro é difícil. O rapaz suicida-se. E a vida continua.
Tchekov, génio do teatro do princípio do século XX e da arte do conto, mestre na análise das relações humanas e na elaboração musical dos diálogos, inventor da personagem colectiva, retratista do quotidiano, cria com estas cenas da vida de um pequeno grupo de personagens de há um século atrás, um irónico microcosmos onde os homens, sem dar por isso, se debatem com as grandes questões do pensamento humano: a busca da felicidade, o sentido da existência, a dificuldade de amar, o conflito do novo com o velho, as relações da arte com a vida, o trabalho e o dinheiro, as diferenças de classe. É a primeira das suas grandes peças, fundadoras do teatro moderno. E o ponto de partida para todas as reflexões. »

Teatro do Bairro Alto, Lisboa
Rua Tenente Raúl Cascais, 1-A
1250-268 LISBOA
PORTUGAL
De 3ª a sábado às 21:00 ; domingo às 16:00

Preços:
Normal: 13€
50 % de desconto para estudantes, jovens até 25 anos e maiores de 65 anos


Telf. (00351) 21 396 15 15
(00351) 21 396 92 05

e-mail: bilheteira@teatro-cornucopia.pt



Monday, May 28, 2007

ARS POETICA (3)

JORGE CASTRO convida(-nos)...


No próximo dia 31 de Maio (quinta-feira), pelas 16 horas, na Livraria-Galeria Municipal Verney (Rua Cândido dos Reis, 90, em Oeiras), terá lugar uma sessão de poesia, a meu cargo.

Prevejo um encontro de amigos, informal e afectuoso, em que vos darei conta de algumas das minhas aventuras por estradas e veredas dos poemas, na presunção assumida de que a poesia a todos ajuda a assumir a vida com outra claridade.

Sei que o horário proposto não é muito feliz para grande parte daqueles a quem estou a remeter este convite, mas não quis deixar de vos dar testemunho de mais este passo na caminhada em que conto sempre com a vossa presença tutelar.

Com um grande abraço,

Jorge Castro

obras publicadas

À margem do convite que Jorge Castro nos faz, Ars Integrata elencou as obras publicadas deste poeta:

- Edição de autor: Contra a Corrente : poemas que eu digo (2005);

- pela editora Apenas Livros: Sopa de Pedras (4ª edição, 2003); Odes no Brejo e Alguns Pecados (2ª ed., 2005); Coisadas (2006); Havia trigo (edição bilingue em português e mirandês, 2006); Auto das Danações (2007);

- ainda na Apenas Livros (trabalhos colectivos): Inês-Pedro-Amor-Paixão (2005); A Poesia nos Blogs (2006); Escrever é um lugar tão perto : poemas, contos e memórias, vols. I e II - (2006).

N.R.: Sopa de Pedras conta com ilustrações de Lourdes Calmeiro

Friday, May 25, 2007

ARS COQUINARIA (1)


Ars Integrata inaugura hoje uma nova secção dedicada à arte culinária, que não pretende concorrer com os sites especializados na matéria, mas tão somente proporcionar pontualmente aos nossos leitores soluções ("dicas") expeditas e agradáveis que permitam evitar essa (des)"arte povera" que é a "plastic food".


Apelamos ao contributo dos nossos amigos e a todos os leitores deste blog que tenham algum conhecimento neste domínio. As receitas poderão ser inovadoras ou tradicionais , pouco importa desde que o resultado seja do nosso e vosso agrado (mas rejeitamos o simples "copy-paste"). Para este acto inaugural contámos com a valiosa oferenda de duas receitas originais de Luísa Jacobetty, directora da revista blue Living (ver em http://www.blue.com.pt/living.htm )



Living Penne (para 6 pessoas)


Ingredientes :

600 gr de Penne
200 gr de salmão fumado
2 embalagens de requeijão de Alcains (pode ser outro, mas este é muito bom)
Uns pés de Alecrim e Tomilho fresco
Sumo de meio limão
Azeite
Flor de Sal

Enquanto a massa (penne) coze, esprema o limão, e tempere o salmão com o sumo, o alecrim, e o tomilho. Esmague então o requeijão, a que se acrescenta azeite que baste para que este "molho" fique em creme.
Quando a massa estiver cozida, escorra e deixe arrefecer enquanto corta o salmão em pedacinhos. Junte-o ao requeijão desfeito e deite este molho sobre a massa quando esta estiver fria. Pode juntar mais azeite e alecrim e tomilho quando for servir.


----------------


Sobremesa: "blue candles"



Faz-se em 5 minutos, é saudável, doce, e tem bom aspecto.
Lavam-se e separam-se do pé as uvas em número que chegue para cada pessoa.
Contam-se 5 nozes por pessoa, partem-se um pouco, deitam-se sobre as uvas e cobre-se com um fio de Maple Syrup. Já está! (A razão de ser maple syrup é o sabor intenso deste xarope. Talvez também fique bem com mel..)

----------------


Para este fim-de-semana chuvoso, mas não só, será julgamos uma boa alternativa cultural...

ARS MUSICA (4)

Mais propostas musicais para este fim-de-semana:


CRAMOL


- 26 de Maio, sábado, pelas 17 h, na Quinta da Memória (junto aos Paços do Concelho de Odivelas) - Concerto integrado no II Festival “Gentes - Rotas, Culturas e Comunidades”


o CRAMOL, o mais prestigiado coro feminino de raiz etnológica, apostado na recriação dos cantares tradicionais (polifonias e monodias de diferentes regiões de Portugal) , a partir de um trabalho de pesquisa etno-musicológica cujos pioneiros foram Fernando Lopes Graça (1906-1994) e Michel Giacometti (1929-1990), tem colaborado em gravações com vários nomes da MPP - música popular portuguesa, desde o malogrado José Afonso a Júlio Pereira e muitos outros.

Desde a sua criação em 1979, tem vindo a actuar regularmente em Portugal como no estrangeiro (encontra-se sediado na R. Candido dos Reis, n.º 119, em Oeiras).

Além das inúmeras colaborações com conhecidos intérpretes e criadores, tem um disco a solo (editado em 1996) e prepara-se para gravar proximamente um novo CD.


----------------


Noutra latitude (geográfica e musical), sugerimos:


BRAHMS em Carnaxide


27 de Maio, domingo, pelas 11h - Integral das sonatas para violino e piano de Johannes Brahms (1833-1897), interpretadas por Valentin Stefanov (violino) e Sergio Kovalenko (piano), no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide


Thursday, May 24, 2007

ARS MUSICA (3) : CORELIS

Primus inter pares...

25 de Maio, às 18h - O coro mixto “Corelis”, dirigido pela maestrina Carmen Rodrigues, e o Coral “Ensaio”, do Clube Millennium BCP, sob a direcção artística do Maestro António Leitão, actuam amanhã no Salão Nobre da Sociedade Histórica da Independência Nacional (Palácio da Independência, ao Rossio, junto ao Teatro D. Maria II, em Lisboa) ver http://www.ship.pt/entrada.php

O Corelis - colaborador no projecto Ars Integrata, nasceu em 1993, sob a direcção da maestrina Paula Coimbra e nos dois últimos anos tem sido dirigido pela actual titular, Carmen Rodrigues. Ao longo dos 14 anos da sua existência, o Corelis tem actuado em ocasiões que se prendem, maioritariamente, com a vida das instituições a que está ligado mas não deixa de responder a outras solicitações. Integra maioritariamente magistrados e funcionários do Tribunal da Relação e de outros tribunais, da Procuradoria-Geral da República, de diferentes serviços do Ministério da Justiça, mas também profissionais de outros organismos e advogados.

Em 2002 lançou, no Fórum Lisboa, o seu primeiro CD - Acordes e Acórdãos - quase exclusivamente dedicado à música portuguesa, com acompanhamento orquestral camerístico.

O Corelis é uma instituição declarada de utilidade pública desde 9-01-2001. O seu reportório inclui composições eruditas (Bach, Mozart, etc.) e populares, mormente música do Renascimento e canções tradicionais portuguesas, mas também explora o património musical de outros países e de diferentes estilos.

ARS PHOTOGRAPHICA (2)

Carlos Dias da Silva, sociólogo e um dos fotógrafos mais originais em Portugal, justamente premiado, aliou-se ultimamente ao pintor mexicano Ernesto Lozano Rivera, para nos dar uma nova manifestação da sua singularidade, corporalizando a sua faceta mais polémica mas sem perder de vista a espiritualidade do tema ao reinventar "Os martírios de S. Sebastião".
Vai longe o tempo em que manipulava de forma surpreendente motivos etnográficos, como os "caretos" de Podence ou os barcos da Nazaré, mas identifiquemo-nos ou não com as suas actuais propostas estéticas (pessoalmente, preferimos os caminhos anteriormente trilhados), a qualidade e intensidade colocadas nos seus trabalhos merece que nos debrucemos sobre a sua obra, ainda que esta tenha no presente adquirido um carácter menos consensual.
Expõe agora em França, mais propriamente na cidade de Toulouse, em Le Grand Cirque (14 Boulevard Riquet) e no Classico Café (37 Rue des Filatiers). Até ao final de Maio.

Wednesday, May 23, 2007

ARS MUSICA (2)


Ars Integrata apresenta duas propostas para uma excelente noite musical, a primeira por indicação do nosso incansável amigo Pedro Dias Coelho, a segunda por deferência de Margarida Silva

- hoje, 23 de Maio, pelas 21h, no Conservatório de Música de Lisboa (Rua dos Caetanos, ao Bairro Alto) - Aprender com as rosas : imperceptível diálogo ao acordar de duas flores numa fronteira à hora da sesta (música de Paulo Brandão ; libreto de Risoleta Pinto Pedro). Estreia absoluta. Entrada Livre.
Peça para dois sopranos, pícolo, flauta, clarinetes, percussões, vibrafone, harpa, piano, celesta, violino, viola e violoncelo
Encomenda e interpretação do Grupo de Musica Contemporânea, sob a direcção de João Paulo Santos

- 26 de Maio, às 21h30, no Teatro do Institut Franco-Portugais (Avenida Luís Bívar, 91 - 1050-143 Lisboa, perto do Saldanha) - "Des cordes et des lames" pelo Olivier Ker Ourio Quartet
Olivier Ker, harmónica, é considerado "o digno sucessor" do grande Toots Thielmans, e irá tocar neste concerto acompanhado por um quarteto constituído por Bruno Santos (guitarra), Hugo Antunes (contrabaixo), e João Rijo (bateria) (ver em http://www.ifp-lisboa.com/ )

Monday, May 21, 2007

ARS CURATOR

Divulgando alguns eventos alheios (ma non troppo):

21-27 de Maio - Festival Rotas : Gentes, Culturas e Comunidades - em Odivelas

Trata-se de «um ciclo multidisciplinar de actividades de valorização da diversidade cultural que integra colóquios, concertos, oficinas, teatro, exposições, gastronomia e histórias tradicionais»

(ver em http://www.acime.gov.pt/modules.php?name=News&file=article&sid=1343 )


- 24 de Maio, pelas 18h, na Biblioteca Nacional de Portugal (Campo Grande, 83 - Lisboa) - lançamento do livro de Maria Luísa F. N. dos Santos - Organização do conhecimento e representação de assuntos. Apresentação da doutora Maria Inês Cordeiro, subdirectora-geral da BNP

«[...] a obra é um contributo para nova perspectiva da recolha, tratamento e difusão da informação por parte de organizações como bibliotecas, arquivos, museus e outras entidades afins, tendo em vista o ponto de viragem em que a expansão das novas tecnologias da informação e da comunicação obriga a repensar métodos, processos, circuitos. [...]»

(ver em http://www.bn.pt/agenda/evento-organizacao-conhecimento.html )


- 25 e 26 de Maio, na Quinta da Memória - Paços do Concelho de Odivelas: II Encontro Internacional de Migrantes Subsaarianos em Portugal

«Numa época em que os receios de uma eventual ameaça subsariana parecem toldar as opiniões públicas (ou publicadas) europeias, Portugal e os países da África lusófona parecem ter, passadas três décadas sobre a descolonização, descoberto um caminho para o entendimento, aproveitando as oportunidades decorrentes dos processos de globalização: a lusofonia. [...] este segundo encontro pretende focalizar a reflexão e o debate na problematização do próprio conceito de lusofonia. Como e através de que meios se (re)inventa a lusofonia? Quem são os protagonistas da produção simbólica desta ‘comunidade imaginada’? E, porque é essencialmente de pessoas, grupos e instituições que se trata, como se traduz a construção desta comunidade global na circulação de pessoas dentro do espaço lusófono?»

(ver em http://www.socinovamigration.org/ )

Friday, May 18, 2007

ZYKLUS

Propomos para reflexão neste fim-de-semana que se aproxima um texto da nossa amiga Clara Assunção: "Um ciclo que se fecha" (ver em http://abibliotecadejacinto.blogspot.com/2007/04/acredito-que-estamos-atravessar-o.html ).

E desde já aqui fica o desafio: digam(-lhe)(nos) de vossa justiça o que acharem.

ARS PATRIMONIA (3) : Dia Internacional dos Museus


Hoje, 18 de Maio, é o dia internacional dos museus, cujas comemorações se estendem por este fim-de-semana, pelo que sugerimos uma (re)visita pelos vários museus portugueses. Muitos deles organizam ou estão inseridos em eventos especiais, como conferências, espectáculos e a já bem sucedida "noite dos museus" - museus de portas abertas toda a noite -, que este ano irá acontecer na noite de sábado para domingo (ver programação no site http://www.ipmuseus.pt ).
A entrada é livre nos museus do Estado, e também por isso é de aproveitar para darmos lá uma saltada, encontrar amigos e... revisitar o nosso património artístico, arqueológico, etnográfico, etc.
Saudamos também com apreço o lançamento nesta ocasião da revista Museologia.pt, assim como dos dois volumes das Normas de Inventário: Cerâmica (Artes Plásticas e Artes Decorativas) e Tecnologia Têxtil ( Etnologia).

Thursday, May 17, 2007

ARS LITTERATUR (2)


ARS INTEGRATA está empenhado na divulgação de textos literários (ficção, poesia, etc.) e, enquanto aguarda o contributo de outros autores (alô Fernando Venâncio, Jorge Castro, José Fanha, Júlia Lello, venha daí essa poesia!!!). E aqui fica também o desafio a tutti quanti queiram colaborar nas diferentes áreas, incluindo o ensaio e a crítica.

Por ora, divulga O bicho da escrita, um excelente texto irónico-reflexivo de Rui Zink (prémio PEN CLUB 2004, pelo seu livro A palavra mágica), acerca da prática da escrita nos nossos dias, que se encontra disponível em livre acesso no site do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (também editado em livro pelo IPLB em 2004):


http://www.iplb.pt/pls/diplb/!get_page?xid=1122 - O bicho da escrita / Rui Zink

também transcrito em: http://www.novacultura.de/bichoescrita.html - boletim bibliográfico novacultura apoiado pelo TFM-Zentrum für Bücher und Schallplatten in portugiesischer Sprache
...e que serve de lema ao blog literário de Ana Elisa: http://www.obichodaescrita.blogspot.com/


Note-se que a par da sua já vasta obra literária e ensaística, Rui Zink foi também o autor do 1.º romance interactivo, produzido na Internet entre 4 de Junho e 31 de Agosto de 2001 (ver http://eventos.clix.pt/ebook/ - Os Surfistas), actualmente só disponível em livro e que na edição alemã tem o título de Afghanistan! (ver http://www.novacultura.de/0209ruizink.html).


Entre as suas últimas obras ficionadas destamos: A palavra mágica (Publicações D. Quixote, 2005), O Aníbal leitor (FNAC, 2006) e A Espera (Teorema, 2007).

Dele vaticinou em 1998 o editor Francisco Lyon de Castro (Publicações Europa-América) que seria o próximo português a receber o Prémio Nobel...

Tuesday, May 15, 2007

ARS PATRIMONIA (2)



ARS INTEGRATA dá agora início a uma rúbrica dedicada ao património artístico universal - Ars Patrimonia -, assim como cria uma sub-secção dedicada aos "tesouros" portugueses (ainda que espalhados pelo mundo) ou conservados em Portugal (embora possam, nalguns casos, ser de outra factura) - Thesaurus Lusitanus.

Para este efeito, contamos também com a colaboração dos nossos leitores.

----------------

«Thesaurus Lusitanus» - I

O destaque de hoje vai para um "Tesouro" da Biblioteca Nacional de Portugal: um cartaz português da I Guerra Mundial, provavelmente da autoria de Roque Gameiro (1864-1935), embora não esteja assinado.

Podem vê-lo, assim como um texto interpretativo - O jogo simbólico num caso emblemático de marketing político-militar -, no site da BNP (http://www.bn.pt/), clicando na secção "Biblioteca Nacional Digital", depois na subsecção "Tesouros", e seguidamente em "iconografia" (uff!), ou directamente no seguinte endereço: http://purl.pt/369/1/ficha-obra-cartaz.html.

Os comentários, achegas ou eventuais contraditas, são bem-vindos!


P.S.: Este cartaz encontra-se também reproduzido, embora sem o presente estudo monográfico, na obra I Guerra Mundial : cartazes da colecção da Biblioteca Nacional / concepção e pesq. Maria da Graça Garcia, João David Zink. – Lisboa : BN, 2004. – 72 p. : il. ; 24 cm.

Friday, May 11, 2007

ARS POETICA (2)

Ars Integrata relembra aos mais distraídos que Jorge Castro, irá ler-nos a sua poesia-carregada-de-futuro logo à noite, num local centenário que só por si merece a deslocação - a histórica Biblioteca Operária Oeirense (a qual é também um mini centro cultural de Oeiras, e sede de um prestigiado coro feminino de música popular portuguesa: o CRAMOL, que tem colaborado em gravações com vários nomes da MPP - música popular portuguesa, desde o malogrado José Afonso).
Para lá do que nos lerá dos livros já editados, espera-se a revelação dos seus últimos poemas. Os livros mais recentes (i.e., ainda não esgotados) do poeta irão estar à venda no local (aproveitem para pedir um autógrafo).
Começa às 21h, mas poderá estender-se além da meia-noite (tudo depende dos acontecimentos, da inspiração do momento, e dos contributos que possam surgir).

Para quem não sabe, a BOO fica na R. Candido dos Reis, n.º 119, junto à Câmara Municipal de Oeiras. Aproveitem também para apreciar o seu património bibliográfico.

Nós, lá estaremos!

ARS MUSICA (1)

Acontece em Lisboa (Portugal)...


Sábado, dia 12, a partir das 14h, no Pequeno Auditório do CCB, realiza-se a finalissima do concurso A. Capela (violino), destinado a premiar jovens violinistas até aos 17 anos de idade. Será uma óptima oportunidade para avaliar o estado da arte do ensino e prática do violino em Portugal, e conhecer de perto as melhores promessas de futuro deste instrumento entre nós, que nos últimos anos tem conhecido um incremento sem precedentes.


-----------------


Domingo, dia 13, às 17h, será de não perder o espectáculo do OPUS ENSEMBLE no Pequeno Auditório do CCB que assinala o lançamento do seu último disco (ed. Numérica), retomando a sua formação original em quarteto, ao ter finalmente encontrado um muito digno sucessor de Bruno Pizzamiglio (falecido em 1997), com a entrada do jovem Pedro Ribeiro, reconhecidamente o melhor oboísta português da actualidade, que se junta aos "históricos" e consagrados Alejandro Erlich-Oliva (contrabaixo), Ana Bela Chaves (viola) e Olga Prats (piano).

Programa em: http://www.ccb.pt/ccb/cgi-bin/ccbnav.php?CurCatId=7&CurTemId=4&CurEveId=2832

Nota biográfica de Pedro Ribeiro em: http://www.musica.gulbenkian.pt/?cgi-bin/wnp_db_dynamic_record.pl?dn=db_musica_biographies_pt&sn=musica&orn=742

Sobre o Opus Ensemble ver: http://pt.wikipedia.org/wiki/Opus_Ensemble

Nota: quem não puder ir, talvez possa ouvir em directo na Antena 2

Thursday, May 10, 2007

ARS PATRIMONIA (1) : Reviver o passado em...


IV Passeio / Exposição de Automóveis Antigos


«114 carros, de 1910 a 1982, e 34 motos, de 1937 a 1985, vão participar no IV Passeio / Exposição de Automóveis Antigos, que terá lugar no próximo sábado, 12 de Maio. Os veículos desfilarão pelos Centros Históricos de Paço de Arcos e de Oeiras e, depois, ficarão em exposição, entre as 12H00 e as 17H00, no Largo 5 de Outubro, em Oeiras e, devido ao grande número de participantes, alguns deles ficarão estacionados junto à porta principal dos Paços do Concelho.

A saída do cortejo está marcada para as 11H00, de Cascais, seguindo pela Av. Marginal até à Curva dos Pinheiros, onde faz inversão de marcha. Entra depois na Rua Costa Pinto, no Centro Histórico de Paço de Arcos e, pelo interior, dirige-se aos Paços do Concelho de Oeiras e, por último ao Largo 5 de Outubro, no Centro Histórico de Oeiras.

Os veículos participantes na iniciativa são do TriumphClub, do Vespa Clube Estoril, da AAVAC, do Clube 2CV e de particulares.»




Informação por cortesia do nosso amigo Dr. Pedro Dias Coelho, que está na organização (o que nos permite antecipadamente vaticinar o sucesso deste evento patrocinado pela Câmara Municipal de Oeiras)

Wednesday, May 9, 2007

ARS PHOTOGRAPHICA (1)

No âmbito do Photoespaña2007 – X Festival Internacional de Fotografía y Artes Visuales, irão ter lugar entre 31 de Maio a 1 de Junho no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madrid, os Encuentros PHE07, série de debates em torno da fotografia na esra digital que contarão com a presença de más de 50 destacados fotógrafos, directores de museus, editores de imagens, etc. Admissão gratuita sujeita a inscrição prévia.

O Ars Integrata aceita pré-inscrições para uma possível viagem em grupo (caravana de automóveis), partilhando despesas de combustível e portagens... caso estejam interessados escrevam-nos (e-mail: arsintegrata@gmail.com), especificando se pretendem deslocar-se em viatura própria ou na de outros amigos do Ars Integrata, e qual (ou quais) o(s) dia(s) em que pretendem participar.
Madrid aqui tão perto... e quem não se interessar tanto pela fotografia sempre pode aproveitar para (re)ver neste Museu a famosa obra-prima de Picasso: La Guernica (1937)

Guernica revisitada 1937-2007 / Picasso. - 1937 ; D. Sapiens. - 2007

Sunday, May 6, 2007

ARS POETICA (1) : anunciando o que se sabe...

Percorrendo percursos de poesia, tentando descortinar, primeiro, e desvendar, depois, o indesvendável mistério da vida, de vidas e da vidinha, algumas sessões abertas em que participarei e de que posso dar notícia e aconselhamento, na região de Lisboa, para o mês de Maio:

- dia 09, às 22 horas, na Livraria Ler Devagar (Rua da Rosa, 145 – no Bairro Alto, Lisboa) – Poesia Vadia;

- dia 11, às 21 horas, na Biblioteca Operária Oeirense (em Oeiras), Madrugada de Poesia;

- dia 12, às 19 horas, Biblioteca Museu República e Resistência: Inauguração da exposição Grandepequeno, Misérias, galinhas e cabeçudos - projecto do IELT (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa). Por entre várias outras actividades, também haverá poesia;

- dia 16, às 22 horas, na Biblioteca Municipal de Cascais, em São Domingos de Rana, mais uma sessão de Noites Com Poemas, desta vez sob a égide de Mário de Sá-Carneiro;

- dia 31, às 16 horas, na Livraria-Galeria Municipal Verney, em Oeiras, integrada no projecto Quintas-Feiras Culturais, uma sessão a cargo de Jorge Castro.

Não virá mal ao mundo por aqui se falar daquilo de que as televisões não falam...

Acerca da essencial e discreta diferença / Júlia Lello (poema) & David Zink (música)

Da Ciência e da Arte / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

David Zink - Dolphin Dance

Falas de amor / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

LALO (1823-1892) - Sinfonia Española (1º and.) / Miguel Zink

Lalo - Symphonie Espagnole - 4th mov. / Miguel Zink (violin) & Karina Axenova (piano)

J.S. Bach - Violin Sonata, BWV 1001, I&IV / Miguel Zink, 15y.

David Zink - Jupiter (1st approach, abridged)

Canção de embalar / Jorge Castro (poema) & David Zink (música)

Sphera Mundi / David Zink

Miguel Zink, 15 anos, 1.º Prémio do Concurso A. Capela, no Concerto dos Laureados, 2010.05.30

Mendelssohn's Violin concerto, op. 64, 1st. mov. / by Miguel Zink

This video posted by Ars Integrata was available here during circa one year, but has been removed by the original publisher (C.A.) in December 2012